Quando a financeira pode pedir busca e apreensão

Quando a Financeira Pode Pedir Busca e Apreensão do Meu Veículo?

Posted on Postado em Busca e Apreensão

Quem financiou um carro, sabe que precisa passar pelo processo de alienação fiduciária, que é uma forma de garantia entre o comprador e a instituição, mas e quando não pagamos? Quando a financeira pode pedir busca e apreensão?

Devido essa situação, nesse post, separamos algumas informações sobre a busca e apreensão de veículo. Para que assim, você saiba quando o veículo pode ser apreendido e como evitar esta situação. Confira!

 

Como a Busca de Apreensão de Veículo Funciona?

Quando uma pessoa faz um financiamento, ela precisa oferecer para o banco um bem para garantia caso não haja o pagamento. Dessa forma, se tratando do veículo, ele ficará no nome do banco, até que a pessoa consiga quitá-lo, caso o comprador não consiga, o banco poderá solicitar a apreensão do veículo como forma de pagamento.

Por isso, é muito importante está preparado financeiramente antes de comprar um veículo, para que você não precise passar por essa situação e conseguir pagar o carro sem preocupações.

Quando a Financeira Pode Pedir Busca e Apreensão?

Muitas pessoas costumam ficar preocupadas com a questão da apreensão de veículo, já que alguns acreditam que pode ter um veículo apreendido com atraso de uma parcela. No entanto, caso você fique sem pagar uma parcela do financiamento, a instituição pode pedir a busca e apreensão. Porém, embora permitido por lei já possa ter essa busca, na prática isso não funciona bem assim.

O que acontece, é que conseguir um carro nem sempre é uma boa alternativa para a instituição em si. Já que as instituições ganham muito mais dinheiro com os juros abusivos que ela cobra em um financiamento.  Por isso, quando o devedor não paga uma parcela, o banco irá procurar várias alternativas para ajudá-lo nessa situação.

À vista dessa situação, geralmente um banco busca apreensão apenas depois de três meses do não pagamento. Nesse caso, ela irá enviar um informativo falando que o veículo será apreendido. Mesmo que o devedor tente fugir dessa informação, ela pode surgir de diversas formas possíveis. Então uma vez que a instituição solicita a apreensão não tem como fugir.

 

 

Dicas Para Não Ter o Veículo Apreendido

Fazer a compra de um veículo e depois perder ele é algo que ninguém quer. Por isso, antes mesmo de você comprar um veículo, é de extrema importância que você esteja totalmente preparado para essa situação. Para que assim, você consiga evitar qualquer complicação que possa surgir.

Abaixo, separamos algumas dicas incríveis para que você consiga fugir da apreensão. Então independente se você já financiou ou vai financiar um veículo, veja abaixo as dicas para você apostar:

 

Leia o contrato antes de financiar

O erro muito comum entre os brasileiros é não ler o contrato. Isso porque os contratos são grandes e difíceis de interpretar, por isso muitas pessoas só assinam. Porém, ler o contrato é um passo fundamental, independente do que você vá fazer. Isso porque além de muitos bancos cobrarem juros abusivos, você saberá como funciona a alienação e outras questões no momento do financiamento. Por isso, ler contrato é um passo fundamental para não entrar em qualquer furada.

 

Procure forma de se notificar

Muita das vezes, as pessoas atrasam uma prestação não porque não tem dinheiro, mas porque simplesmente esqueceram. Devido a essa situação, o ideal é que você procura formas de você se manter atualizado de todas as suas contas. Hoje existem várias ferramentas que você pode utilizar para isso. Uma sugestão é baixar aplicativos de finanças para que ele possa te notificar. Assim você irá evitar atrasar o pagamento e terá uma boa pontuação do seu CPF.

 

Tenha um fundo de emergência

Criar um fundo de emergência, é uma maneira de você evitar passar por qualquer complicação financeira. Já que o fundo de emergência será um valor que você deixará guardado, para caso você não consiga pagar uma prestação. Dessa forma, procure criar o seu fundo de emergência, para caso você não tenha dinheiro para pagar a prestação, você tem o fundo para te salvar.

 

Não deixe acumular três parcelas

E por fim, não deixe acumular três parcelas sem pagar. Isso porque geralmente as instituições só buscam apreensão após três parcelas sem pagar – mesmo não sendo obrigatório. Por isso, procure sempre pagar as prestações e não deixar que as parcelas se acumulem.

Conclusão

Vimos nesse artigo o quão importante é, ficar atento as parcelas do veículo, dentro deste contexto mostramos também a importância de saber como que funciona o processo burocrático da busca e apreensão. Nossa  intenção foi ajudar da melhor forma possível, demos dicas para ajudar cada vez mais vocês consumidores.

A Mais Credit preza muito o conhecimento, pois pessoas bem informadas são pessoas que não caem em armadilhas de instituições financeiras, dentro deste contexto buscamos sempre a veracidade das informações aqui prestadas.

Mais uma vez agradeço de coração, pela visita de vocês leitores! Vocês são essenciais para mantermos nossas páginas de conteúdo atualizada, então por favor, se vocês tiverem qualquer dúvida, deixe nos comentários, que vamos ajudar da melhor forma possível!  Até breve!