O Que Pode Acontecer Se o IPVA Atrasar?

Você sabe o Que Pode Acontecer Se o IPVA Atrasar? O IPVA é um imposto obrigatório que todo motorista precisa pagar anualmente. Porém, o atraso ou o não pagamento desse imposto pode gerar consequências graves e uma grande dor de cabeça.

Por esse motivo, dessa vez separamos um guia completo para você entender o que pode acontecer caso não pague o IPVA, as principais informações sobre esse imposto, mais algumas dicas para você conseguir evitar o atraso. Confira o artigo completo abaixo para acompanhar!

O que é IPVA?

O IPVA é a sigla de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, sendo um valor a ser pago por todo motorista anualmente. Esse imposto é obrigatório e o valor a ser pago vai depender do estado que você mora.  Isso acontece porque cada estado cobra um valor diferente e tem as suas devidas regras.

O valor do IPVA também vai alterar de acordo com o seu  veículo, levando em consideração que, ele é calculado de acordo com o valor do seu carro. Portanto, para saber quanto você precisa pagar, é necessário identificar o valor na tabela anual.

Além disso, o valor arrecadado é dividido igualmente entre o Estado e Município. No entanto, isso não significa que esse imposto será utilizado exclusivamente para melhorar as vias. O Estado em questão, vai avaliar o que é mais necessário no momento e aplicar esse valor.

Quando ele deve ser pago?

Geralmente, o IPVA é pago no início do ano, mas o pagamento pode ser feito à vista ou à prazo. Essa condição vai depender do seu Estado, por isso, você precisa se manter atento às regras de onde você mora.

No caso de pagamentos feitos à vista, pode acontecer de você ganhar um desconto. Nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, o desconto é de 3%. Já na Bahia, pode chegar em 10% de desconto. Sendo assim, pagar à vista é uma opção melhor, mas é claro que você precisa também conferir o desconto ofertado pelo seu Estado.

Além disso, é muito importante que você busque formas de se notificar para não perder o prazo para o pagamento do IPVA. Afinal, caso não haja o pagamento, terá várias consequências e privatização de alguns benefícios.

O Que Acontece se Houver o Atrasamento da parcela?

Muitas pessoas têm dúvidas se deixar de pagar o IPVA pode trazer malefícios ou não, afinal, estamos nos referindo a um imposto e não cartão de crédito. Entretanto, as consequências do não pagamento ou o atraso causa são ainda piores, pois você não só corre risco de ser inadimplente, como passa a não ter acesso a certos benefícios.

O valor do juros cobrado pelo atraso do IPVA também varia de acordo com cada estado. Em São Paulo, o valor cobrado é de 0,33% por dia mais o juros mora. Além disso, se passar 60 dias e não for constatado o pagamento, essa taxa será aumentada para 20% sobre o valor do veículo. Portanto, é fundamental que você pague e evite atrasar, pois quanto mais tempo passar maior será a bola de neve que isso irá causar.

Além desses fatores financeiros, não podemos deixar de citar que, o não pagamento irá fazer com que o cidadão em questão crie um problema grave com o Governo. Com isso, pode acontecer dele deixar de ter acesso a certos recursos oferecidos pelo mesmo.

Como Faço Para Pagar o IPVA Atrasado?

Se o seu IPVA já está atrasado, é importante que você procure realizar o pagamento o mais rápido possível. Para fazer isso, o ideal é ir até uma sede do Detran na sua cidade para solicitar a segunda via.

Neste caso, é necessário ter alguns documentos em mãos que irão te auxiliar como, carteira de motorista, documentos do veículo, RG e CPF.

No entanto, se você não quiser se deslocar, você pode conferir no site do Detran do seu Estado se há ou não a opção do pagamento do IPVA. Ou, outra opção, é ligar e solicitar a segunda via do IPVA.

Atenção: mantenha-se preparado para o valor a ser pago caso você tenha atrasado. Afinal, ele será mais alto do que o valor original devido o juros mora e a cobrança diária.

O Que Eu Posso Fazer Para Evitar Atrasar o IPVA?

Antigamente o IPVA era enviado por correspondência se tornando mais fácil do seu pagamento e o não esquecimento. Porém, as coisas não funcionam mais assim e muita das vezes, as pessoas esquecem de pagar por não terem solicitado o boleto para a realização do mesmo.

Portanto, a nossa primeira dica para você evitar atrasar o IPVA é entender como faz para emitir o boleto dentro do Detran do seu estado. Na dúvida, ligue para pedir mais informações quanto a isso e se manter preparado.

Além disso, outra dica é sempre procurar com antecedência quais são as datas do pagamento, o que também te ajudará a evitar o atrasamento. Você pode optar também por colocar um lembrete ou ativar a notificação do seu celular para se lembrar.

E é claro, a nossa última dica é que você busque ter uma reserva de emergência. Dessa forma, irá garantir o dinheiro para pagar o IPVA.

Conheça a Mais Credit Consultoria!

Bom, chegamos ao fim desse post e agora você já sabe o que pode acontecer ao pagar o IPVA e quais cuidados deve tomar. E para finalizarmos, aproveite para conhecer a nossa equipe, Mais Credit!

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão contratual de financiamento de veículo, com o objetivo de diminuir as taxas de juros indevidas no contrato.

Por isso, se você tem um veículo financiado, pode solicitar a revisão contratual gratuitamente pelo nosso WhatsApp.  Após a revisão, caso haja uma cobrança indevida, poderá ter até 70% de desconto na quitação do seu veículo. Então, clique AQUI para solicitar!

 

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Faça uma análise gratuita pelo WhatsApp

Ligue Grátis para: 0800 580 0910

A MAIS CREDIT CONSULTORIA

NÃO FAZ EMPRÉSTIMOS

arrow - flecha

Nossa empresa trabalha
com redução de

juros abusivos

em financiamento de veículos e empréstimos.