Como Aumentar o Seu Score

Score: Como Aumentar o Seu Score Definitivamente

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Score! Você sabe o que é score? E como Como Aumentar o Seu Score ? Nesse artigo vamos tratar sobre este importante tema fique aqui com a gente e fique por dentro do assunto.

aumentar score
aumentar score

Saiba que o score está atrelado ao crédito. Ele é de grande importância para as pessoas físicas e também para as pessoas jurídicas. Quer saber como?

Por exemplo, é com um bom score que você conseguirá tirar o seu cartão de crédito, ou ainda, com essa pontuação que terá um aumento no limite de crédito tanto do cartão quanto do cheque especial.

E mais: Se você quer fazer um empréstimo ou quem sabe aquele financiamento de um veículo, o score vai te ajudar grandemente. Claro, se ele for alto.

 

Quer Conseguir Vantagem de Crédito? Pois Aumente Seu Score!

Se você quer mesmo tirar o cartão de crédito ou fazer um empréstimo ou financiamento do seu carro, é necessário aprender a como aumentar o seu score de uma vez por todas.

Lembre-se sempre que as instituições financiadoras consultam o seu score enquanto fazem a análise de crédito, ou seja, antes de lhe conceder o cartão, ou empréstimo, ou o financiamento solicitado.

E, se por acaso, estiver com débitos ou ter apresentado dificuldades para fazer pagamentos, provavelmente seu pedido de crédito será negado, isso porque a sua pontuação deverá estar baixa.

Certo, já entendi que esse tal de score é importante se eu quiser crédito junto com o banco. Mas, o que é mesmo score?

 

Afinal, o Que é Score?

Você já sabe que existem os órgãos de proteção ao crédito, como por exemplo eu posso citar o Serasa e o SPC, esses certamente são os mais conhecidos, e também temidos.

São justamente esses órgãos que fazem um registro de seu score, que nada mais é do que uma pontuação que define o seu grau de relação com o mercado financeiro.

Todas as pessoas quando começam a fazer compras vou contratar serviços financeiros com os bancos, passam a envolver o seu nome e seu CPF. Os órgãos de proteção ao crédito já dão início ao monitoramento.

As formas como você vai pagando suas dívidas vão ficando registradas. E, se por acaso, acontecer de você não pagar as contas, a empresa credora poderá enviar o seu nome para o SPC ou Serasa e, dessa forma, a sua pontuação no score cai.

 

Para Que Serve o Score?

Essencialmente posso te dizer que os maiores beneficiados com os score são as empresas. Essa pontuação pode ajudar as pessoas jurídicas a conhecer o grau de risco que você poderá oferecer para elas.

O risco nesse caso se refere ao fato de se tornar inadimplente, ou seja, se não pagar as dívidas caso efetue alguma compra ou contrate algum serviço financeiro do banco.

Ou seja, se você solicitar um cartão de crédito, ou até mesmo um empréstimo pessoal, ou ainda quer fazer um financiamento para adquirir seu veículo, seu nome CPF serão consultados para descobrir o seu score.

 

Como é a Aplicação do Score?

Cabe destacar que durante uma análise de crédito a instituição financeira observa não apenas o seu score, mas também a sua pontuação no programa interno. Por exemplo, são analisados a sua relação quanto as contas e cartões de crédito, e outros produtos.

Na verificação para concessão do crédito todos os seus documentos serão verificados, será feita a análise de seu score e de sua pontuação no banco. Também será verificado se o produto solicitado se adequa ao seu perfil.

Saiba que o score está atrelado ao crédito e considera o seu potencial para contrair dívidas e pagá-las em dia.

O score também considera o seu relacionamento com as instituições financiadoras. Isto incluem as suas tentativas de renegociação de dívidas, sua utilização do rotativo e a quitação.

É importante você saber também que algumas situações muitos comuns de ocorrerem contribuem grandemente para diminuir a sua pontuação no score. Algumas delas são as seguintes:

 

  • Não fazer o pagamento de suas dívidas na data certa
  • Não fazer contas em seu nome
  • Fazer a solicitação de vários cartões de crédito
  • Fazer solicitações de aumento do limite do crédito, entre outras.

 

Se estas são situações que diminuem a sua pontuação, e quais seriam as situações que aumentam seu score? Algumas que posso citar, são as seguintes:

 

  • Limpar o seu nome no mercado financeiro
  • Fazer compras e incluir o seu nome e CPF
  • Atualizar regularmente os seus dados
  • Fazer o cadastro positivo que algumas empresas oferecem
  • Não fazer muitas solicitações de empréstimo e financiamento em curto período de tempo
  • Ter um bom relacionamento com as instituições financeiras
  • Não solicitar vários cartões de crédito na intenção de ter um alto limite
  • Não solicitar constantemente aumento de limite de crédito no cartão de crédito
  • Fazer o pagamento daquelas dívidas que já caducaram.

 

Fique tranquilo porque nesse artigo vou explicar cada uma com detalhes de modo que você possa colocá-las todas em prática.

 

Resumindo

O score beneficia grandemente as empresas ao permitir que se descubra se você oferece um risco baixo, médio ou alto para se tornar inadimplente, ou seja, para deixar de pagar o que deve.

Saiba que muitos fatores são considerados na análise e constituição do seu score. Vale lembrar que é totalmente possível você elevar a sua pontuação.

 

Pontuação no Score

Saiba que a pontuação no score pode variar de 0 a 1.000. E dependendo dessa pontuação o banco saberá qual é o seu risco. Entenda agora como isso funciona:

 

  • Pontuação de zero a 200: Neste caso, o risco para se tornar inadimplente é altíssimo.
  • Pontuação de 201 a 400: Para as instituições financeiras essa pontuação é baixa, o que significa que você oferece risco alto para se tornar inadimplente.
  • Pontuação de 401 a 700: Com esta pontuação você já deu uma melhorada em seu score. Significa que o risco é médio para se tornar inadimplente.
  • Pontuação de 701 a 900: Aqui significa que você tem sinal verde para fazer compras, empréstimos e financiamentos. Isto significa que o risco de você ser tornar um inadimplente é baixo.
  • Pontuação de 901 a 1000: As instituições financeiras e demais empresas gostam de ver essa pontuação. É nesse nível que você oferece um risco baixíssimo de se tornar inadimplente, ou seja, de deixar de honrar com seus compromissos financeiros.

 

Em Qual Nível de Pontuação Você Está?

Saiba que não é nada fácil chegar aos níveis de pontuação no score que seja considerado baixo para se tornar inadimplente, principalmente em épocas de crise em que você estiver endividado e sem muitas condições para quitar os débitos.

Porém, a grande notícia que eu tenho para te passar é que existe formas de aumentar o seu score definitivamente.

Claro que em todas elas você terá que fazer algum esforço, nada se conquista por acaso, e nem mesmo existe mágicas para você alcançar um alto score.

 

Como Aumentar o Seu Score?

Veja na sequência algumas dicas mais usuais e que funcionam de verdade para você aumentar definitivamente a sua pontuação no score, e nunca mais ter negado um pedido de cartão de crédito, empréstimo ou financiamento!

  1. Procure de Todas as Formas Limpar o Seu Nome e CPF

Entenda de uma vez por todas que o nome sujo é exatamente o que mais faz cair a sua pontuação. Então, fica fácil compreender que a primeira grande dica é você buscar limpar o seu nome e CPF.

Se possui algumas dívidas e está tendo dificuldade de pagá-las, a ideia é que você procure renegociar. E a partir de então, não deixe atrasar mais nada.

Por exemplo, se você recebe mensalmente as faturas do cartão de crédito ou ainda tem de pagar as parcelas do seu financiamento de veículo, precisa honrar isso devidamente.

Pois caso aconteça a inadimplência, a administradora do cartão ou banco irá enviar o seu nome e CPF para os órgãos de proteção ao crédito, aqueles famosos SPC e Serasa.

 

  1. Ao Fazer Compras, Procure Colocar Tudo em Seu Nome

Eu até sei, e você também, que as compras em seu nome vão gerar maiores responsabilidades. Mas, por outro lado vão te ajudar a elevar o seu nível na pontuação do score.

Saiba que esta ação irá permitir que os órgãos de proteção ao crédito vejam que você participa ativamente do mercado financeiro.

Dessa forma, se já possuem uma renda própria e já passou dos 18 anos, então faz muito sentido você colocar aquelas faturas básicas em seu nome, como por exemplo, a de internet, energia e água.

Poderá ainda solicitar o cartão de crédito e fazer compras utilizando o mesmo. Desse modo, mais compras virão para o seu endereço e todas registradas em seu nome e CPF.

Volto a dizer que quando isso acontece o SPC e o Serasa terão como verificar o seu grau de entrosamento com o mercado financeiro, e a sua forma como faz os pagamentos. Certamente seu score irá aumentar, se não houver atraso.

  1. Faça Regularmente a Atualização de Todos os Seus Dados

Algumas pessoas não se atentam para isso, mas é fato já comprovado que quando você faz atualização regular de seus dados, o seu score pode aumentar grandemente.

Saiba que as empresas estão a todo momento vendendo e trocando cadastros de clientes. Elas querem a todo custo ter o contato com você. Então, porque você mesmo não se oferece com as informações que elas procuram?

Saiba que alguns órgãos de proteção ao crédito, como por exemplo o Serasa, é possível fazer a atualização de dados diretamente pela internet e de forma gratuita.

Você até poderá fazer o envio dos documentos pessoais, como também de comprovantes de pagamento, e de residência. Pode ser que para alguns documento seja requerido a autenticação.

Quando você faz essa atualização demonstra transparência para com os órgãos de proteção ao crédito e também para com as empresas. Todos eles vão amar e aumentar o seu score por conta disso.

 

  1. Faça o Cadastro Positivo

Algumas empresas com o Nubank e o Serasa oferecem o serviço de cadastro positivo. Quando você adere certamente estará dando um passo para aumentar definitivamente o seu score.

Nesse cadastro são feitos os registros de todas as suas contas, bem como os respectivos pagamentos.

A ideia é mostrar que você tem uma boa relação financeira com mercado tanto para adquirir dívidas, como, principalmente, para pagá-las.

Neste cadastro também ficará registrado o quanto de tempo você passou sem ser negativado por alguma empresa. Tudo porque efetuou o pagamento dentro dos prazos.

Por tudo isso você terá o seu score aumentado de forma definitiva.

 

  1. Procure Não Fazer Muitas Solicitações de Crédito

Lembre-se que sempre ao fazer uma solicitação de crédito a uma instituição financeira, esta irá consultar o seu score nos órgãos de proteção.

Outra coisa que deve ser considerada é que sempre que utilizar os meios de pagamento de uma loja, por exemplo, o financiamento próprio, seu score será também consultado.

A verdade é que tantas consultas assim podem gerar uma falsa impressão. O que os órgãos de proteção ao crédito poderão entender é que está havendo uma dificuldade financeira de sua parte, e você está requerendo empréstimos ou financiamentos.

Entenda que diversas consultas feitas em um intervalo pequeno, poderá trazer prejuízos para o seu score. Saiba que cada consulta efetuada fica no registro por até 90 dias.

A ideia é que você só solicite um crédito quando realmente precisar. Isto irá trazer também outros benefícios, como por exemplo, o de se endividar menos.

Outra dica interessante nesse sentido é você optar por fazer o pagamento à vista ou utilizar o cartão de crédito que já possui em sua carteira, ao invés de fazer uso das formas de pagamento que a empresa disponibiliza para você em um momento de compra e venda.

 

  1. Procure Ter um Excelente Relacionamento Com o Banco

Você até pode utilizar vários bancos, mas é essencial que você escolha um para ter um excelente relacionamento.

A ideia é que você abra uma conta corrente ou poupança nesta instituição, que você receba o salário através dessas contas. É essencial também adquirir produtos financeiros que o banco oferece.

Por exemplo, poderá fazer o cartão de crédito da instituição ou ainda contratar um seguro, ou uma aposentadoria privada.

Estas ações serão benéficas para aumentar o seu score, isso porque o banco repassará para os órgãos de proteção ao crédito que você possui uma excelente relação com o mercado financeiro.

Além disso, vale lembrar que cada instituição financeira possui a sua própria medição de pontos. E quando você utiliza bastante os serviços que elas oferecem, aumenta a pontuação em seu programa próprio.

E sabe o que mais isso significa? Que o banco irá fazer menos consultas ao Serasa ou SPC. Certamente seu score irá ficar entre os níveis médio ou baixo.

 

  1. Tenha Cuidado Com Muitos Cartões de Créditos

Está aqui uma dica de ouro: Muitas pessoas não sabem mas se você solicita muitos cartões de crédito, isso certamente irá prejudicar o seu score.

O mais interessante seria que você não solicitasse o cartão, mas sim, que é instituição financeira viesse até você para oferecer. Isso já seria a indicação de um score muito bom no mercado financeiro.

Talvez o que você não saiba também é que muitos pedidos de cartões de crédito podem estar atreladas a golpes. As instituições de proteção ao crédito poderão imaginar que pessoas de má índole estejam solicitando por você.

O resultado disso será um score baixo, pois dessa forma, os bancos irão negar a solicitação do cartão, o que por um lado, irá evitar a fraude.

 

  1. Não Solicite Aumento do Limite de Crédito no Cartão de Crédito

Lembra do que falei mais acima sobre não fazer muitos pedidos de empréstimos e financiamentos porque o SPC e Serasa entenderiam que você está desesperado?

Pois é, quando você solicita aumento do limite de crédito em seu cartão de crédito, esses órgãos poderão pensar a mesma coisa!

Quando você solicita aumento desse limite estará contribuindo por baixar o seu score. O ideal seria que você deixe que o banco aumente por si o seu limite.

Novamente entra aqui a questão da segurança. Quando você faz muitos pedidos para aumentar o limite do crédito, seu score tenderá a baixar para evitar fraudes.

A verdade é que pessoas com intenções duvidosas possam estar se passando por você e solicitando aumento. Com score baixo, a instituição irá negar o seu pedido.

 

  1. Crie o Histórico de Bom Pagador Com Débito Automático

Outra excelente dica para você aumentar o seu score definitivamente é demonstrar que você é um bom pagador. Então, coloque todas as suas contas no débito automático.

Sabe as as faturas de energia e de água, de gás, telefone e de internet? Pois é, todas elas podem entrar no débito automático e, dessa forma, você terá menos trabalho e os pagamentos serão feitos em dias.

Saiba também que é possível pagar as faturas do seu cartão de crédito em débito automático. Fica a dica.

 

  1. Faça a Quitação de Suas Dívidas Antigas

A gente já sabe que aquelas dívidas que ultrapassaram os cinco anos e não foi feita a quitação, elas chegam a caducar, ou seja, não são mais necessários os pagamentos.

Porém, o que muita gente não sabe é que embora não haja mais a exigência de pagar, mas ainda assim fica o histórico, especialmente na instituição financeira que você se tornou o devedor.

A informação é a de que houve a dívida e não aconteceu o pagamento. O tempo passou e esta dívida caducou. Isso influi para baixar a sua pontuação no programa interno da instituição financeira, como também para diminuir o seu score.

Porém, se a sua intenção é de aumentar a sua pontuação, então procure pagar as dívidas que já caducaram, não importa quantos anos já fazem.

 

Tudo é Uma Questão de Tempo

É bom que você saiba que cada uma das dicas que citei acima são de grande valor e irão contribuir grandemente por aumentar o seu score.

Além de saber disso, é importante destacar que as modificações e o consequente aumento da sua pontuação, não irão acontecer tão rapidamente.

É tudo dependente de um período de médio prazo. Porém, já nos primeiros meses em que você estiver colocando em prática essas dicas, notará excelentes resultados.

Saiba que a cada 12 meses existe uma renovação em sua pontuação. Dessa forma, uma dica a mais que te passo é seguir firme aplicando durante 12 meses as técnicas que listei acima.

Espero que tenha gostado do nosso conteúdo, ele foi feito especialmente para deixar vocês leitores bem informados, se você tiver qualquer duvida deixe nos comentários que vamos  te ajudar da melhor forma possível.

A Mais Credit tem uma atenção especial para os conteúdos aqui abordados, sempre buscamos a veracidade das informações, para que você tenha um conteúdo exclusivo.

Até mais, e espero vocês nos próximos conteúdos!