reduzir as parcelas do seu financiamento de veículo

É Possível Reduzir as Parcelas do Seu Financiamento de Veículo em 10 Passos

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Neste artigo você irá aprender em 10 passos já comprovados como reduzir as parcelas do seu financiamento de veículo e assim tirar de sobre si um peso terrível que é a dívida com o banco.

Praticamente todo mundo quer ter o seu veículo, porém, nem todo mundo possui dinheiro para adquirir. É por esta razão que muitos buscam o financiamento.

E nessa história muita gente fica encrencada em uma dívida que parece não ter como quitar. A saída então é reduzir as parcelas do seu financiamento de veículo.

Quer saber como isso é possível sem aplicar uma mágica sequer? Então basta continuar fazendo a leitura desde post e você verá que é tudo muito simples e prático de ser aplicado no seu dia a dia!

1. Dê um generoso valor de entrada no financiamento de veículo.

Sem dúvida alguma posso te afirmar que quando você dá um generoso valor de entrada no financiamento de veículo, certamente irá reduzir de forma positiva as parcelas dessa dívida.

Isso porque, além da dívida está sendo em parte quitada logo na entrada, o banco entende que você é bom de grana e te oferece taxas de juros excelentes para esse financiamento.

Saiba que a regra é que quanto maior o valor de entrada que você dá, maiores serão as chances de você conseguir taxas de juros melhores.

Além disso, os bancos e instituições financeiras oferecem margens maiores para renegociação de sua dívida, ou seja, de reduzir ainda mais os juros ao longo do pagamento do financiamento.

2. Faça a revisão contratual.

Se as suas dívidas estão aumentando e você precisa reduzir as parcelas do seu financiamento de veículo, então não perca tempo e solicite agora mesmo a revisão contratual.

Tenha em mente que a cada 10 contratos assinados entre clientes de bancos, 9 deles possuem cláusulas abusivas que contém juros e taxas ilegais.

Durante uma revisão contratual as cláusulas consideradas abusivas serão reanalisadas e redefinidas, e o resultado disso será a redução do valor de suas parcelas.

A revisão contratual é uma ação judicial que pode ser intermediada por advogados e consultores que irão indicar para você a melhor forma de reduzir suas parcelas.

3. Faça a portabilidade de seu financiamento de veículo.

Você assinou o contrato para financiamento de veículo com determinado banco e por uma determinada taxa de juros. Porém, com o passar do tempo você percebeu que essa taxa parece abusiva o que dificulta pagar as parcelas.

Então para que você possa reduzir essas prestações de seu financiamento, é interessante fazer a portabilidade desse crédito.

Isso significa que você irá transferir todo o saldo devedor para outro banco ou financiadora. E o bom disso é que você irá ter suas prestações mais baixas porque o segundo banco deverá oferecer taxas de juros menores.

4. Não se precipite e nem seja ansioso.

Muitas vezes naquela ânsia de adquirir o veículo mais breve possível a gente acaba se precipitando e sendo levado pela ansiedade. Isto poderá ser desvantajoso para você.

Procure não se precipitar e deixe de lado a ansiedade antes de fechar um contrato de financiamento, com isso você terá mais tempo para negociar com outros bancos as taxas de juros.

Saiba que se você não negociar essas taxas a possibilidade de fazer um mau negócio será enorme. Por esta razão procure ter calma e observe o seguinte:

Faça pesquisa e só tome decisão quando realmente estiver seguro. Analise as montadoras e todas as instituições financeiras que lhe for possível. Veja também as formas de pagamento, o prazo e os benefícios que estas empresas oferecem.

5. Busque o banco para renegociar a dívida.

O banco sempre está querendo sugar dinheiro do consumidor, mas por outro lado, ele sempre está aberto para renegociações. Aproveite esta possibilidade e busque o banco para renegociar sua dívida.

Com a renegociação certamente as parcelas do seu financiamento de veículo serão reduzidas, isso porque os juros aplicados inicialmente em seu contrato tenderão a diminuir.

Isso mesmo, com o passar do tempo e tendo já pago algumas prestações, o banco já considera você um cliente de relacionamento. É por esta razão que ele te oferece a possibilidade de uma conversa para renegociar a dívida.

6. As variações cambiais devem ser observadas por você.

Para reduzir as suas parcelas de financiamento uma ação positiva é analisar as variações cambiais. A questão é que as taxas de juros são impostas pelo Banco Central.

Esse banco tem o poder econômico no Brasil para diminuir ou aumentar a taxa SELIC, que é a taxa básica de juros no Brasil.

A taxa SELIC influencia diretamente os financiamentos, sendo por essa razão um grande motivo para você analisar as variações cambiais e fazer o financiamento apenas em momentos que sejam satisfatórios financeiramente.

Tenha em mente que cada banco ou instituição financeira possui suas regras contagens específicas. Então entra aqui novamente a ideia de você pesquisar as taxas oferecidas por cada instituição.

7. Aproveite Feirão de redução de parcelas para reduzir as parcelas do seu financiamento de veículo.

O feirão existe não apenas para comprar as verduras e as frutas, mas também para você reduzir o valor de suas parcelas de financiamento de veículo.

Certamente um dos passos vantajosos é você ficar antenado nos feirões de redução de parcelas proporcionados pelas instituições de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC.

A verdade é que as empresas credoras em parceria com as instituições de proteção ao crédito promovem mutirões para que inadimplentes ou até mesmo aqueles que queiram quitar o mais rápido possível sua dívida, possam renegociar.

Aproveite esta oportunidade e reduza as parcelas do seu financiamento de veículo.

8. Faça a amortização das parcelas.

Você tem á sua disposição a possibilidade de fazer a amortização da dívida, que poderá ser descontado das últimas parcelas ou dos juros aplicados nas prestações.

Neste caso, para reduzir as parcelas, você irá optar pela amortização de juros, e assim certamente pagará prestações mais baratas.

Procure o banco ou financiadora com a qual você assinou o contrato de financiamento de veículo e busque informações a respeito da amortização de parcelas.

9. Solicite ao banco o aumento do número de parcelas.

Isso pode soar estranho em um primeiro momento, porque afinal ninguém quer aumentar o número de parcelas, todo mundo quer é diminuir!

Porém, se a situação está muito difícil e você não possui dinheiro suficiente para arcar com todos os compromissos financeiros, pode pensar na possibilidade de buscar o banco e solicitar o aumento do número de parcela.

Ao fazer isso, você irá reduzir as parcelas do seu financiamento de veículo, claro que aumentará quantidade delas como também poderá aumentar os juros.  Faça a análise.

Nesse caso, cabe uma conversa frente a frente com o gerente do banco explicando a sua atual situação financeira e a necessidade de ampliar a quantidade de parcelas porque quer reduzir o valor das mesmas.

10. Compre um veículo semi-novo

Se a ideia é reduzir as parcelas do seu financiamento de veículo, então certamente é interessante você adquirir um veículo seminovo.

Justamente por estar nesta situação, em que o bem já foi utilizado, então o seu valor de mercado é bem mais baixo que o veículo novo.

A consequência disso é que você terá menos prestações para pagar, bem como terá parcelas reduzidas.

E aí, você gostou dos 10 passos que listei para reduzir as parcelas do seu financiamento de veículo? Será que está desejoso para aprender mais sobre financiamento e redução de parcelas?

Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba de forma gratuita e diretamente no seu e-mail todo o conteúdo que publicamos em nosso blog.

Acesse nossas redes sociais para ficar mais informado: FacebookInstagram e nosso Blog