Qual a Média de Rodagem de Um Veículo Por Ano

Qual a Média de Rodagem de Um Veículo Por Ano?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Para você que vai adquirir um veiculo, você sabe Qual a Média de Rodagem de Um Veículo Por Ano? As pessoas costumam falar que uma boa quilometragem de carro por ano é de 20 mil quilômetros. Essa afirmação está correta?

 

Confira Neste Artigo Qual a Média de Rodagem De Um Veículo Por Ano!

 

Na hora de vender ou comprar um carro muita coisa vale para valorizar ou desvalorizar o veículo. É comum que vendedores de carros afirmem que o veículo tem cerca de 20 mil quilômetros rodados, então é uma mão na roda comprá-lo.

A questão é que a coisa não funciona exatamente dessa maneira. Saiba que a média ideal de quilometragem oscila de Estado para Estado e até mesmo de tipo de veículo.

Pelo menos é o que a gente pode descobrir ao ler o relatório da KBB Brasil. Esta instituição é bastante procurada quanto o assunto é precificar veículo aqui no país.

Em linhas gerais, a KBB afirma que o brasileiro vem andando bem menos quilômetros do que os 20 mil anteriormente ditos. E qual é então essa média?

 

Média De Rodagem De Um Veículo Por Ano No Brasil

 

Essa resposta é variável pois depende do tipo de carro, do Estado onde o veículo roda e também se é o primeiro ano de rodagem ou não. Mas, para te dar uma resposta, vamos considerar um carro popular rodando no primeiro ano de aquisição.

Então, segundo a KBB Brasil, a média é de quase 13 mil km. Para ser exato, é de 12,900 km. Certamente que é algo bem diferente daqueles 20 mil que as pessoas dizem por aí, não é mesmo?

Agora, veja que à medida que o veículo vai sendo utilizado, ou seja, com o passar dos anos, então a média vai reduzindo, podendo chegar a 400 km por an0o, por exemplo.

Então, se você comprar um carro, certamente que a grande tendência é que percorra com ele esses 13 mil km. Só que com o passar dos anos, você diminuirá essa média, e quando chegar ao cinco anos de uso, é provável que não chegue a 2 mil quilômetros médios rodados.

Assim, a ideia de que um veículo andaria 100 mil km pode ser uma farsa para muitos casos. Ou seja, geralmente a média considerando diversos anos de uso poderá ser de 50 a 60 mil km.

 

A Média De Rodagem De Um Veículo Por Estado

 

O estudo concluiu que existem grandes diferenças de médias quando se compara os Estados. Saiba que os valores médios podem variar até 6,5 mil km de Estado para Estado.

 

Vamos ver na sequência o quadro divulgado pela KBB Brasil onde mostra a qual a média de rodagem de um veículo por ano em cada Estado da Federação.

 

Estado km/ano
Tocantins 17.600
Distrito Federal 14.600
Mato Grosso 14.600
Roraima 14.300
Goiás 13.700
Mato Grosso do Sul 13.700
Rio Grande do Norte 13.400
Acre 13.300
Paraíba 13.100
Paraná 13.100
Sergipe 13.100
Maranhão 13.000
São Paulo 13.000
Minas Gerais 13.000
Amazonas 12.800
Santa Catarina 12.800
Piauí 12.600
Amapá 12.500
Bahia 12.500
Rondônia 12.500
Rio Grande do Sul 12.200
Pará 12.100
Ceará 11.900
Espírito Santo 11.700
Rio de Janeiro 11.600
Pernambuco 11.100

 

 

A Média De Rodagem De Um Veículo Por Tipo

 

Os veículo são divididos em categorias e, dependendo disso, a média por ano de rodagem também varia bastante. Assim, a instituição KBB fez um quadro onde colocou a rodagem segundo o uso de cada veículo.

Nesse quadro estão os veículos utilizados para passeio e os que são tidos como utilitários. Aqui estarão a perua, o sedan e o hatch, além de vans, SUVs e caminhonetes.

Veja a seguir o quadro que mostra com detalhes a rodagem média segundo a categoria ou tipo de cada veículo:

 

Categoria Quilometragem no 1º Ano
Passeio pequeno 13.000 km
Passeio médio 11.700 km
Passeio grande 10.100 km
Utilitário pequeno 14.000 km
Utilitário médio 13.700 km
Utilitário grande 12.000 km

 

Lembre-se que estes dados coletados estão considerando apenas o primeiro ano de uso, ou seja, carros com mais de um ano não foram levados a cabo nesta pesquisa.

 

Por Que a Média Varia De Ano Para Ano

 

É prudente considerar nestes estudo a média do primeiro ano de rodagem, pois já sabemos que ela varia ao longo dos anos seguintes de uso do veículo. Mas, a pergunta é por que existe essa variação?

A resposta é simples e básica: de acordo com a utilização do veículo, as peças do mesmo vão sendo desgastadas e isso exigirá ainda mais do carro.

Pense na conservação do carro, detalhadamente na sua estrutura geral, como também de seus componentes. Imagine como ficarão os pneus, e o óleo que deverá ser trocado.

Enfim, haverá um consumo e consequente desgaste de toda a estrutura veicular, o que implicará em reduzir a capacidade de rodar do veículo.

 

A Quilometragem e a Compra De Carro Novo ou Usado

 

Se você compra um carro novo ou usado, certamente deverá levar em consideração a média de km que o veículo consegue fazer no primeiro ano. Estes dados listados neste artigo te ajudam nesse momento.

Assim, ao saber quanto poderá rodar, então saberá se o veículo atende suas necessidades, como também poderá se preparar para as despesas de combustíveis e, ainda, as manutenções periódicas, pois estas devem ser feitas segundo o tempo de uso ou de acordo com a quilometragem alcançada.

Lembre-se que a quilometragem de um veículo, inclui a capacidade média de rodagem, é um fator interessante na hora de adquirir um veículo.

Bom, você que procurava descobrir qual a média de rodagem de um veículo por ano, certamente conseguiu uma resposta simples e direta com a leitura deste artigo.

Esperamos que tenha gostado e continue acompanhando nossas postagens. Prezamos fortemente pela qualidade e relevância das informações postadas aqui. Nosso objetivo é deixar você cada vez mais informado e atualizado.

Se ficou alguma dúvida, poderá usar o espaço para comentários e fazer sua pergunta. É nosso prazer interagir com você. Fique à vontade para tirar suas dúvidas, logo responderemos!

A Mais Credit trabalha para o bem de seus clientes e amigos. Caso queira conhecer os serviços que prestamos à comunidade, então poderá utilizar os telefones que disponibilizamos para contato.