Tipos de Financiamento de Veículos

Financiamento de Veículos: Tipos de Financiamento de Veículos

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Opa, financiamento de veículos, é sobre isso que você quer saber? Pois chegou ao local exato! Aqui vou falar com você explicando os tipos de financiamento de veículos mais comuns no Brasil.

 

Financiar Carro Exige Cautela Financeira

Talvez nem seja preciso eu falar isso por aqui, quem sabe você já até sabe que o financiamento de um carro exige cautela financeira, ou seja, disciplina.

Além disso, é preciso pesquisar bastante e estar em total consciência sobre os gastos que irá ter tanto para pagar o financiamento como para bancar os gastos que um veículo obriga gastar.

É isso mesmo: Você deve pensar que adquirir um carro não basta apenas ter dinheiro para pagar as prestações do financiamento.

Lembre-se que será necessário pagar o IPVA, o seguro e o licenciamento. Esses são impostos e taxas que devem ser recolhidas todos os anos.

Se isso não fosse o bastante, você também terá gastos com a manutenção periódica, a troca de peças e de óleo, além do dinheiro que se gasta pelo combustível.

 

Mas, Nem Todo Mundo Tem Dinheiro Vivo!

É isso mesmo, nem todo mundo tem dinheiro vivo na quantia certa para comprar um veículo à vista. Diante disso, a saída é partir para o financiamento.

O bom nessa história é que existem alguns tipos de financiamento de veículos e, certamente, algum deles vai se encaixar bem em seu bolso.

Vamos então conhecer as principais modalidades ou tipos de financiamento de veículos existentes atualmente no mercado brasileiro!

 

Tipos de Financiamento de Veículos

Existem no mercado pelo menos três tipos ou modalidades de financiamentos, a saber:

 

  • Consórcio
  • Leasing
  • CDC (Crédito Direto ao Consumidor)

 

Vamos conhecer detalhadamente sobre cada uma dessas três modalidades. Fique atento para descobrir qual delas pode ser a mais indicada para você!

 

O Consórcio de Veículo

O consórcio de veículo é uma forma de financiamento, e dentre todas as três modalidades, esta é a mais conhecida pelo público.

Se você não tem pressa em receber o veículo, então esta modalidade é ideal. É isso mesmo, é que com o consórcio você não saberá em que ano ou que mês irá receber o seu carro.

Esse tipo oferece diversas vantagens para o seu bolso, primeiramente porque as taxas de juros são bem baixas quando comparadas com os outros dois tipos de financiamento.

 

Entenda o Funcionamento do Consórcio

Poupar coletivamente é a ideia que resume o consórcio. É isso mesmo: Quando você faz um consórcio de veículo está pagando uma poupança mensalmente.

Na verdade, é criado um grupo com diversos consorciados, que são as pessoas que irão pagar mensalmente um valor fixo para comprar o veículo.

Alguns consórcios requerem que você indique qual veículo pretende adquirir. Porém, outros não fazem essa exigência. Dessa forma, após ser contemplado, é possível adquirir o veículo do seu agrado.

Apesar de ser um valor fixo mensal, é bom que você saiba que as prestações poderão variar ao longo da vigência do consórcio. Esse valor poderá diminuir ou aumentar, tudo vai depender do preço do veículo.

Você poderá optar por consórcios que duram 5 anos ou mais, e em todas as parcelas está inclusa a taxa administrativa.

 

Para ser contemplado e receber o veículo, somente a partir de duas situações:

 

  • O sorteio mensal onde são escolhidos por meio de sorteio um ou dois consorciados. Vale lembrar que participa desse sorteio apenas quem está em dias com suas prestações.
  • O Lance quando um consorciado oferece um valor a mais que a parcela. Às vezes pessoas oferecem 20% a 50% do valor do bem como lance, tudo na intenção de receber o mais rápido possível.

 

E o Leasing, Como é o Seu Funcionamento?

Para fazer o leasing você precisa procurar uma instituição financeira. Após fechar um contrato de financiamento de leasing, o veículo ficará em nome desta instituição.

Também conhecido como Arrendamento Mercantil, o leasing funciona da seguinte forma: Você adquiriu o veículo como se fosse um aluguel, e ficará apagando mensalmente para a empresa, e esta terá seu nome como dona do veículo até que você pague todas as prestações.

 

As Vantagens Desse Tipo de Financiamento São as Seguintes:

 

  • Os juros cobrados nessa transação financeira são mais baixos quando comparados com o CDC, que é o Crédito Direto ao Consumidor.
  • Você já receberá o carro e poderá sair utilizando.
  • Poderá escolher o veículo de seu agrado.

 

Quanto as desvantagens, as principais delas é que você não ficará com a propriedade do veículo, pelo menos até que faça a quitação dos valores e dos prazos determinados contratados.

Além disso, aumenta-se a chance da instituição financeira tomar o bem caso você deixe de pagar alguma prestação.

 

Conheça o CDC, o Crédito Direto ao Consumidor

Dentre os tipos de financiamento de veículo está o famoso CDC. Para fazê-lo, você também deve buscar uma instituição financeira que, na ocasião, irá fazer o empréstimo de dinheiro para que seja adquirido o veículo.

Você enquanto consumidor poderá adquirir o veículo em qualquer lugar, como também poderá ser de qualquer modelo.

Uma grande vantagem é que é possível colocar o automóvel em seu nome mesmo enquanto vai pagando as prestações para a instituição financeira.

 

Como em tudo existem vantagens e desvantagens, estas últimas que posso citar para você, são as seguintes:

 

  • Você não poderá negociar o veículo enquanto estiver valendo o contrato assinado com a instituição financeira.
  • O veículo só passará para sua propriedade quando quitar todas as prestações acordadas em contrato.
  • As taxas de juros cobradas são fixas e bastante altas. Na verdade, são as mais altas do mercado dentre todos os tipos de financiamento.
  • Se atrasar pelo menos uma prestação, o banco poderá ajuizar ação de busca e apreensão de veículo. E, dessa forma você poderá perder o carro.

 

E Qual Seria o Melhor Tipo Para Adquirir o Seu Veículo?

Até aqui você conheceu os principais tipos ou modalidades de financiamento de veículos existentes no Brasil. Descobriu também quais são suas vantagens e desvantagens.

Para escolher o melhor tipo, basta colocar em papel as suas necessidades, por exemplo: Está precisando com urgência do veículo e não possui dinheiro suficiente, então o leasing poderá cair bem neste momento.

Está necessitando do veículo nesse exato momento e não quer ou não tem tempo para fazer muitas procuras, então o CDC pode ser ideal.

Não está com pressa para receber o veículo, como também não quer pagar juros altos, então certamente o consórcio é a solução ideal para você.

Como você percebeu, a escolha do melhor tipo vai depender do que você precisa, e até mesmo do quanto de dinheiro tem e está disposto a gastar.

 

E os Documentos?

Em todas as modalidades de financiamento você deverá apresentar alguns documentos. Saiba que estes devem ser originais, sendo que algumas instituições pedem também as cópias.

 

Os principais documentos solicitados pelas instituições financeiras para iniciar refinanciamento de veículo, são:

 

  • Comprovante de renda
  • Comprovante de seu estado civil
  • RG
  • CPF

 

Saiba que após a apresentação desses documentos, o banco fará uma análise de seu score, que é verificar a sua relação com o mercado financeiro.

 

Leia Tudo!

É importante que você leia todas as planilhas, inclusive a CET com bastante atenção, e o contrato antes de assiná-lo. Lembre-se, que algumas instituições podem ser mais vantajosas que outras.

Além disso, algumas cláusulas contratuais podem ter aplicações de juros ou de taxas ilegais ou abusivas.

Se precisar de ajuda em seu financiamento de veículo, seja porque vai fazer agora ou porque já fez e está com problema, então eu sugiro que leia nossos artigos, eles vão te servir com muita informação!

O nosso blog foi criado justamente para te ajudar, se você ficou com qualquer duvida, por favor deixe elas nos comentários. É muito importante seu retorno.

A Mais Credit é uma empresa que preza muito pelo conhecimento. Então tudo aqui expressado é justamente para você ficar antenado nesse assunto tão importante. Qualquer duvida estamos a disposição! Até mais breve!