Revisão do Carro

Revisão do Carro: Como Fazer a Revisão de Forma Correta

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Veremos neste artigo que a revisão do carro deve ser feita de forma periódica. Além disso, existem pelo menos três tipos de manutenção veicular. Apesar disso, não se pode esquecer daquela revisão mais básica.

Dessa forma, é prudente que de 15 em 15 dias você faça uma verificação geral do estado e funcionamento de seu veículo, tanto para descobrir problemas como para preveni-los.

 

A Revisão do Carro é Uma Questão Complexa

 

Se você pretende revisar seu carro em sua própria casa, já fique sabendo que esta é uma operação complexa. E para quem não tem muitos conhecimentos mecânicos, certamente terá muitas dúvidas.

A primeira delas é como fazer a revisão de forma correta? Quais itens ou sistemas devem ser verificados e em qual periodicidade? Se isso não fosse o bastante, tem a parte mais difícil:

 

  • Quais ferramentas utilizar?
  • Quais marcas de peças são as melhores?
  • E, enfim, como fazer a revisão?

 

Este artigo não tem pretensão de te mostrar um passo a passo de como fazer a revisão do carro. Isto porque precisaria de muitas horas de aprendizagem, seria necessário que você fizesse um curso e aprendesse teórica e na prática.

Porém, para te ajudar, resolvi criar esse texto totalmente informativo mostrando os sistemas e subsistema, as peças e itens que devem ser revisados, e de qual forma.

 

Entendendo o Que é Revisão do Carro

 

As pessoas optam por fazer a revisão do carro no sentido de aumentar a sua vida útil, bem como trazer segurança para si e para terceiros.

Afinal, quem consegue trocar de carro anualmente? Algumas pessoas até conseguem, mas se considerar toda a população brasileira, essas fazem parte de uma minoria. Então a dica é cuidar periodicamente do veículo.

Já se sabe que todas as peças constantes em seu veículo sofrerão desgastes naturalmente, e para evitar problemas terão que ser trocadas. No entanto, cabe destacar que você poderá agir de forma preventiva.

Agir dessa forma significa fazer a revisão do carro. Desse modo, você estará substituindo as peças, ou fazendo a manutenção das mesmas, antes que venham apresentar defeitos.

 

Entendendo os Tipos de Manutenção do Carro

 

Essencial para você que quer fazer a revisão de forma correta saber que existem pelo menos três tipos de manutenção do carro, a saber: manutenção corretiva, manutenção preventiva e manutenção preditiva

 

A Manutenção Corretiva:

Esta é o tipo de ação para substituir uma peça que está com defeito. Por exemplo, se uma lâmpada não estiver funcionando, ou a correia estiver quebrada, então você deverá fazer a manutenção corretiva para trocar a peça.

 

A Manutenção Preventiva:

Este é um tipo ideal que, certamente, manterá a vida útil de seu carro. Esta manutenção ocorre quando você troca uma peça mesmo que ela ainda esteja funcionando.

Por exemplo, se você vai trocar o óleo, troca também o filtro de óleo; se vai trocar um pneu, troca também os demais. Enfim, você estará fazendo revisão preventiva quando:

Substitui a vela de ignição, o filtro de ar ou do ar condicionado, o óleo da caixa de marcha, o fluido do freio, mesmo em situações em que esses estão funcionando adequadamente.

 

A Manutenção Preditiva:

Esse tipo de revisão ocorre quando um técnico analisa e afirma que determinada peça deve ser trocada, ou não. Por exemplo, se a Fiat diz que a cada 30 mil quilômetros rodados, no Siena precisa ser trocada a caixa de marcha.

Se a mesma apresentou problemas antes de completar a quilometragem estabelecida e o técnico achou conveniente trocar a peça, então está ocorrendo a revisão preditiva.

 

Revisão do Carro: Sistemas e Itens Para Serem Revisados

 

Seu carro é um sistema e todas as peças interagem entre si. Isso significa que o bom funcionamento de seu veículo implica no fato de que todas as peças estão igualmente boas.

Nesse sistema, existem subsistemas, como os de iluminação, sinalização, drenagem, arrefecimento, entre outros.

Explicando dessa forma fica fácil compreender que uma revisão do carro feita de forma correta deve considerar a análise e a verificação de todos esses subsistemas.

Veja agora o que é necessário verificar durante e após uma revisão do carro.

 

Fazendo a Revisão do Pneu

 

Talvez você ainda não saiba que é de fundamental importância revisar o pneu todos os dias, e não apenas quando você levar para concessionária ou antes de viajar.

Se não agir dessa forma, certamente terá que desembolsar desnecessariamente algumas quantias, como também poderá colocar em risco a sua vida e a de terceiros.

É correto verificar se o pneu está careca ou não. Isso é possível a partir da observação do Tread Wear Indicator, que muitas pessoas conhecem simplesmente por TWI.

O TWI é uma parte ressaltada que se desgasta com o atrito entre pneu e solo. Serve como marcador, e após usos, o TWI pegar sumir indicando a obrigatoriedade de trocar o pneu.

Fique atento aos furos e bolhas que podem surgir no pneu. Caso você verifique isso na revisão, então troque imediatamente esse item.

 

Verificando a Calibragem e o Pneu Estepe

 

Você não deve deixar passar batido o pneu estepe. Lembre-se que ele será de suma importância nos momentos em que um dos pneus do carro apresentar problema.

Além disso, cuide em relação a calibragem, tanto do estepe quanto dos demais pneus. Isto irá garantir que você economize combustível, como também mantenha equilibrado e controlado o veículo.

 

Verificando o Alinhamento, Balanceamento e Cambagem

 

Para saber se a revisão foi feita de forma correta, um dos itens a ser observado é o alinhamento, onde se alinha ângulos e suspensão. Verifique também o balanceamento e a cambagem dos pneus.

 

Fazendo a Revisão do Sistema de Frenagem

 

Saiba que o sistema de frenagem de seu veículo é um importante item de segurança. Às vezes pode parecer simples com seu funcionamento, mas é fato que ele exige um complexo mecanismo e revisão constante.

É necessário que você faça a checagem de algumas peças para se certificar de que foi feita corretamente a revisão do carro. Esses itens, são:

 

  • Fluído
  • Pedal
  • Mangueiras
  • Canos
  • Lonas
  • Tambores
  • Cilindro mestre
  • Freio servo
  • Pastilhas

 

Fazendo a Revisão do Sistema de Iluminação

 

Algumas pessoas não se importam com o sistema de iluminação. Porém, elas esquecem que são importantes componentes da segurança em seu carro. É necessário fazer a revisão constante das lanternas e faróis, como também das setas e pisca piscas.

Aproveite para verificar a cor da luz emitida no farol, bem como se certificar de que a luz está regulada e bem posicionada. Faça isso também com o farol de longo alcance e o de neblina.

Verifique as lâmpadas internas. Caso uma esteja queimada, é interessante você fazer a troca de todas as demais. Isto porque a vida útil de todas é igual.

Fazendo a Revisão do Sistema Elétrico do Carro

 

Em uma revisão do carro você deve considerar como essencial o sistema elétrico. Saiba que muitos itens precisam ser revisados habitualmente para garantir a sua segurança e a de terceiros.

Comece verificando a bateria. Lembre-se o que é este item quem fornece toda a alimentação elétrica do seu carro.

Na sequência, veja o estado do alternador. Se este apresenta problema, é necessário trocá-lo, visto que em sua ausência é a bateria que trabalhará sozinha.

Vidros elétricos e suas respectivas travas devem ser analisadas. Esses itens servem para gerar conforto e segurança.

Também faz parte da revisão verificar o alarme e o funcionamento do som. É importante você saber que quando esses itens estão funcionando incorretamente, irão destruir mais rapidamente a bateria do carro.

 

Fazendo a Revisão de Equipamentos Obrigatórios

 

É importante você ter em mente que os equipamentos obrigatórios são assim dispostos porque executam importante papel na segurança pessoal, de terceiros e do próprio veículo.

Além disso, é importante lembrar você que se alguns desses equipamentos estiverem funcionando incorretamente ou se, ainda, não estiverem presentes no veículo, poderá gerar multa e apreensão.

Dessa forma, é prudente verificar os seguintes equipamentos:

 

  • Airbags
  • Cinto de segurança
  • Buzina
  • Triângulo para sinalização
  • Macaco para troca de pneu
  • Velocímetro
  • Espelho retrovisor
  • Para-choques

 

Fazendo a Revisão do Sistema de Arrefecimento

 

Quando se fala em arrefecimento lembramos do radiador, como também da água que possui dentro desta importante peça. Entenda que ela deve ser revisada periodicamente.

É necessário saber que a falta de água, ou a quantidade insuficiente, poderá superaquecer o motor do seu carro, e gerar um problema irreparável.

Verifique o marcador de nível do radiador. Tenha em mente que a água não deverá ultrapassar o limite máximo, e nem mesmo ficar abaixo do limite mínimo.

Um detalhe importante é você fazer a verificação com o motor ainda frio, principalmente por duas razões: A primeira dela é que estando a água fria, a possibilidade de ver sua posição entre o limite máximo e mínimo, é de 100%.

Por outro lado, se o motor estiver quente, a água do radiador certamente estará fervendo. Ao abrir a tampa do radiador, esta água irá explodir causando queimadura seríssimas em seu corpo.

 

Verificando o Óleo do Motor

 

Novamente o motor do seu carro poderá ser prejudicado se durante a revisão não houver cuidado com o nível e o estado do óleo. Saiba que o excesso deste líquido, como também a sua falta, irá trazer problemas irreparáveis para o motor.

É necessário que você revise periodicamente o nível de óleo utilizando a vareta para medir. Mais uma vez cabe o alerta de fazer a verificação apenas quando o motor estiver frio.

Ao verificar se certifique de que o óleo esteja atingindo o limite máximo. Se por acaso não estiver, então troque o óleo. Mas, atenção: Nunca tente adicionar óleo novo junto ao óleo usado.

 

Verificando a Validade do Óleo

 

Na revisão do carro deverá consultar a verificação da validade do óleo, ou de seu estado. Esse líquido possui data de validade ou fica impróprio após rodar alguns quilômetros.

Você deve saber que existe quilometragem ou data certa para fazer a troca do óleo. Dessa forma, não ultrapasse a data ou quilometragem estipulada.

 

Revisando o Filtro de Ar

 

Mais uma vez devo frisar que a saúde do motor do seu veículo dependerá do cuidado que você dispensar para o seu carro. Um item importante é o filtro de ar, pois ele impede que impurezas entrem no motor.

Para que o motor desenvolva todo seu potencial, então precisará estar limpo, ou seja, respirando a normalmente, pois caso contrário, perderá a sua força.

É importante e necessário que você faça periodicamente a verificação do filtro de ar, e caso constate sujeiras acumuladas, então faça a troca dessa peça.

 

Verificando a Água do Esguicho

 

No para-brisa existe um esguicho que é essencial para manter limpo todo o vidro dianteiro, colaborando assim para uma melhor segurança e dirigibilidade.

Dessa forma, é imprescindível que você revise a água do reservatório do esguicho. É altamente recomendado que você mantenha totalmente abastecido este reservatório.

 

Algumas Dicas Gerais e Essenciais

 

Fazer a revisão do carro de forma correta é possível desde que se atente para grandes e pequenos detalhes. Entenda que um veículo é um sistema, e todo sistema se interconecta.

Quero dizer com isto que um mau funcionamento em uma peça, ou mesmo a ausência, poderá afetar negativamente todo o veículo, ocasionando problemas e forçando você a gastar desnecessariamente.

Além das revisões de análises que você deve fazer nos itens que listei acima, outras dicas, pequenas mas não menos importante, devem ser colocadas em prática. Elas, são:

1-Pneus possuem data de validade, portanto, se já estiverem vencidos, então não compre, e se estiverem em seu carro, então os retire.

2-Para verificar o tamanho do desgaste dos pneus, utilize um palito de fósforo. Saiba que os sulcos do pneu devem cobrir a cabeça do palito.

3-Mensalmente verifique seus pneus, envolvendo aí o aro e a calota, para saber se estão bem fixados. Isso impedirá acidentes.

4- Ao revisar o sistema de sinalização, verifique se a luz de marcha ré, de freios e as setas estão funcionando corretamente. Isto irá evitar multas e acidentes.

5-Mesmo que uma bateria de carro tenha uma vida útil de, mais ou menos, 4 anos, é essencial que você verifique este item anualmente. Seu desgaste poderá impedir que seu carro funcione.

6-A verificação do nível de água do radiador, bem como do nível de óleo do motor, devem ser feitas, preferencialmente, na parte da manhã, antes de você ligar o carro.

Porém, na impossibilidade, então desligue o carro e aguarde pelo menos 30 minutos. Feito isso, faça a verificação.

 

7-A vareta de verificação do óleo do motor possui dois pontos indicadores: Um deles fica próximo da ponta da vareta, e indica o nível mínimo de óleo. Enquanto que o ponto mais acima da ponta da vareta, indica o nível máximo.

8-Nunca coloque óleo novo com óleo já usado para preencher o restante. Esta ação irá causar sérios danos para o motor. Na revisão, procure fazer a substituição total do óleo do motor.

9-Em relação a calibragem dos pneus, a quantidade de libras genericamente é de 30. Porém, isso irá depender do modelo do veículo. Por esta razão, verifique o manual do proprietário.

10-É imprescindível que você mantenha dentro do carro o triângulo para sinalização e a chave de roda para eventuais trocas de pneu.

11-Também é interessante notar que existe a necessidade de verificar periodicamente a calibragem do pneu step. Se você precisar dele e o mesmo estiver seco, será o mesmo que nada.

12-Independente da lei obrigar ou não, é essencial que você carregue dentro do veículo um extintor de incêndio, e que esteja carregado e dentro do prazo de validade.

13-Faça a troca das velas a cada 20 mil quilômetros percorridos. Entenda que não é inteligente esperar ocorrer falhas no funcionamento do carro para trocar as velas.

14-Faz parte da revisão a descontaminação do motor. Porém, ela é mais indicada para quem trafega muito em estradas de barro ou abastece constantemente em postos duvidosos.

15-A revisão do carro deve ser feita anualmente ou sempre que estabelecida no manual. Esqueça a ideia de que esta deve ser feita apenas antes de viajar.

16-Mesmo que seu carro esteja parado a um bom tempo precisará de revisão. Lembre-se que o óleo do motor possui prazo de validade. Além disso, o motor parado por muito tempo, poderá perder força.

17-Após percorrer 10 mil km, é interessante você fazer a troca do filtro de combustível. Isso ajudará também a economizar na limpeza dos bicos injetores.

 

Oficinas Especializadas São as Mais Indicadas

 

Você pode até tentar fazer a revisão do carro em sua própria casa, porém se não possui um bom conhecimento sobre mecânica, então a indicação é que você procure uma oficina.

Esta pode cobrar mais caro, por outro lado, nesses locais encontramos mais facilmente profissionais qualificados que podem desenvolver um trabalho sério.

Ao fazer a revisão do carro pense sempre na qualidade do trabalho e na segurança. O preço será algo a ser considerado, porém, não deve ser um item decisivo.

Tome cuidado para não levar seu carro em mecânicas duvidosas, pois nestas, além de ter profissionais com pouco conhecimento, poderão, ainda, utilizar peças usadas ou de má qualidade.

Fazer a revisão do carro é investir na segurança. E quando o assunto é esse, não vale a pena economizar tanto. Lembre-se que serviços feitos de forma incorreta irão comprometer a sua vida e a de terceiros.

Além disso, o trabalho mal feito e as peças de baixa qualidade utilizadas, certamente farão com que você volte a uma oficina mais vezes e, dessa forma, gaste mais dinheiro desnecessariamente.

 

Quer Aprender Mais?

 

Se você quer aprender mais sobre como adquirir um veículo, como mantê-lo e como se livrar das dores de cabeça, então você está no lugar certo!

Aqui no blog da Mais Credit Consultoria temos a mania positiva de informar e formar pessoas em assuntos relacionados a veículos.

Por exemplo, te ajudamos através de artigos como escolher o carro mais barato do Brasil, ou ainda o mais econômico. Além disso, te alertamos acerca dos carros mais roubados no país e mostramos a listagem daqueles mais caros.

Te damos uma ajuda também na hora do financiamento do veículo, fornecendo dicas para não cair nas armadilhas das financeiras.

Porém, para os casos em que já estejam encrencados, nós também ajudamos ao mostrar o que fazer para pagar menos em um financiamento de veículo, ou até mesmo para quitá-lo com até 70% de desconto!

Quer saber mais? Então ligue para 0800 580 0910. A ligação é gratuita!