Contrato De Financiamento

Renegociar o Contrato De Financiamento Pode Ser Considerado Fraude Do Consumidor?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Hoje você tem o seguinte questionamento: Renegociar o contrato de financiamento pode ser considerado fraude do consumidor? A minha resposta é um SIM e um NÃO! Mas como assim, não entendi o que você quis dizer?

Calma, vou relatar detalhadamente quando que a renegociação pode ser entendida como uma fraude do consumidor, e em qual condição essa mesma renegociação é entendida como uma defesa dos direitos do consumidor.

 

A Renegociação Como Uma Fraude

Quando falamos em renegociação posso estar referindo a uma reanálise do contrato de financiamento por meio da Justiça, ou ainda a uma mesma reanálise só que pelas vias administrativas. Nos últimos anos, as ações revisionais ganharam bastante destaque, e muitas ações judiciais foram abertas. Porém, começou a haver alguns abusos, e isso chamou atenção no judiciário.

Acontece que esses abusos passaram a ser praticados por profissionais habilitados ou mesmo pela própria pessoa que contraiu a dívida. O que houve foram muitas promessas, diversas vantagens, sendo que muitas delas nunca poderiam ser aplicadas no direito brasileiro.

Quando alguém assinar um contrato de financiamento, por exemplo, mas pensando em se tornar inadimplente futuramente e, então, buscar renegociação, logo isso pode ser uma fraude do consumidor.

Os juízes de todo o Brasil já está atento a esse detalhe. E por essa razão muitas ações judiciais de revisão de contrato que visam renegociar a dívida, já não tem tanto espaço dentro dos tribunais.

Os magistrados estão sendo mais rígidos e requerendo que a suposta vítima apresente provas completas e robustas sobre os supostos abusos por parte da instituição financeira, de forma que possa mesmo justificar uma renegociação do contrato de financiamento.

 

A Renegociação Como Uma Defesa do Direito do Consumidor

Por outro lado, existe sim a possibilidade do consumidor buscar uma renegociação da dívida de um financiamento como uma defesa de seus direitos.

Isto poderá ser feito recorrendo ao tribunal ou contratando uma empresa especializada em análise de contrato. Esse detalhe precisa ser bem frisado: É altamente indicado que você tenha o acompanhamento de alguém especializado em análise de contratos.

Isso se justifica justamente pelo fato de que os juízes já estão mais espertos em relação a qualquer pedido de revisão contratual. Embora o seu direito de se defender permaneça, mas terá que comprovar de forma concreta a abusividade por parte da instituição financeira.

Como Renegociar o Contrato de Financiamento?

Para você agir da maneira correta renegociando o seu contrato de financiamento sem ser um fraudador, é preciso primeiramente fazer uma análise de seu contrato.Lembre-se que é totalmente necessário apresentar provas de que existem abusos em seu contrato, para então proceder com a revisão e a consequente renegociação.

Renegociar é possível a partir das vias judiciais, e nesse caso você precisará contratar um advogado que esteja apto a identificar os abusos em seu contrato de financiamento.

Outra forma bastante recorrível atualmente é renegociar pelas vias extrajudiciais. Nesse caso não necessita a contratação de um advogado, mas apenas de uma empresa que presta serviços em análises contratuais e quitação de financiamento.

 

A Mais Credit te Ajuda Na Renegociação do Contrato De Financiamento

A Mais Credit é uma empresa brasileira com sede em São Paulo e atua prestando serviços a todos os cidadãos brasileiros de todas as regiões do país.

Os principais serviços são os de análise de contrato de financiamento, o de quitação de contratos, ou de recuperação de veículos apreendidos, e as questões relativas a alienação fiduciária de bens móveis.

Ao longo dos muitos anos atuando nesse ramo, a empresa já coleciona dezenas de casos de sucesso reais. Todos são pessoas que procuraram a Mais Credit e solicitaram um de nossos serviços.

Com uma larga escala de experiência em revisões contratuais, a empresa ajuda na renegociação do seu contrato de financiamento. O processo começa de forma administrativa com a análise de seu contrato.

Na sequência, o trâmite progride com o cálculo contábil, que é um laudo financeiro composto pelos juros normais aplicados no mercado nacional e estabelecem o que de fato você ainda deve ao banco.

O processo então é finalizado totalmente pela via administrativa quando o banco decidir acatar a solicitação de retirada dos juros abusivos e das taxas ilegais cobradas no contrato.

 

Um Novo Contrato Será Realizado

Após todo o trâmite executado pela Mais Credit e o banco a partir de informações fornecidas por você, então o banco poderá assinar um novo contrato, declarando que aceita a renegociação. Nesse contrato que você assinar com o banco constará as novas formas de pagamento, as novas taxas de juros e todas as informações que foram concordadas entre você e a instituição.

A partir disso basta efetuar o pagamento já calculado devidamente e você se livrar da dívida do financiamento simplesmente por meio dessa renegociação realizada extrajudicialmente.

Perguntas Básicas

A seguir, vou fazer uma listagem com as perguntas mais básicas em relação a renegociação e análise de contrato de financiamento.

1. Durante a renegociação posso recusar a proposta do Banco?

Saiba que a lei que defende o consumidor está do seu lado, essa afirma que você poderá recusar a proposta do Banco caso a mesma não se enquadre na realidade das suas condições financeiras.

2. Meu nome deixará de constar na lista de inadimplentes?

Segundo a lei, logo que você pagar a primeira prestação, ou ainda, quitar o financiamento, o seu nome deve ser retirado da lista de inadimplentes em até 5 dias.

3. O Banco Pode Dar Busca e Apreensão do Veículo Que Financiei?

Se você se tornar inadimplente e não procurar o banco para uma renegociação, então é muito provável que a instituição dê busca e apreensão do seu veículo.

4. A Fraude na Renegociação só Acontece Quando Busca o Judiciário?

O consumidor pode estar fraudando o sistema durante uma renegociação tanto quando ele busca o judiciário como quando ele contrata uma empresa especializada para renegociar a dívida em uma situação em que ele já previa se tornar inadimplente.

 

5. A Análise de Contrato é Suficiente Para Retirar os Juros Abusivos?

A análise do contrato é o primeiro passo para identificação da existência de juros abusivos em seu contrato. Uma vez identificados esses juros, então é possível partir para a renegociação.

6. A Mais Credit Garante a Resolução do Meu Problema?

A empresa não tem como garantir ou obrigar que o banco retire as taxas de juros abusivas de seu contrato. Isto só é possível a partir de uma ação judicial. Porém, é possível que pelas vias administrativas o banco amigavelmente retire esses juros.

 

Resumindo

Renegociar o contrato de financiamento pode ser em algumas condições uma fraude do consumidor. Isso geralmente quando ele já previa se tornar inadimplente só para renegociar a dívida.

Por outro lado, se você notou ser vítima de abusos por parte da instituição, então vale muito a pena buscar a defesa de seus direitos, uma vez que é notoriamente errado que as instituições tirem vantagem excessiva sobre o consumidor.

Para saber se você é uma vítima de abusos do banco, então poderá solicitar agora mesmo a análise gratuita do seu contrato de financiamento!