o que fazer em caso de busca e apreensão

O Que Fazer Em Caso de Busca e Apreensão de Veículo? Descubra Agora!

Posted on Postado em Busca e Apreensão

Quem atrasa uma prestação de serviço já fica preocupado com a busca de apreensão. Isso porque quando você atrasa uma parcela o banco já tem direito de prender o carro conforme vem explicito no contrato. Por isso, o que fazer em caso de busca e apreensão de veiculo?

Já que as pessoas não têm ideia do que fazer quando acontece essa situação. Mas embora pareça que é o fim do mundo, ainda há solução. Por isso, se você recebeu um aviso de apreensão, confira o post completo abaixo, vamos explicar o que fazer em caso de busca e apreensão de veiculo!

O Que é Busca de Apreensão?

Antes de te mostrar o que fazer quando você receber a busca de apreensão, o seu primeiro passo, será entender o que de fato é isso. Já que muitas pessoas entendem por cima o que é a busca, mas simplesmente não sabem ao certo como funciona. E o seu primeiro passo será ter total entendimento sobre isso, antes de buscar uma solução.

Quando uma pessoa financia um carro, ela precisa dar um bem para o banco como forma de garantia, que é o próprio carro. Uma vez que isso acontece, se o comprador não pagar o carro para o banco conforme estabelecido no contrato, o banco poderá solicitar uma busca de apreensão. Ou seja, poderá apreender o carro.

A busca de apreensão não possui uma data definida para solicitar. Então se caso você atrasar no primeiro mês, o banco já pode solicitar a busca. Porém, isso nem sempre é uma boa alternativa para o banco. Então eles geralmente buscam negociar com o comprador, para evitar essa situação, facilitando tanto o lado do comprador quanto do próprio banco.

Geralmente, a maioria das instituições só solicitam a apreensão depois de três meses de atraso. Por isso, é muito importante que você não deixe acumular três parcelas para evitar essa situação.

Além disso, toda instituição deverá comunicar antes a pessoa sobre o carro ser apreendido. Então mesmo que você tente fugir dessa notificação, uma hora ela irá chegar, mesmo que seja na porta da sua casa.

 

 

É Possível Reverter a Busca de Apreensão?

Muitas pessoas morrem de medo em receber um pedido de apreensão de um veículo,  mas infelizmente, isso pode acontecer. Então caso você tenha recebido, saiba que ainda há chances de negociar. Mas é importante que você busque ajuda de um advogado para ele te auxiliar nesse processo.

Para reverter essa situação, é importante que o advogado analise a situação e consiga perceber se da para evita-la. Mas para isso, você precisa o contratar em ao menos 5 dias antes do veículo ser apreendido.

Caso você tenha perdido o emprego ou tenha acontecido alguma situação como essa, a busca da apreensão pode ser cancelada. Por isso é necessário a ajuda de um advogado para que possa analisar essa situação.

Além disso, existe uma outra situação no qual a busca também pode ser cancelada. Como foi citado acima, toda instituição deve notificar a pessoa sobre a busca. Se a pessoa em questão não tenha sido notificada, a apreensão também não valerá.

E por fim, uma outra situação é em caso da notificação tenha sido feita através de um edital. Se isso acontecer, você também pode solicitar uma reclamação para que a apreensão seja cancelada.

 

Como Evitar ?

Embora existam algumas alternativas que te permite evitar a apreensão, a sua melhor opção é de fato evitar o acontecimento. Por isso, para te ajudar nesse processo separamos algumas dicas incríveis abaixo, para que você fuja da busca de vez. Confira!

 

Mantenha suas contas em dias

O primeiro passo para evitar a busca é manter a suas contas em dias. Sabemos que essa situação é um pouco complicada para algumas pessoas, mas a dica é você procurar maneiras de sempre ganhar um dinheiro extra por mês. Além disso, você também pode optar por procurar uma maneira de se notificar das suas contas.

 

Não deixe acumular 3 parcelas

A maioria das instituições só solicitam a busca depois de três meses. Então a grande sacada é você não deixar as parcelas acumularem e sempre pagar as suas dívidas.

 

Leia o contrato antes de financiar

E por fim, a nossa última dica é para você sempre ler o contrato antes de financiar. Muitos bancos cobram juros abusivos nos contratos e possuem algumas partes que é importante você ter conhecimento. Por isso, mantenha se sempre notificado para se livrar dessas situações.

Gostou desse post? Se você tiver qualquer dúvida, você pode entrar em contato pelo nosso chat no site!

Conclusão

Viu como é muito importante você  saber o que fazer em caso de busca e apreensão de veiculo ? Sempre que possível consulte nosso material, pois ele foi feito especialmente para você ! Se você tiver qualquer duvida não deixe de comentar e deixar descrição !

Bom, espero ter ajudado vocês com esse artigo, a Mais Credit se preocupa muito com cada conteúdo postado, e nos empenhamos em deixar vocês atualizados com conteúdos recheados de muita informação. Até mais !