Quais São as Principais Causas de Abusividade

Quais São as Principais Causas de Abusividade de um Contrato de Financiamento?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Você sabe Quais São as Principais Causas de Abusividade de um Contrato de Financiamento?

Se tem algo que incomoda e dar dor de cabeça nas pessoas são cobranças de taxas indevidas e abusivas. Fazer um financiamento para comprar um veículo pode ser um pesadelo se você não ficar atento a essas abusividades.

Infelizmente, hoje em dia, a maior parte dos contratos de financiamento de veículos possuem cláusulas abusivas que prejudicam o comprador final.

Quase que todos os compradores, por não terem exatamente informações o suficiente, são vítimas de algumas práticas ilegais.

Por isso é muito importante ficar atendo e tentar entender ao máximo sobre essa questão. É em razão disso que escrevemos esse artigo.

Se você está cansado de ser enganado e quer estar mais atendo sobre assunto, esse texto é ideal para você. Vamos te mostrar o que são e quais as principais causas de abusividade de um contrato de financiamento.

Além disso, iremos te ensinar, no final desse texto, o que você deve fazer quando você estiver sofrendo cobrança de juros abusivos.

Se interessou pelo assunto? Então fique atento e acompanhe esse conteúdo que preparamos para você.

Confira!

O Que é um Financiamento?

De forma resumida, quando você quer comprar um veículo, mas não tem o valor total para pagá-lo, é possível compra-lo em diversas parcelas. Isso quer dizer que o valor total é dividido em algumas vezes, dessa forma, você paga todo mês.

O número de parcelas finais depende da instituição financeira, há um máximo permitido, e de como fica melhor para você fazer o pagamento mensalmente.

Porém, existem as taxas de juros. Nesse caso, quanto mais vezes você dividir o valor de um veículo, mais taxas de juros ele terá. Esse é onde pode morar o grande problema.

É preciso deixar claro que a cobrança desses juros é legal. No entanto, há algumas instituições financeiras que cobram além do permitido. Isso se chama abusividade de taxas de juros. É o que vamos falar no próximo tópico.

O Que é Abusividade no Contrato?

O termo “abusividade” quer dizer que algo está sendo feito de forma excessiva e que possa vir a prejudicar uma pessoa. É um ato de violação quanto aos direitos de alguém.

Quando se fala em abusividade no contrato de financiamento, significa este contrato está irregular e que você pode estar sendo enganado.

Você precisa entender o que é juros abusivos. Basicamente é quando as taxas de juros são que permitidas por lei, estão acima da média do mercado. Geralmente é o Banco Central quem determina essas taxas. Eles divulgam mensalmente esses valores.

Ao analisar o contrato do financiamento do seu veículo e você notar que as taxas estão acima de outros bancos e instituições e fora do que o Banco Central prevê, então sim; você está sendo vítima de taxas e juros abusivos.

Seria bem mais fácil se houvesse um valor exato determinado para a cobrança desses valores, mas infelizmente não é dessa forma que funciona.

E para que você identifique se há essa cobrança indevida, é preciso fazer uma análise do seu contrato. No próximo tópico você vai aprender a como identificar essas abusividades no contrato.

Como Identificar Abusividades no Contrato de Financiamento

Como dito no início do texto, taxas de juros são permitidas por lei, no entanto há um percentual máximo aprovado para elas.

Se você percebeu que as taxas de juros elevaram muito os valores das parcelas, então esse já é um dos indícios de que há abusividade no seu contrato de financiamento.

Perceba também se há taxas administrativas ou taxas de terceiros no contrato do seu veículo que não deveriam estar lá.

Outro indicio de que há abusividade no seu contrato é se você estiver tendo dificuldade de pagar as parcelas. Caso isso ocorra coloque-se alerta, pois provavelmente você encontrará taxas abusivas no contrato de financiamento.

Fique atento também ao ter que adquirir um outro produto para conseguir fechar o financiamento.  Esse é um item que falaremos melhor no próximo tópico.

Quais São as Principais Causas de Abusividade de um Contrato de Financiamento?

Agora que você já sabe o que é e como identificar abusividades no contrato de financiamento é hora de saber quais são as principais causas de abusos.

Uma delas é notar se os juros cobrados no seu contrato estão acima do que é estabelecido pelo Banco Central.

O órgão está sempre divulgando as taxas de jutos do mercado que precisam ser seguidas por bancos e outras instituições financeiras.

Algumas instituições financeiras também se aproveitam das cobranças indevidas de taxas administrativas.  Se você perceber que essas taxas estão sendo cobradas e você não sabe o motivo, é hora de questionar esse item.

As taxas administrativas mais cobradas nos contratos são as de encargos e a de permanência.

No caso da primeira, cobre e corrige as despesas dos funcionários que criaram o contrato. Essa primeira é ilegal, uma vez que os funcionários já são remunerados para exercerem seus serviços.

Já a segunda tem o objetivo de proteger o banco em caso de inadimplência por parte do comprador. Ela é aceita, no entanto se torna ilegal quando os valores são abusivos e muito mais alto do que o mercado em geral cobra.

Uma pratica comum, mas que também é ilegal, é condicionar a compra de um produto ou serviço à aquisição de outro. Essa prática é conhecida como compra casada e é precisa ficar atento a ela.

Se você precisou adquirir um seguro seja do veículo ou de outro bem, por exemplo, para só então conseguir fechar o contrato de financiamento de um veículo, então certamente você caiu na ilegalidade da compra casada.

Saiba o Que Fazer Quando Perceber Abusividades no Seu Contrato de Financiamento.

Se, ao ler esse texto, você percebeu que está sendo vítima de abusividade no contrato de financiamento do seu veículo, você precisa saber o que fazer diante desta situação.

A primeira dica é ler atentamente seu contrato de financiamento e grifar todas as partes que você acha importante e que demonstram certa irregularidade.

Você também comparar as taxas médias do Banco Central. Outra dica é sempre fazer pesquisar e estar sempre informado. Quanto mais você souber, menos chances terá de ser enganado.

Verifique também as taxas administrativas caso esteja sendo cobradas em seu contrato. Elas estão de acordo com a média do mercado?

Depois disso você pode marcar uma reunião com o gerente do seu banco e tentar fazer uma negociação. Caso a situação não seja resolvida é hora de procurar por um especialista no assunto que poderá te orientar melhor em como agir em casos assim.

Lembre-se sempre que antes de assinar um contrato você precisa ter atenção redobrada em todas as cláusulas que estão especificadas.

Conseguiu entender melhor sobre o assunto? Ficar atento e buscar sempre por informações são maneiras de garantir que você não caia em situações desse tipo.

Caso você ainda tenha dúvidas, nosso site possui diversos artigos sobre abusividade de um contrato de financiamento. É só navegar!

A Mais Credit preza pelo conhecimento, se você tiver qualquer duvida, por favor entre em contato com a gente, que vamos te ajudar da melhor forma possível!

Somos uma empresa especializada em negociações extrajudiciais de financiamento de veículos, sempre buscamos as melhores negociações para cada tipo de situação!

Se você precisa de ajuda porque suas parcelas estão altas demais, podemos fazer uma análise de seu contrato de financiamento para te ajudar a descobrir se você está sendo vitima dos juros abusivos!

Ligue para nossa central de atendimento pelo numero 0800-580-0910 ou via whatsApp (11) 9688-27012.