Proteção veicular

Proteção Veicular: Fique Por Dentro Dessa Modalidade!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Está pensando em proteger o seu veículo, mas não sabe por onde começar? Saiba que a proteção veicular pode te ajudar com isso. Esta é mais uma modalidade de seguros para veículo, para você ficar tranquilo caso aconteça algum imprevisto.

No entanto, a proteção veicular possui algumas características diferentes do seguro convencional, por isso, você precisa avaliar as possibilidades Portanto, abaixo separamos este artigo completo com as principais informações que você precisa saber. Vamos conferir?

O Que é a Proteção Veicular?

O proteção veicular é como um seguro automotivo, porém dividido entre várias pessoas. Ou seja, é feito um rateio e cada pessoa irá pagar os custos sinistros como casos de roubo, colisão, enchente e outros. 

Para ficar mais fácil de compreender, você pode imaginar uma divisão entre os seus amigos, no qual iriam calcular o valor médio que gastariam caso aconteça imprevistos. A partir disso, esse valor seria dividido entre os associados, então se em algum momento o veículo de algum dos envolvidos sofresse acidente, o valor arrecadado seria utilizado para esta situação.

Além disso, a proteção veícular é administrada por uma associação legalizada e registrada. Por esse motivo, caso você esteja cogitando a possibilidade de optar pela proteção veicular, irá precisar avaliar se a associação é segura e legalizada.

Qual a Diferença Entre Proteção Veicular e Seguro Automotivo?

A principal diferença entre a proteção veicular e a seguradora é a sua administração. O seguro automotivo é estabelecido por uma seguradora enquanto a proteção por associados sem fins lucrativos. Por esse motivo, as diretrizes e os processos acontecem de formas diferente.

Para ficar mais fácil de você entender, separamos as principais diferenças;

Adesão

Se tratando da adesão, na seguradora o veículo será avaliado e depois vai ser definido um valor de acordo com as condições, o preço determinado poderá ser pago integralmente ou mensalmente. 

Com a proteção veicular isso é diferente, o veículo também passará por uma vistoria, mas o valor a ser pago será mensal.

Apólice

Além da adesão, podemos destacar também uma diferença quanto a apólice. No momento em que o cliente contrata o seguro, ele recebe uma apólice com todos os seus deveres e obrigações. Na proteção veicular não há uma apólice, todas as diretrizes vêm presentes apenas no contrato.

Regulamentação

Se tratando da regulamentação, as seguradoras possuem normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e também pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Dessa forma, esses conselhos passam uma garantia legal para os clientes.

Já em contrapartida, a proteção veicular não possui nenhum conselho que irá trazer mais garantia. Por isso, somente o Código Civil Brasileiro e a Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB) irão definir a legalidade.

Coberturas

As coberturas entre ambos serviços são as mesmas, porém, nas seguradoras, costumam ter serviços adicionais e já na proteção veicular, isso pode não acontecer. Por isso, é necessário avaliar ambas situações, pois os serviços adicionais poderão fazer falta.

Preços

Por fim, quanto aos preços, a proteção veicular costuma ser bem mais barata do que os seguros, justamente por não terem fins lucrativos. 

Quais São As Suas Principais Vantagens?

Analisar as vantagens da proteção veicular é uma ótima forma de você avaliar se essa é a opção ideal para àquilo que deseja. Por esse motivo, separamos algumas vantagens que a proteção veicular oferece para te auxiliar.

Então, para começar, a primeira vantagem é o seu custo benefício, já que os valores são bem mais baratos que os seguros e oferece as mesmas coberturas. Porém – conforme havíamos citado – não se esqueça de que na maioria das vezes a proteção veicular não possui coberturas adicionais.

Quanto ao praticidade, a proteção veicular é mais simples e fácil de lidar, não possui tantas burocracias como no caso dos seguros. Dessa forma, você passa a ter mais praticidade e agilidade no processo.

Além disso, encontrar empresas que são verdadeiramente transparentes não é um passo fácil, porém, a associação de  proteção veicular permite isso. Ao contrário das organizações convencionais, ela busca deixar tudo claro já que todos os participantes irão interagir e contribuir para que a associação funcione. Então, ao contratá-la, você passa a entender claramente como funciona.

O Que Analisar na Hora de Escolher a Proteção Veicular?

Conseguir decidir entre uma proteção veicular e um seguro pode parecer um passo complicado, mas na verdade tudo que você precisa avaliar é se a proteção veicular está de acordo com a suas necessidades.

Por exemplo, coloque no papel qual tipo de cobertura precisa e quanto está disposto a pagar por isso. Além disso, é importante que busque avaliar se poderá se comprometer com o grupo de associados, já que deverá ter uma contribuição mútua.

Outro fator a ser levado em consideração é a sua segurança. Os seguros costumam oferecer melhores garantia e maior segurança, então, você deve avaliar também este fator.

O ideal é que haja clareza de tudo que você procura, pois assim conseguirá encontrar a melhor alternativa. 

 

Que Tal Aproveitar Para Conhecer a Mais Credit?

Chegamos ao final deste artigo e agora você já consegue entender o que é a proteção veicular e as suas condições. No entanto, agora que finalizamos, o que acha de aproveitar para conhecer a nossa empresa?

Se você tem um veículo financiado saiba que a Mais Credit pode te auxiliar. A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão contratual, para avaliar se o seu contrato há juros abusivos e, a partir disso, solicitar a ação extrajudicial.

Hoje, a Mais Credit já conseguiu recuperar 10 milhões de reais em juros, além de ter recebido o Prêmio Quality pela sua excelência.

Por isso, você pode aproveitar para enviar o seu contrato de veículo para que a equipe revisa gratuitamente. Gostou?

Para isso, basta entrar em contato pelo chat do site Mais Credit ou pelo WhatsApp!