Tabela Fipe

Tabela Fipe: Entenda Como Ela Pode Ajudar na Negociação Extrajudicial do Seu Carro!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Já ouviu falar em tabela FIPE? Em negociação extrajudicial de carro? Hoje vamos fazer uma relação entre esses dois temas, e você poderá entender como a tabela FIPE pode ajudar na negociação extrajudicial de seu veículo!

tabela FIPE pode ajudar em diferentes situações que dizem respeito à veículo, como por exemplo:

 

  • Na compra de um carro novo ou seminovo
  • Na venda de um veículo novo ou seminovo
  • Na indenização do seguro veicular
  • Na cobrança do IPVA
  • Na negociação judicial de revisão contratual
  • Na negociação extrajudicial de revisão de contrato de financiamento

 

Esta lista poderá ser aumentada, mas o intuito deste artigo, é mostrar para você todas as situações em que a FIPE pode ser  eficaz e realmente te Ajudar.

Na verdade, aqui vou me deter ao último item desta lista, que é a negociação extrajudicial de rescisão de contrato com ajuda da FIPE. Então Por Favor, Continue Com a Gente!

 

A Tabela FIPE

 

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, comumente conhecida como FIPE, é uma instituição do direito privada criada em 1973, sendo que seus trabalhos se tornaram úteis para a maior parte da população a partir do ano de 2000.

A fundação está ligada a Universidade de São Paulo, e por esta razão não tem vínculo lucrativo, mas apenas serve para criar documentações que possam ajudar nos estudos desenvolvidos no departamento de economia, administração e contabilidade daquela universidade.

Por tabela, o trabalho desenvolvido pela Fundação ajuda pessoas no Brasil inteiro nas mais distintas situações, como na compra e venda de veículo, na indenização veicular, e também nas resoluções de conflitos.

Para que isso seja possível, então a fundação cria mensalmente um documento que a gente conhece como tabela FIPE. Nesta existe um levantamento de preços praticados no Brasil em relação a veículos utilitários, motocicletas, ônibus, caminhões e outros semelhantes.

 

A Venda de Carro Com Base na Tabela Fipe

 

No Brasil a tabela FIPE é conhecida por todos. Qualquer pessoa física ou jurídica que quer vender ou comprar um veículo, certamente irá consultar a atual tabela FIPE.

Esta tabela serve como parâmetro pois mostra os valores médios dos carros no mercado nacional. Ela se vale do ano de fabricação do veículo, bem como da marca e do modelo, e estabelece esses valores.

No entanto, não existe uma lei no Brasil que estabeleça a obrigatoriedade de negociar um veículo pelo preço exato que consta na tabela.

Por esta razão, é muito fácil você verificar anúncios de veículos que estão com preços distintos da FIPE, sendo que isso é totalmente possível de acontecer e não há proibições legais.

 

Então, Não é Proibido Cobrar Valores Acima da Tabela FIPE?

 

Sim, não existe impedimento para isso. Você mesmo poderá verificar um anúncio de um carro, por exemplo, no MercadoLivre, e perceber que ele está com o valor acima. Isso geralmente acontece porque o vendedor já acredita que o comprador vai pechinchar.

Porém, sobre um detalhe eu devo chamar sua atenção: Embora não exista obrigatoriedade de utilizar a Fipe, e nem mesmo haja impedimentos para cobrar valores acima da tabela, é preciso utilizar da razoabilidade.

Um banco, por exemplo, não pode simplesmente jogar taxas e mais taxas sobre o financiamento do seu veículo, alegando que pode aplicar o valor que bem quiser, independente do que constar na tabela Fipe.

Infelizmente, é isso que a gente vê: As instituições financeiras cobrando valores absurdos nos financiamentos de veículos, mesmo consultando até separadamente a tabela criada pela Fundação instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo.

 

A Negociação Extrajudicial: Resolver o Problema da Cobrança Absurda

 

Em contratos de financiamento de veículo em que existem cobranças abusivas, é possível resolver a situação através de uma negociação extrajudicial, que é feita entre você e o banco com a ajuda normalmente de um profissional ou empresa especializada.

Vamos entender melhor o que é e como ocorre a negociação extrajudicial com base na tabela Fipe para resolver problemas de juros e taxas cobrados ilegalmente nos contratos de financiamento de veículo.

 

A Negociação Extrajudicial: Aplicações

 

A Negociação extrajudicial serve para solucionar conflitos relativos a dívidas, sendo uma ação bem diferente do processo judicial. Nessa negociação:

 

  • Não haverá a intervenção do Judiciário
  • É mais rápida do que a negociação judicial
  • É menos onerosa quando comparada com o processo judicial
  • É aplicada nas mais diversas situações
  • A lei estar ao seu favor, dando prioridade para a negociação extrajudicial
  • Não precisa contratar um advogado
  • Redução da burocracia
  • Não existe conflito entre as partes envolvidas, mas sim, resolução de problemas
  • Pode ser feita com base na tabela Fipe

 

A Negociação Extrajudicial: Como Ocorre

 

Negociar extrajudicialmente é o mesmo que resolver um conflito de forma administrativa. Não precisa de advogado, nem de juiz, e tão pouco haverá necessidade de abrir um processo judicial no tribunal.

Tudo acontecerá de forma amigável, rápida, segura e bem menos onerosa que a ação judicial. Outro detalhe, e que esta negociação é muito cômoda para as partes envolvidas.

Para começar a negociar extrajudicialmente, é importante pedir ajuda de uma empresa ou profissional especializado. A Mais Credit Consultoria trabalha no ramo de negociações extrajudiciais de quitação de contrato de financiamento.

 

A Tabela Fipe e a Negociação Extrajudicial

 

Se você está passando por um conflito de juros abusivos com a instituição financeira, isso porque fechou um contrato de financiamento e agora está cobrando taxas administrativas que não deveriam ser cobradas, ou ainda, em suas parcelas tem juros abusivos, então preste atenção no que eu vou te falar.

Através da negociação extrajudicial, dispensando advogado, juízes e tribunais, você poderá com apoio da Mais Credit Consultoria se basear na tabela Fipe e resolver o conflito de uma forma totalmente amiga.

Você já sabe que esta tabela é a base para as negociações de compra e vendas de veículos de todas as marcas e modelos, aqui no Brasil. Então, fica fácil compreender que a instituição financeira poderá vender o bem para você com base nessa tabela.

Se o banco não fez isso, então é possível que amigavelmente solicita a instituição que considere a Fipe nas prestações do seu financiamento.

Formalmente entra-se em contato com banco para um diálogo amigável, ou seja, extrajudicial. A instituição então acata o pedido, especialmente se existe uma empresa ou profissional habilitado para fazer a intermediação entre você e o banco.

 

Resumindo

 

A tabela FIPE pode ajudar você em diversas situações, sempre destaca a ajuda na negociação extrajudicial do seu carro. Isso serve para casos em que houve o financiamento e o banco cobrou valores acima da tabela.

Através de uma relação amigável e intermediada por uma empresa como a Mais Credit, é possível que o banco retire o juros abusivos e as taxas administrativas cobradas indevidamente.

Agora que você entendeu a relação entre a Fipe e uma negociação extrajudicial, poderá entrar em contato diretamente com Consultores especializados da Mais Credit Consultoria para obter mais informações.

Por exemplo, é possível dar início a uma negociação extrajudicial com base na FIPE para resolver a situação do seu carro. Isso graças aos meios que a empresa disponibiliza para você.

Fique à vontade para fazer esse contato. Caso queira, utilize o espaço reservado para os comentários ao final deste artigo, ou ligue gratuitamente para nossa central de atendimento.

Esse artigo foi criado com intuito de deixá-lo bem informado e gerar conhecimento para você e todos que procuram informações acerca da tabela Fipe e da negociação extrajudicial.