Taxa de Financiamento de veículos usados

Taxa de Financiamento de Veículos Usados: Compensa Financiar Um?

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Taxa de Financiamento de veículos usados: Compensa financiar um veiculo semi-novo? Para a grande maioria dos brasileiros, comprar um carro ou moto à vista é um caso raro.

Para isso, o mercado precisou se adaptar e criou meios para facilitar a compra. Talvez você não saiba, mas também é possível financiar um veículo usado.

Comprar e fazer um financiamento de um veículo usado é tão fácil quanto fazer o de um novo. Mas a pergunta que muitos fazem é: será que compensa mesmo financiar um veículo usado?

Muitas pessoas tem dúvidas na hora de comprar e financiar um veículo usado. Como será que ficam as taxas? Será que são mais fáceis? Provavelmente essas e outras dúvidas também podem ser a suas.

É por isso que preparamos esse texto para você. Você vai entender de vez o que é financiamento de veículo, como financiar, como é cobrado as taxas e se vale a pena financiar um veículo usado.

Quer saber mais sobre o assunto e ficar expert? Então continue com a gente.

O Que é Financiamento De Veículos?

Antes de falarmos sobre as taxas e se vale a pena financiar um veículo usado, precisamos te falar sobre o que é um financiamento de veículos. Você sabe o que é? Não? Então fique tranquilo que vamos te explicar agora.

Basicamente, financiar um carro é um meio de compra-lo pagando em parcelas, ou seja, todo mês você paga um valor. Quando você financia, existem taxas de juros inclusas nos valores das parcelas.

Você pode dividir o valor total do veículo pelo número de parcelas que mais saem em conta para seu bolso.

No entanto, antes de fechar qualquer contrato pesquise bastante sobre o assunto. Entenda as taxas, valores finais e tudo o que está no contrato. É sempre importante fazer essa revisão para não sair no prejuízo depois.

Quais as Opções Para Financiar Veículos Usados

Para financiar um veículo usado as opções mais comuns são o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e o leasing.

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC), é um empréstimo feito por alguma instituição bancária, ou seja, o banco empresta o dinheiro total do valor do veículo. As taxas de juros são fixas ao mês. Dessa forma, o carro não fica aliado ao banco.

Nessa modalidade as parcelas podem ser divididas em até 60 meses. Além disso podem ser antecipadas quando o proprietário desejar. No entanto, você não poderá passar o veículo para outro proprietário enquanto não quitar o financiamento no banco.

Já o Leasing, a instituição terá o veículo como propriedade. Dessa forma se o comprador não pagar o financiamento, o banco tem liberdade de pegar o carro. Nessa modalidade, só quando todas as parcelas são quitadas que o comprador é de fato proprietário. Aqui as parcelas só podem ser antecipadas depois de 24 meses.

Ao financiar um veículo usado, as opções são parecidas com as um de novo. Porém as taxas de juros podem ser um pouco mais altas. É o que iremos falar no próximo tópico.

Com isso, é possível notar que em ambas as opções de veículos usados, o automóvel não é de fato do proprietário. A instituição financeira utiliza dessa forma como garantia caso você não consiga pagar o financiamento.

Taxas De Financiamento De Veículos Usados

De acordo com o Banco Central do Brasil, as taxas de financiamento de veículos usados podem variar entre 0,38% a 4,02% ao mês. O cálculo varia dependendo de cada instituição financeira.

Na hora de solicitar um financiamento, faça pesquisas e fique atento a essas taxas. Sempre leia o contrato. Se você perceber que as taxas são mais altas que o Banco Central recomenda, tome cuidado para não cair nos juros abusivos.

Simulação

Pra se preparar e ter uma noção dos valores, você pode fazer uma simulação online. Dessa forma você pode avaliar se o orçamento cabe no seu bolso. Atualmente diversas instituições possuem essa opção em seus sites.

Para fazer essa simulação você precisa ter uma ideia do valor que conseguirá dar de entrada. Você também precisa saber outras informações como: o valor total do veículo, o modelo, o ano de fabricação e em quantas parcelas pretende dividir.

Uma questão que se deve levar em consideração é o ano de fabricação do automóvel. O valor varia conforme a idade do veículo.

É importante lembrar que quanto maior as parcelas menores serão os seus valores, porém os valores dos juros serão mais altos.

No entanto, se você preferir pode comparecer ao uma banco portando seus documento pessoais e comprovante de renda. Dessa forma, você poderá solicitar uma simulação.

Quanto Devo Dar De Entrada?

Para cada pessoa o valor de entrada para um financiamento de um veículo usado é diferente. Isso acontece, pois você precisa comprovar a sua renda. Além do mais, depende também do modelo do veículo que você escolher.

É sempre importante lembrar que as parcelas do veículo que você está adquirindo, não podem ultrapassar mais que 30% da sua renda mensal. Portanto, fique atento a mais esse detalhe.

Além disso, quanto maior o valor de entrada que você der, menores serão as parcelas que você irá dividir.

Como Consigo Um Financiamento?

Para você conseguir fazer um financiamento de veículo usado, existe algumas especificações. Uma delas é que você não pode ter restrições no seu CPF, ou seja, seu nome precisa estar limpo.

A idade também conta na hora de financiar. Você deve possuir de 18 a 70 anos de idade. Além disso, você precisa comprovar sua renda. Isso garante para a instituição que você conseguirá quitar o financiamento e também que ele não comprometerá sua renda.

Na grande maioria dos casos, os documentos solicitados para obter um financiamento de veículos usados são:

  • CPF;
  • RG
  • Comprovante de renda;
  • Conta bancária
  • Comprovante de endereço

Forma De Pagamento

Geralmente os pagamentos de um financiamento de um veículo usado podem ser feitos através de boleto bancário ou em débito em conta. A instituição financeira oferece as opções e você pode escolher a que melhor se encaixa no seu perfil.

Compensa Financiar?

Para que de fato compense fazer o financiamento de um veículo usado, a principal tomada de decisão que você precisa ter é o planejamento.

Quando você se planeja e se prepara, você consegue se organizar para conseguir honrar com o financiamento. Na maioria dos casos, qualquer pessoa que tenha uma renda comprovada consegue fazer um financiamento.

Faça pesquisas em diversas instituições, pesquise pelas taxas disponíveis em cada uma delas. Faça simulações também, assim você terá mais conhecimento e mais opções para analisar o que melhor vale a pena.

Além do mais procure saber informações sobre o veículo usado que você tem interesse em adquirir. Quanto mais você souber, mais valerá a pena fazer o financiamento.

Uma dica relevante é dar um maior valor de entrada que você conseguir. Isso porque quanto maior for o valor que você der de entrada, menos parcelas você terá. Consequentemente menores serão as taxas de juros cobradas no final.

Agora que suas dúvidas foram sanadas, você não terá tanta dificuldade caso queira financiar um veículo usado. Mapeie suas despesas e planeje-se com antecedência para conseguir comprar seu veículo usado.

Gostou do assunto? Então compartilha nas suas redes sociais para que mais pessoais saibam sobre as taxas de financiamento de veículos usados.

A Mais Credit é uma empresa que atua há mais de 10 anos no mercado de análises de contratos e através da nossa experiencia já auxiliamos diversas pessoas que estavam com problemas em seus financiamentos!

Se você precisa de ajuda, por favor, ligue para nossa central de especialistas, pelo numero 0800-580-0910 ou via whatsApp 11-96882-7012, nosso intuito é auxiliar o maior numero de pessoas possíveis!