O Que Seria Uma Ação Extrajudicial

O Que Seria Uma Ação Extrajudicial?

Posted on Postado em Juros Abusivos

O Que Seria Uma Ação Extrajudicial? As pessoas muito comentam sobre ações judiciais e extrajudiciais. Sobre esses temas há muita coisa para falar, mas hoje vou te explicar o que seria uma ação extrajudicial!

Resolvi escrever sobre esse assunto porque a cada dia que passa tenho visto mais pessoas procurando saber o que realmente significa uma ação extrajudicial.

Além disso, os tribunais têm sido mais cautelosos influenciando e incentivando as pessoas a tentarem resolver os seus problemas de forma extrajudicial, antes de partirem para o judicial.

 

Entenda o Significado Da Palavra Extrajudicial

 

Para que você possa saber o que seria uma ação extrajudicial, é imprescindível uma explicação acerca desse termo. De uma forma didática posso te dizer que extrajudicial se refere a um adjetivo criado a partir de duas palavras latinas:

 

  • Extra, que significa com exceção, fora;
  • Judicialis, que significa justiça ou juiz.

 

Quando juntamos as duas palavras temos algo mais ou menos do tipo: “Com exceção do juiz” ou “fora da Justiça”, fazendo relação com o Tribunal. Nesse caso, seria fora do tribunal.

 

E o termo ação? O que significa?

 

A palavra “ação” tem muitas aplicações. Restringindo bastante o significado, vamos considerar esta palavra sendo aplicada para os trâmites de negociação.

Dessa forma, é possível dizer que em uma ação judicial haverá uma negociação, e na ação extrajudicial, também acontecerá uma negociação.

A diferença é que no primeiro caso a negociação será com participação do juiz, ou melhor, dentro de um tribunal.

Já no segundo caso, como vimos na explicação do que é o significado da palavra extrajudicial, então fica fácil perceber que a negociação acontecerá sem a participação do juiz, ou seja, fora do tribunal.

 

O Que Seria Uma Ação Extrajudicial?

 

Uma vez que você entendeu didaticamente o que significa a palavra “extrajudicial” e “ação”, então facilitamos bastante para a compreensão da expressão “ação extrajudicial”.

Assim, uma ação extrajudicial é aquela tentativa de resolver um problema através de um meio amigável sem necessidade da participação de um juiz, de um advogado, e fora do ambiente dos tribunais.

Esta forma amigável é feita pelas vias administrativas, e não pelas vias judiciárias.

Para você conseguir visualizar na prática o que é uma ação extrajudicial, vou partir para um exemplo simples.

 

Uma Ação Extrajudicial Na Prática

 

Pedro trabalha em um supermercado e seu desejo sempre foi o de ter um veículo próprio. Devido às suas condições financeiras não consegue adquirir um carro, então optou por comprar uma moto.

Mais uma vez por conta das restrições financeiras, mesmo trabalhando, viu que não tinha dinheiro suficiente para fazer o pagamento à vista da moto, então, decidiu fazer um financiamento.

Como o seu score era muito bom, não demorou muito e logo conseguiu fechar um contrato de financiamento com determinado banco.

Com pouco tempo para ler o contrato, e também com pouco conhecimento para entender as cláusulas, resolveu assinar o documento sem saber ao certo o que estava escrito.

Fechou um financiamento para pagamento em 48 meses. Porém, mesmo trabalhando no supermercado e recebendo seu salário mensalmente, começou a sentir dificuldades de pagar as prestações a partir da vigésima parcela.

 

O Que Aconteceu Com Pedro?

 

Pedro atrasou o pagamento de uma, duas, três e várias prestações. Então, o banco lhe propôs a entrega amigável do veículo. Porém, um amigo de trabalho informou para Pedro que era possível optar por uma ação extrajudicial de análise contratual.

A ideia era descobrir se naquele contrato que foi assinado sem ler na íntegra, havia a cobrança indevida de taxas de juros abusivos capazes de elevar as prestações e dificultar o pagamento.

 

Pedro Buscou Ajuda De Profissionais!

 

Para o bem de Pedro existem profissionais e empresas especializados em análises de contratos de financiamento de veículo.

Ao entrar em contato com um desses profissionais, foi solicitado imediatamente o seu contrato, e após uma vasta e focada procura, encontrou-se cláusulas abusivas.

Estas eram as responsáveis pela inadimplência de Pedro. Infelizmente, cobrava juros absurdos, portanto, considerados ilegais.

Diante da descoberta, sugeriu-se iniciar uma ação extrajudicial, ou seja, fora dos tribunais, para resolver a questão de forma administrativa.

 

A Quitação Do Débito

 

A ação extrajudicial iniciou no momento da análise do contrato, e prosseguiu com o cálculo revisional com a emissão de um laudo com os valores já pagos e aqueles que, de fato, eram devedores.

Ao entrar em contato diretamente com o gerente do banco, então foi proposto um acordo extrajudicial, solicitando a retirada das cláusulas que previam juros abusivos.

Dessa forma, o banco ciente de seu erro, acatou a proposta e concedeu um desconto de 70% para que Pedro viesse a quitar o seu financiamento.

 

Você Também Poderá Abrir Uma Ação Extrajudicial!

 

O que você leu até aqui foi um exemplo que acontece todos os dias com dezenas de brasileiros: Infelizmente a cada 10 contratos de financiamento de veículos assinados, 9 deles possuem cobranças de juros abusivos.

Isso encarece bastante as prestações do seu financiamento, e chegam até a impedir de manter em dias as parcelas.

Para evitar maiores problemas, é possível resolver esta questão de forma amigável, buscando as vias administrativas, ou seja, abrindo uma ação extrajudicial.

A Mais Credit Consultoria atua em todo o Brasil prestando serviço para redução de juros abusivos em financiamento de veículos através da execução de uma ação extrajudicial.

Você está sendo vítima do juros Absurdos cobrados pelos bancos, ou se mesmo desconfia que algo está errado suas prestações? Então é um sinal de que você deve revisar o seu contrato.

Isto é o que seria uma ação extrajudicial: Você solicita a análise de seu contrato de financiamento e a Mais Credit identifica as cláusulas abusivas.

Na sequência, um acordo extrajudicial deverá ser fechado com o banco de modo que você possa quitar seu financiamento sem buscar o judiciário e usufruindo de descontos maravilhosos.

 

Resumindo

 

Afinal, o que seria uma ação extrajudicial? Você aprendeu neste artigo que o termo ação sendo aplicado no sentido de resolver um problema ou fazer uma negociação, poderá ser utilizado para questões judiciais ou extrajudiciais.

No caso específico de uma ação extrajudicial, significa que você irá resolver um problema ou negociar fora dos tribunais, sem a presença de um juiz, ou seja, tratará da questão pela via administrativa.

O exemplo que mostramos relativo ao Pedro pode ser algo que também está acontecendo com você. Assim, da mesma forma que Pedro, você também poderá abrir uma ação extrajudicial.

A Mais Credit está no mercado há quase 10 anos analisando contratos de financiamento de veículo. E você poderá solicitar sua análise inteiramente grátis.

Sugiro que você continue nos acompanhando nessas postagens. Aqui no blog tratamos muito sobre o tema o que é ação extrajudicial e de análises contratuais.

Poderá também entrar em contato com nossos Consultores para entender mais como a Mais Credit pode te ajudar em uma ação extrajudicial.

Espero que tenha gostado deste artigo e que ele tenha deixado você informado. Aproveito para pedir que compartilhe essa informação para que mais pessoas possam ser beneficiadas.

Se ficou alguma dúvida queira, por favor, utilizar o espaço que reservamos para comentários. Faça sua pergunta e aguarde porque iremos responder o mais breve possível!

Não esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais. No Facebook e Instagram postamos semanalmente muitas dicas! Certamente você vai curtir todas!