juros abusivos de um contrato de financiamento

É Possível Reduzir os Juros Abusivos de um Contrato de Financiamento de Veículo?

Posted on Postado em Juros abusivos de financiamento

Em primeira mão podemos te afirmar que é totalmente possível reduzir os juros abusivos de um contrato de financiamento de veículo. Por outro lado, é importante deixar claro que isto depende de uma ação judicial.

Além disso, quando se ajuíza uma ação no tribunal de justiça não é possível ter total certeza de que terá a causa ganha e assim a redução dos juros abusivos de um contrato de financiamento.

Se você diz estar em uma situação em que percebe já ter pago o veículo e ainda assim permanece pagando parcelas altas, é provável que esteja sendo vítima de juros abusivos.

Diante disso, cabe conhecer os seus direitos, como também as leis e demais documentos legais que estabelecem regras, como por exemplo a resolução nº 3517 do Banco Central em que obriga as instituições financeiras a informar ao cliente todos os custos, taxas e tarifas cobradas no contrato.

Além dela, também existe o Código de Defesa do Consumidor, o CDC, que rege todas as transações contratuais entre o cliente final e os bancos.

Continue a leitura e descubra os mitos e as verdades acerca da possibilidade de reduzir os juros abusivos de um contrato de financiamento de veículo.

Se houver dúvida, não hesite em entrar em contato conosco, e acessar nossos posts sobre o tema e nossas postagens em redes sociais. Fique à vontade e faça a sua pergunta!

A Lei de Busca e Apreensão (Lei 13.04314) impede recorrer à justiça para reduzir o juros abusivos de um contrato de financiamento?

Muita gente espalhou o boato por aí de que a partir das alterações que foram feitas no ano de 2014 na Lei de Busca e Apreensão (Lei 13.04314), se tornou proibido buscar na justiça a solução para juros abusivos.

É claro que isto é um boato dos maiores que existem neste país. Afinal de contas, qualquer pessoa pode recorrer à justiça para tratar sobre qualquer assunto que julgar está sendo prejudicado.

Se você está pagando as parcelas de um financiamento de veículo e está sentindo dificuldades em se manter em dias com o seu compromisso justamente porque os valores destas parcelas estão altas demais, então vale a pena analisar a situação.

Ao analisar você poderá perceber que está sendo vítima de juros abusivos que, comumente, os bancos e demais instituições financeiras cobram de seus clientes no momento em que assinam contratos de financiamento ou de empréstimo.

Com as alterações da Lei de Busca e Apreensão (Lei 13.04314) ninguém ficou impedido de procurar a justiça para tratar de suas parcelas de financiamento que podem estar onerosas com juros abusivos.

Saiba que o artigo 5º, inciso XXXV, de nossa Constituição Federal estabelece que qualquer cidadão tem acesso livre à justiça.

Então, diante disso qualquer lei que esteja abaixo da Constituição e que impeça o ingresso das demandas por parte do cidadão no tribunal de justiça é, certamente, uma lei inconstitucional, e por esta razão não tem validade alguma.

O que deve ficar claro também é que ao buscar a justiça com vistas a reduzir os juros abusivos de um contrato de financiamento de veículo, não significa que você necessariamente irá ganhar a causa.

Nesse caso, estamos diante de uma outra história. Você precisará demonstrar ao juiz que está sendo vítima desse juros abusivos, e por esta razão precisa que estejam contidos em seu contrato.

O juiz, certamente, analisará o caso documento por documento, fará as devidas comparações com as taxas de juros estabelecidas pelo Banco Central e praticadas mercado nacional para chegar a uma conclusão.

Havendo o entendimento por parte do tribunal de que você é vítima dos juros abusivos, então poderá ter uma redução significativa em suas parcelas.

Como reduzir os juros abusivos de um contrato de financiamento de veículo

Não há dúvida alguma que a primeira atitude a ser feita é identificar, por sua conta, a existência de juros abusivos em suas parcelas do contrato.

Isso é possível a partir da leitura minuciosa do contrato assinado entre você e o banco. Verifique cláusulas pontualmente e dê uma maior atenção àquelas que estabelecem taxas, sejam elas de juros ou administrativas.

Faça a comparação com as taxas estipuladas regularmente pelo Banco Central e verifique se estão de acordo com o mercado financeiro.

Numa eventual suspeita de que está incorrendo cobrança de juros abusivos em seu contrato, busque o banco ou instituição financeira com a qual assinou o contrato, e converse a respeito com seu gerente com vista a redução das parcelas.

Havendo resistência por parte do banco, então cabe você buscar uma empresa especializada em revisão contratual para que o pessoal possa identificar valores cobrados irregularmente e, assim, conduzir a questão de uma forma profissional e que traga satisfação para você.

Conheça melhor o que é ação revisional de contratos

A ação de revisão de contratos tem o intuito principal de analisar e descobrir juros abusivos cobrados em contratos e, dessa forma, reduzir as taxas de juros que são considerados ilegais.

É a partir da revisão de contrato que você conseguirá reduzir os juros abusivos de seu contrato de financiamento, e sua dívida será grandemente aliviada.

Quando entrar com ação de revisão de contratos de financiamento de veículo?

É importante deixar claro que a ação revisional é para analisar as cláusulas abusivas e reduzir as parcelas de seu financiamento, e ela pode ser ajuizada na justiça a qualquer momento a partir do instante em que suspeite a cobrança de juros ilegais em suas parcelas.

Vale esclarecer que você não precisa estar em dia com os pagamentos do financiamento. Isso significa que mesmo estando com algumas prestações atrasadas, ainda assim é possível solicitar a ação de revisão de contrato.

E se, por acaso, você chegou a pagar integralmente o financiamento de veículo, fique sabendo que ainda é possível ajuizar este tipo de ação no tribunal. Caso venha a ganhar, então será ressarcido de tudo que pagou indevidamente.

É bom que fique bem claro para você que a ação revisional é um processo jurídico em que serão participantes você, o banco que financiou o veículo e os respectivos advogados.

Correrá normalmente em juízo, o que poderá ocasionar algumas despesas. Serão necessárias provas para que o juiz seja convencido de que o banco está, de fato, agindo ilicitamente ao cobrar taxas abusivas de juros.

É imprescindível você utilizar dos serviços de uma consultoria especializada na revisão contratual, a exemplo da Mais Credit, que trabalha nesse mercado e tem conseguido quitar ou aliviar a dívida de muitos de seus clientes.

Alguns casos de sucesso em que pessoas estavam grandemente endividadas devido à cobrança de juros abusivos e que quitaram suas dívidas podem ser conhecidos no seguinte link: https://www.maiscredit.com.br/mais-credit-cases-de-sucesso/

É necessário ainda que você converse com seu advogado para verificar as possibilidades de você ganhar a ação e, dessa forma, receber as devidas indenizações ou restituições pelos valores pagos de forma indevida ao banco.

Busque mais informações sobre o tema de juros abusivos

Devido ao desgaste que uma ação judicial geralmente causa nas pessoas, é importante que você conheça bem o que são juros abusivos, como identificá-los em seu contrato de financiamento de veículo, e o que fazer diante deles.

Nossa sugestão é que você leia nossas postagens regulares sobre o tema de juros abusivos. Em cada post você descobrirá detalhes importantes e se aprofundará ainda mais no tema.

Você ficou curioso, então não perca tempo e acesse agora mesmo a página de nosso blog que trata especificamente dos juros abusivos comumente cobrados em cláusulas de contratos de financiamento de veículo!

O link de acesso é https://www.maiscredit.com.br/juros-abusivos/

Acesse nossas redes sociais também : Facebook e Instagram