revisão contratual de financiamento do seu veículo

10 motivos para você fazer uma revisão contratual de financiamento do seu veículo

Posted on Postado em Ação Revisional

Conheça agora os 10 motivos para você fazer uma revisão contratual de financiamento do seu veículo. Se você estiver inserido em algum deles, então solicite uma análise gratuita agora mesmo!

1. Para fazer o financiamento do seu veículo você teve que adquirir outro produto?

Se você teve que adquirir outro produto para poder fechar um contrato de financiamento de veículo com o banco ou financiadora, então certamente você está diante de um dos 10 motivos para fazer uma revisão contratual de financiamento do seu veículo.

A verdade é que isto se caracterizam uma prática ilegal, mas que comumente é praticada pelas financiadoras. Essa prática é conhecida como compra casada.

Por exemplo, o banco exigiu para assinatura do contrato que você fizesse um título de capitalização ou adquirir o seguro. Saiba que isto é ilegal.

Infelizmente o que se observa são as instituições financeiras fazendo uso indevido do seu desejo de adquirir o bem, e em certos casos, do seu desconhecimento sobre a lei, e tentam tirar proveito sobre isso.

Se você está nesta condição, foi obrigado a adquirir outro serviço ou produto para poder fechar contrato de financiamento, então solicite uma a revisão contratual de financiamento do seu veículo.

2. As suas taxas de juros estão acima do que as demais financiadoras cobram ? 

Se em seu contrato de financiamento de veículo você percebeu uma ou mais cláusulas indicando valores de taxas de juros acima do que é cobrado pelas demais financiadoras, então você está sendo vítima juros abusivos.

É importante entender que as taxas de juros não são indevidas. O que, na verdade, se torna ilegal, é cobrar porcentagem acima do valor praticado no mercado, aquele valor que é regularmente publicado pelo Banco Central.

Mais uma vez as financiadoras se aproveitam do seu estado de interesse extremo em adquirir o veículo, até mesmo de desconhecer a lei, e aplica taxas exorbitantes que só irão encarecer o seu financiamento.

Procure ver o valor total que você pagará em todo financiamento. Quando existem taxas abusivas você certamente irá pagar duas vezes ou mais esse veículo.

Para tirar qualquer dúvida, faça formalmente a comparação com as taxas cobradas por outros bancos. Caso observe taxas de juros acima do normal, então você está diante de um dos 10 motivos para fazer uma revisão contratual de financiamento do seu veículo.

3. As parcelas de seu financiamento de veículo estão difíceis de serem pagas? 

Sabemos que as pessoas têm desejo de adquirir seus produtos e serviços, e por esta razão fazem planos e contas de modo que não venham entrar em situações difíceis para adquirir esses produtos ou serviços.

Se está nesta situação em que percebe estar difícil pagar as parcelas do financiamento, mesmo que continue trabalhando e recebendo seu salário normalmente por mês, então esta indicação é de que alguma coisa está errada no seu contrato.

Você pode até pensar que este é um sinal de que as suas finanças estão entrando no amarelo, mas na maioria das vezes, não é bem isso que está acontecendo.

A verdade é que se as parcelas estão difíceis de serem pagas é porque existem taxas cobradas a mais em seu contrato de financiamento.

Isso pode ser as taxas de juros abusivos ou as taxas administrativas cobradas indevidamente. Em qualquer caso vale muito a pena você solicitar uma ação de revisão de contrato.

4. Você assinou o contrato e pagou taxa para cadastro ou outras semelhantes?

Muitas instituições financeiras criam as taxas administrativas, como por exemplo a famosa taxa para cadastro. Outras também podem existir, como aquelas para pagar despesas administrativas referentes ao contrato.

É importante deixar claro que algumas taxas administrativas podem ser cobradas pelo banco. É importante entender que algumas têm valor acima do normal permitido, então é neste caso em que você deve ter atenção.

O banco novamente se utiliza de seu desconhecimento sobre a lei ou do seu interesse em adquirir o produto e está focado apenas nisso, então cobra taxas indevidas. Mas, você poderá reverter a situação solicitando uma ação de revisão de contrato.

5. Você fez o crédito consignado e teve de pagar taxas abusivas

Um grupo de pessoas, como por exemplo os aposentados, pensionistas do INSS e os funcionários públicos gostam de optar pelo crédito consignado, que é aquele em que se paga as prestações descontadas diretamente na folha de pagamento.

A verdade é que esse tipo de ação é cômoda tanto para você quanto para o banco. E especialmente para financiadora se torna melhor porque é uma forma de combater a inadimplência.

Porém, você poderá solicitar uma revisão de contrato caso perceba que o crédito consignado ultrapassou o percentual de 30% do seu salário.

Essa percentagem é estipulada em lei e os bancos e demais instituições financeiras não podem fazer vista grossa diante dela.

6. Você está pagando as parcelas do financiamento, mas nunca consegue quitar?

Está aqui um dos 10 motivos para você fazer uma revisão contratual de financiamento do seu veículo: Se você paga mensalmente e em dias as parcelas e ainda assim não consegue quitar, então certamente existem problemas em seu contrato.

Neste caso, o que está acontecendo é o que é chamado de amortização negativa. Ela ocorre da seguinte forma: Você paga as parcelas, mas o desconto real não é dado ao valor devedor.

Isso acontece porque está havendo correção monetária em cima do valor do restante da sua dívida. Isto é ilegal porque a regra diz que ao efetuar o pagamento, o valor pago deverá ser automaticamente amortizado sobre o valor restante a ser pago.

7. Antes de fazer o financiamento você pagou taxas de terceiros?

É comum alguns bancos e demais instituições financeiras cobrar as taxas pela prestação de serviços de terceiros. Como por exemplo, o banco enviou alguém para fazer uma análise in loco, e cobrou de você por isso.

Se antes de assinar o contrato de financiamento do seu veículo você teve que pagar uma taxa como esta ou semelhante, tenha em mente que o banco agiu de má fé.

Então, nesse caso, cabe a você buscar seus direitos e solicitar uma revisão contratual de financiamento do seu veículo.

8. Você percebeu cláusulas em seu contrato que estipulam juros remuneratórios?

Se você leu o seu contrato (ação esta que, infelizmente, a maior parte das pessoas não fazem, mas deveriam fazer) e percebeu que existem algumas cláusulas tratando sobre juros remuneratórios, então fique atento nelas.

Em alguns casos é permitido as financiadoras cobrarem os juros remuneratórios, que são aqueles juros sobre juros, que visam fazer a remuneração do valor que foi empregado na transação de financiamento.

A questão é que você deve ficar atento em relação a percentagem cobradas nessas taxas e juros. Ela não pode ultrapassar o dobro legal, geralmente fica estipulada em 12% ao ano.

Faça uma comparação com os demais contratos de financiamentos de outras instituições e veja se esses juros remuneratórios estão sendo cobrados com a porcentagem além da permitida.

9. Você se tornou inadimplente e está pagando a taxa de permanência?

A taxa de permanência é também conhecida como comissão de permanência. Ela é devida sempre que alguém se torna inadimplente. Essa taxa é aplicada pelas financiadoras no intuito de se defender da inadimplência.

Muitos bancos aproveitam o fato de o cliente estar inadimplente e cobra valores absurdos de referência a esta taxa, sempre explicando que esse valor é porque você atrasou, então você sempre aceita.

A cobrança da comissão de permanência pode até ser feita, o que não deve é ser cobrada com uma porcentagem exorbitante.

Você deverá observar no mercado os valores de taxa de permanência cobradas por outras instituições e fazer comparação com aquela que a sua instituição financeira está cobrando de você.

Caso perceba irregularidades, ou seja, valores acima do normal, então está na hora de você solicitar uma revisão porque você está diante de um dos 10 motivos para fazer isso.

10. Você procurou o banco para uma renegociação da dívida, mas não foi aceito? Outro motivo para fazer uma revisão contratual de financiamento do seu veículo

Se você observou a cobrança de taxas indevidas em seu contrato de financiamento e procurou o banco para uma renegociação, porém este não aceitou a redução, então este é um excelente motivo para você solicitar uma revisão contratual.

Estes são os 10 motivos para você fazer uma revisão contratual de financiamento do seu veículo. É importante deixar claro que esse trabalho é feito por profissionais.

Procure a Mais Credit e solicite agora mesmo uma análise gratuita através do WhatsApp 11 98085 7902

Fale com nossos consultores pelo telefone 0800 580 0910. Acesse nosso site para saber mais http://www.maiscredit.com.br

Acesse nossas redes sociais:  Facebook e Instagram