Transferir um Financiamento Para Outra Pessoa

É Possível Transferir um Financiamento Para Outra Pessoa?

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Mas afinal, posso Transferir um Financiamento Para Outra Pessoa ? Já respondendo sua pergunta, te digo que é totalmente possível transferir um financiamento de veículo para outra pessoa. E saiba mais: Isto é muito comum aqui no Brasil.

E sabe por que isso acontece? Simplesmente pelo fato de que a cada ano os brasileiros estão se metendo em dívidas sem sequer fazer um planejamento financeiro.

Esta afirmação é comprovada pelos órgãos públicos, e os brasileiros estão cada vez mais fazendo financiamentos. Para você ter uma ideia, só no ano de 2017 ultrapassou a marca de 5 milhões de financiamentos.

Passo esse dado porque ele ficou na história brasileira. Na verdade, o mercado de financiamento estava parado há quase sete anos.

E esse aumento é tanto para carros novos quanto usados. O que acontece é que mesmo após adquirir um veículo, andar por alguns quilômetros, pagar algumas prestações, o orçamento vai apertando.

A única saída é fazer a transferência do financiamento do veículo. Por essa razão que resolvi chamar sua atenção para fazer um planejamento financeiro.

 

Planejando Financeiramente

Se você tanto sonhou em adquirir um veículo e agora conseguiu, então o que justifica você transferir este financiamento? A dívida está difícil de ser quitada?

É muito importante você ter o cuidado de adquirir um veículo que possa entrar normalmente no seu orçamento mensal. Nisso deve ser inclusos os gastos com as prestações e também a manutenção.

Em seu planejamento financeiro deve ter em mente de nunca ultrapassar 30% de suas rendas com dívidas. Lembre-se que nesta cota já devem estar incluídos os valores que você paga com o cartão de crédito.

É preciso fazer acontecer de alguma forma que o financiamento se enquadre dentro desta cota. Lembre-se e ainda que existem as despesas fixas de educação, alimentação, transporte e moradia.

É importante destacar que você deverá deixar pelo menos 30% para o vestuário e o lazer. Como também para situações em que haja urgência, por exemplo, tratamento com médicos e remédios.

É importante você considerar neste planejamento o seguro do veículo. Portanto, faça uma pesquisa em pelo menos quatro empresas de seguro, e verifique as melhores taxas e as melhores formas de pagamento.

Procedimentos Para Transferir um Financiamento Para Outra Pessoa

A princípio, devo chamar a sua atenção que a transferência de financiamento só pode ser feita de uma pessoa física para pessoa física, ou de uma pessoa jurídica para outra pessoa jurídica.

Cabe frisar que não é permitido transferir de uma pessoa jurídica para uma pessoa física.

Além disso, uma das exigências que deve ser destacada é que algumas parcelas, geralmente delimitadas pelo banco, deve estar quitadas.

Atendidos esses requisitos, então você deverá entrar em contato com o gerente da instituição financiadora com a qual fechou o contrato.

Em sua conversa relate a sua intenção e se prepare para dar explicações. É importante que já tenha em mente para qual pessoa irá transferir a dívida.

Analisando a Capacidade de Pagamento

Informar para o gerente já no primeiro momento a nova pessoa que irá receber o financiamento, certamente agilizará todo o processo.

Isso porque a instituição financeira fará uma análise sobre o histórico de crédito que esta nova pessoa possui no mercado.

Uma vez aprovado pelo banco a transferência, deverá proceder-se com a assinatura de um novo contrato, onde haverão novas cláusulas. Vale lembrar que será necessário pagar a taxa de aditamento contratual.

Na sequência, você e a pessoa que receber a transferência deverão, de fato, realizar a transferência de todas as obrigações, deixando você totalmente livre de qualquer situação que remeta para aquele financiamento.

 

Conheça os Requisitos

É importante você ter em mente que a instituição financeira irá requerer o atendimento a alguns requisitos para que possa ser feita a transferência.

Dentre os que já citei logo acima, também existe a necessidade de apresentar documentos. Esses, certamente, são os mesmos que você apresentou quando fechou o contrato com o banco.

Em relação ao veículo, saiba que não serão aceitos transferências em que haja cobranças ou impostos a pagar, bem como qualquer débito em atraso referente ao bem.

 

Posso Transferir Sem o Credor Saber?

Você até pode fazer essa transferência, e isto é conhecido como contrato de gaveta. Porém, todo cuidado é pouco nessa relação.

Tenha ciência que este é um ato incorreto e poderá gerar grandes problemas tanto para você como para a pessoa que receberá o financiamento.

Primeiramente, a pessoa quer receberá a transferência do financiamento não tomará a posse do bem, e mesmo que ela fique com o veículo, qualquer débito, como multas e impostos, por exemplo, irão para o seu endereço.

 

Quer Transferir Porque Não Consegue Pagar?

Se você está querendo transferir financiamento de veículo para outra pessoa simplesmente porque não consegue mais pagar as prestações, fique atento para o que eu tenho a te dizer.

Antes de você fazer qualquer ação de transferência, procure conversar com o gerente do banco. A ideia é renegociar a dívida. Muitas instituições financiadoras estão abertas para esta conversa franca.

Certamente, os bancos irão apresentar contrapropostas, por exemplo, alteração nos valores das parcelas e nos números das prestações.

Caso não consiga êxito nesta empreitada, você poderá recorrer a uma análise contratual. Nesta análise serão analisadas todas as cláusulas de seu contrato em busca de incorreções.

Pode ser que você esteja enfrentando dificuldades para quitar as prestações porque as mesmas contém juros abusivos ou taxas ilegais.

Uma vez identificados, então você poderá abrir uma ação revisional de contrato. Durante esta ação você poderá pagar apenas o valor que entende ser devedor.

Além disso, poderá se livrar de um processo de busca e apreensão dado pelo banco, ou até mesmo de fazer a transferência de seu financiamento para outra pessoa.

Os benefícios de uma revisional não se esgotam por aí. Você ainda poderá quitar o seu financiamento com descontos que vão até 70%.

Pelo menos é o que você pode descobrir ao conhecer alguns cases de sucesso. São clientes nossos que buscaram o apoio da empresa e conseguiram quitar suas dívidas.

Conheça alguns casos clicando neste link

 

Resumindo:

Você poderá fazer a transferência de um financiamento para outra pessoa, mas desde que seja de pessoa física para pessoa física, ou de pessoa jurídica para pessoa jurídica.

 

Além disso, é preciso cumprir as seguintes etapas:

 

  • Entrar em contato com a instituição financiadora, aquela que você assinou o contrato de financiamento;
  • Informar o nome e dados da pessoa que está recebendo o financiamento;
  • Ficar no aguardo da avaliação de crédito por parte da instituição financeira;
  • Receber a proposta ou contraproposta da instituição financeira;
  • Efetuar a transferência de tudo que diz respeito ao financiamento de veículo.

 

É importante você seguir todas essas etapas justamente para evitar dores de cabeças e maiores riscos tanto para você, como para quem receberá o financiamento.

Lembre-se que se fizer a coisa da forma incorreta, continuará respondendo pelos débitos referentes ao veículo e ao financiamento.

Além disso, a outra pessoa não conseguirá desfrutar de modo legal do bem, isto porque seu nome não estará ligado ao veículo, significando que a posse do bem não o pertence.

Se precisar de mais informações sobre transferência de financiamento, veja nossos posts tanto aqui no blog quanto em nossas redes sociais.

A Mais Credit tem um acervo de conteúdos, que ficam disponíveis gratuitamente, então se você tiver qualquer duvida é só chegar em nossas plataformas online, que vamos te ajudar da melhor forma possível.

Agora, se a ideia da revisão contratual chamou a sua atenção, então é simples: Solicite de forma gratuita uma revisão. Faça isso pelo WhatsApp através do número (11) 96658 9343.