Painel Veicular

Painel Veicular: Saiba Como Funciona as Luzes e Quais as Mais Importantes!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Pode parecer estranho dizer isso, mas muitas pessoas não sabem o que é o painel veicular. Mas você, sabe para que serve e como funciona as luzes do painel do seu veículo?

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, nós escrevemos esse texto para você. Nele explicamos o que é um painel veicular, para que serve e como funciona as luzes mais importantes.

Quer saber tudo sobre o assunto? Confira o texto!

O Que é Painel Veicular?

O painel veicular fica na parte da frente do carro, próximo ao volante. Ele se acende assim que o motor é ligado.

Essa funcionalidade foi projetada afim de informar ao motorista como anda a saúde do seu veículo. A quantidade, qualidade e o tipo de itens que são informados no painel, depende muito de modelo para modelo.

Quanto mais novo e mais sofisticado o modelo do seu veículo, mais itens ele terá no painel, tornando-o assim mais completo.

Para Que Serve?

O painel veicular serve para orientar e informar ao condutor sobre possíveis falhas e problemas com seu veículo. Ou seja, é a comunicação entre o automóvel e o motorista.

Essas luzes são importantes, pois sinalizam qualquer tipo de problema que pode afetar a estabilidade do veículo ou colocar em risco a segurança do motorista.

É muito importante conhecer essas luzes. São elas que informará quando seu carro precisa de uma atenção redobrada.

Como Funciona as Luzes Mais Importantes?

Na maior parte dos casos, quando determinadas luzes se acendem, não significa algo bom. Cada luz pode indicar uma falha específica. O que dificulta é que essas luzes não são, em sua maior parte, explicadas. Por isso é importante conhecer os desenhos que vem junto a elas.

Há dois tipos de luzes no painel veicular: as amarelas e as vermelhas. No primeiro caso, elas indicam um alerta de advertência. Já a segunda cor, significa alerta de emergência.

Quando você liga seu veículo, todas as luzes de advertência e emergência são acesas e apagadas logo em seguida. No entanto, caso algumas delas permaneça ligada, é hora de cuidar do seu automóvel.

Confira agora o que significa cada luz:

Luzes Amarelas

As luzes amarelas aparecem quando alguma situação precisa de uma atenção redobrada. Ela não é uma situação grave, mas uma indicação de um possível início de um problema.

Os itens que podem se acender na cor amarela, sinal de advertência, são a de baixo nível de combustível, injeção eletrônica e pré-aquecimento das velas. Todas são indicadas por um sinal específico no qual você precisa estar atento e saber o significado de cada um.

Luzes Vermelhas

As luzes vermelhas se acendem quando algo grave está acontecendo. Elas requerem muita atenção por parte do motorista.

Os itens que estão mais sujeitos a serem indicados com uma situação de emergência são a pressão do óleo do motor, o fluído de freio e a bateria.

Gostou do conteúdo? Se ainda assim você tem algumas dúvidas sobre o assunto, deixe-as nos comentários, vamos te ajudar da melhor forma possível!

A Mais credit é uma empresa que se preocupa com o conhecimento, sempre buscamos os melhores materiais para te ajudar no dia a dia!