Tabela Fipe

Tabela Fipe: O Que é a Tabela Fipe e Para Que Serve Ela?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Aqui no blog já começamos uma sessão para tratar especificamente da famosa tabela FIPE. Hoje, minha intenção é te dizer de uma forma mais direta o que é a tabela FIPE. Por isso, fique atento e acompanhe comigo até o final deste post!

Quase 100% das pessoas que estão em busca de comprar ou vender um veículo, certamente vão acessar o mundo online para descobrir informações acerca disso. Obviamente que a primeira grande pesquisa é para saber qual o preço do veículo.

Porém, não é somente isso: As pessoas também buscam conhecer reviews, que são informações dadas por pessoas que possuem ou já possuíram aquele veículo. E vão mais além, indo descobrir se existem problemas que comumente se apresentam nesses carros.

Fazem também a análise sobre o valor do seguro e verificam quanto custam as revisões periódicas, isso tudo na tentativa de fazer o melhor negócio, seja de compra ou de venda de um veículo.

Na internet, as pessoas vão buscar essas informações especificamente em sites que negociam veículos, como também leem notícias de páginas especializadas em que se da dicas úteis sobre o automóvel em questão.

Sabendo de toda essa sua peleja, então resolvi criar esse artigo explicando com detalhes uma ferramenta bastante interessante existente no mundo online, que é a tabela FIPE, tabela que precifica os valores médios cobrados por veículos no Brasil todo.

 

Então, o Que é a Tabela FIPE?

 

Depois dessas rápidas análises sobre o porquê de você procurar pela tabela FIPE, então posso já começar a explicar detalhadamente o que é essa tabela.

De uma forma bem simples, a tabela FIPE é um documento onde consta os valores médios cobrados na compra e venda de veículos em território nacional.

Entenda que é nesta tabela onde você encontrará os preços praticados em todos os estados brasileiros durante a venda de todos os modelos de veículos, e isso servirá para facilitar a transação financeira de compra e venda de um carro, por exemplo.

No mercado de veículos nacionais, certamente que o melhor e maior parâmetro utilizado é a tabela FIPE. Ela faz uma listagem completa de todos os veículos, analisando o ano do modelo, a marca e o próprio modelo, fazendo uma interessante relação entre esses três itens.

Porem, é imprescindível destacar que esta tabela não considera o estado de conservação do veículo, os acessórios existentes no carro, a quilometragem, a cor, etc, mas, você mesmo poderá se basear nisso para dar um preço ao veículo que pretende vender.

 

E Para Que a Tabela FIPE é Utilizada?

 

Certamente que esta tabela é um parâmetro essencial para uma negociação. Qualquer pessoa ou instituição empresarial que deseja comprar ou adquirir um veículo, poderá utilizar essa tabela como o primeiro item de análise.

Como você viu, a tabela consiste em indicar os preços praticados no mercado nacional na compra e venda de veículos novos e seminovos, de carros, caminhões, motos ou outros semelhantes.

Os preços ali mostrados servem como base para uma negociação, porém, você deve considerar que outros fatores influenciam grandemente no preço final do veículo, como por exemplo, o estado de conservação e a quilometragem.

 

Como é o Funcionamento da FIPE?

 

Para criar o índice de preços, são coletados os valores de compra e venda de veículos no Brasil, seja de automóveis usados, novos ou seminovos, independente de ser uma motocicleta, um carro, um ônibus ou um caminhão.

Todos os meses são feitos os levantamentos de preços, isso garante que a tabela FIPE está em constante atualização, o que indica você consultá-la periodicamente para fazer a melhor negociação.

Com os dados levantados, os pesquisadores fazem uma análise dos preços praticados, eles consideram aqueles que estão abaixo ou acima do médio praticado. Também deixam de lado outros quesitos para se dedicar ao ano, à marca e ao modelo.

 

A FIPE Pode Influenciar no Seguro do Veículo!

 

A maior parte das pessoas não sabem, mas a tabela FIPE influencia os valores indenizatórios de um seguro veicular. Vamos entender melhor como isso funciona.

Para que uma seguradora faça a indenização, então ela irá se referenciar na tabela Fipe, exatamente a tabela mais atual, ou seja a do mês do sinistro. Tem gente que fala por aí que é a do mês em que se assinou a apólice de seguro.

Isso é importante destacar porque, como os preços do automóvel variam de mês para mês, então a indenização também poderá sofrer desvalorizações ou valorizações, conforme indica a tabela FIPE atual.

Outro detalhe importante é lembrar para você que esta tabela não leva em consideração alguns itens opcionais que vem em certos veículos. E sabe o que isso significa?

Isso significa que caso seu veículo possua esses itens, então não necessariamente estará coberto pela seguradora. Nesse caso, será preciso fazer um contrato a parte que envolva esses opcionais.

 

A  FIPE Influencia Nos Juros!

 

Outro detalhe bastante importante e que eu devo mencionar aqui para você, é que a tabela FIPE também influencia o juros dos financiamentos de veículos.

Lembre-se que uma Instituição Financeira entra no mercado para ganhar dinheiro sobre as pessoas, e muitas vezes elas utilizam de artifícios Abusivos, isso porque comumente não são fiscalizadas e punidas pelos órgãos públicos.

Estas instituições consideram os preços médios cobrados na venda de veículos, e estão listados na tabela. Porém, ela toma apenas como base os preços, e então, aplica o que mais lhe convier.

Justamente por esta certa conveniência coloca a instituição em vantagem excessiva em relação ao cliente. Isso porque o banco tenta tirar vantagem acrescentando juros abusivos em seu financiamento.

A boa notícia é que existem formas para resolver a questão dos juros abusivos, seja recorrendo ao tribunal, ou simplesmente buscando solução administrativamente.

Já existem no mercado empresas especializadas, como por exemplo a Mais Credit Consultoria, que resolve as questões de juros abusivos de seu contrato de financiamento, sem que para isso você contrate um advogado.

 

Resumido

 

Você viu nesse artigo que as pessoas buscam a internet quando querem comprar ou vender um veículo. Isto é para conseguir informações de modo a embasar sua negociação.

Certamente que principal pesquisa deve ser feita na tabela Fipe, que é um documento onde você poderá consultar os preços médios praticados no Brasil de todos os carros, marcas e modelos e ano.

Dessa forma, você terá condições de fazer uma excelente negociação, seja comprando ou vendendo seu veículo por um preço muito bom. Além disso, terá como saber os valores indenizatórios do seguro veicular.

Também é possível se livrar do juros comumente cobrados nos contratos de compra e venda de veículo. Isso porque será possível retirar esse juros de seu contato, simplesmente com o acompanhamento de uma empresa especializada, como a Mais Credit Consultoria.

Acredito que com este artigo você ficou por dentro de tudo o que é a Tabela FIPE. Aprendeu o que ela significa exatamente, qual a sua periodicidade, bem como a sua aplicação.

Você poderá aprender muito mais sobre a tabela e outros assuntos referentes a financiamento de veículo, simplesmente clicando aqui e acessando nossas postagens.

Te convido a nos acompanhar pelas redes sociais. Toda semana postamos conteúdo interessante e atualizado para você. Por lá, é possível interagir com a gente e tirar todas as suas dúvidas.