IPVA e a Tabela FIPE

IPVA e a Tabela FIPE: Qual a Relação Entre Eles?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Você sabe qual é a relação entre o IPVA e a tabela FIPE? O IPVA é algo que já estamos cansados de escutar, mas quando falamos da tabela FIPE, muitas pessoas ainda têm dúvidas de qual é a relação entre os dois. Aliás, a tabela FIPE possui total importância no IPVA quanto ao valor que você paga.

Então, para acabar com todas as dúvidas, neste artigo separamos um guia, mostrando o que significa cada um e qual é a sua relação. Dessa forma, você ficará ainda mais engajado no assunto. Portanto, para saber mais, confira o artigo completo abaixo!

O Que é o IPVA?

O Imposto sobre Propriedade de Veículos, IPVA, é um valor a ser pago anualmente por todo proprietário de um veículo. Esse imposto é arrecadado em todos os estados do Brasil, por isso, o valor a ser pago varia de acordo com cada localidade e tipo de veículo.

Atualmente, o Governo oferece duas possibilidades pelo pagamento do IPVA podendo ser à vista ou à prazo. Devido o valor variar de acordo com cada tipo de veículo, aqueles que possuem maior preço no mercado precisarão pagar o IPVA com preços mais altos, por isso a opção do pagamento parcelado auxilia certas pessoas.

Já para aqueles que pagam o IPVA à vista, possui alguns benefícios como o desconto no valor do mesmo. Esse desconto também varia de acordo com cada estado. Por exemplo, na Bahia, o desconto é de até 10%, enquanto São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais é de 3%.

Além disso, esse imposto é obrigatório, exceto para algumas situações previstas por lei. Dessa forma, caso você não esteja dentro das condições de isenção do IPVA e não realizar o pagamento, terá uma grande dor de cabeça, tanto em questão financeira quanto a possibilidade de não utilizar certos benefícios públicos.

Quanto ao valor arrecadado do IPVA, ele é utilizado em serviços públicos do seu estado e município. Ou seja, ele será dividido em 50% para Estado e 50% para Município e os representantes irão avaliar onde o dinheiro será utilizado.

É comum as pessoas acreditarem que o valor do IPVA é usado apenas em serviços relacionados a transporte, porém isso não é verdade. Tanto o IPVA quanto o IPTU são utilizado em diversas situações no estado, além disso, os pedágios são outra forma que o Governo utiliza para melhorar as vias de transporte.

O Que é a Tabela FIPE?

A tabela FIPE significa, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas cujo o seu objetivo é mostrar o preço médio dos veículos no Brasil. Ela foi criada no ano de 1973 para ajudar algumas faculdades na Universidade de São Paulo (USP).

Essa tabela trabalha com o preço de todos os tipos de automóveis terrestres como, carros, motos e caminhões, sendo eles novos, semi novos e usados.  Além disso, os valores do veículos são atualizados mensalmente podendo ser utilizado como base o ano, a motorização e o modelo do automóvel.

Outro ponto para destacarmos, é que os valores dos carros podem ser alterados de acordo com a sua localização. Por esse motivo, pode existir preços discrepantes pela FIPE de um tipo de modelo.

Dentre as utilidades da FIPE, ela é bem comum para ajudar a determinar por quanto será vendido os automóveis em diferentes condições. No entanto, a FIPE também possui uma relação quanto ao IPVA.

Qual é a Relação Entre Os Dois?

A tabela FIPE e o IPVA possui uma relação, pois essa tabela é utilizada como base para realizar o cálculo do IPVA. Conforme havíamos citado, o valor a ser cobrado varia de estado para estado e quanto ao valor do veículo em questão.

Então, para realizar o cálculo, é utilizado a tabela FIPE como referência para determinar o valor a ser pago por cada pessoa.

Portanto, se você deseja saber quanto precisa pagar de IPVA, pode optar por verificar o valor que o seu veículo vale atualmente, por meio da tabela FIPE.

Ela fica disponível gratuitamente pela internet, então você consegue ter acesso a essa informação em qualquer lugar com acesso à internet.

Como Calcular o IPVA?

Para calcular o valor do IPVA é necessário termos duas informações, o quanto vale o veículo em questão naquele ano e a porcentagem da alíquota cobrada no seu estado. Após a coleta dessas informações, é necessário multiplicar o valor do veículo pela alíquota e depois dividir por 100. Veja um exemplo abaixo para que você possa entender esse passo na prática:

Suponhamos que o seu veículo vale R$50,000 e o valor da alíquota do seu estado seja de 3%. A conta a ser feita será a seguinte:

50000 * 3 = 150000/100= R$1500,00

Conseguiu compreender como funciona? Você pode refazer essa conta na sua casa contando as informações do seu veículo e alíquota do estado.

A Mais Credit

Antes de finalizarmos esse artigo, você conhecer a Mais Credit?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contrato de financiamento de veículo, para reduzir juros abusivos e conseguir até 70% de desconto na quitação do veículo.

Infelizmente, muitas pessoas no Brasil são vítimas de juros abusivos e não é atoa que esse país é considerado campeão em sua cobrança. Por isso, a Mais Credit avalia os contratos, indica o juros e realiza a ação extrajudicial para solucionar esse problema.

Hoje, ela já possui vários cases de sucesso de pessoas que possuíam juros abusivos e conseguiram sair dessa situação.

Portanto, se você passa por isso, você pode entrar em contato com a equipe dá Mais Credit por WhatsApp e solicitar a análise contratual gratuitamente. Fácil, não?

Então, se você gostou deste artigo e entendeu a diferença entre o IPVA e a Tabela FIPE, aproveite para compartilhar ele em suas redes sociais! E é claro, deixe também o seu comentário abaixo, adoramos saber a sua opinião!