O Que é Uma Petição Em Juros Abusivos

O Que é Uma Petição Em Juros Abusivos?

Posted on Postado em Juros Abusivos

Mas afinal você sabe O Que é Uma Petição Em Juros Abusivos?  Você provavelmente deve estar procurando informações que possam tirar suas dúvidas sobre O Que é Uma Petição Em Juros Abusivos?

Então, fique tranquilo porque você está no lugar certo! Aqui nós vamos falar exatamente sobre a petição em juros abusivos!

Entenda, Primeiramente, o Que é Uma Petição

 

No Direito é muito comum ouvirmos falar sobre petição, especialmente, junto com outra palavra formando a sequência “petição inicial”. Então, a partir de agora vou te explicar sempre considerando a petição inicial.

Ora, é muito fácil de compreender: Uma petição se refere a um pedido, porém recebe esse nome porque o Direito resolveu colocar essa palavra como uma palavra técnica e utilizá-la para ajuizar uma ação judicial.

A palavra inicial, que fica sempre junta da expressão “petição inicial”, significa que você está fazendo um pedido inicialmente ao juiz.

Dessa forma, a petição inicial é um documento criado por um advogado e ele serve exclusivamente para iniciar uma ação judicial no tribunal.

Vamos entender como isso funciona na prática? Então partiremos para um exemplo!

Um Exemplo De Petição Inicial

 

Vamos supor que você procurou uma instituição financeira para fazer um contrato de financiamento e adquirir o tão sonhado veículo.

Ao fazer muitas análises no mercado financeiro, então você bateu o martelo e assinou o contrato com o banco X. Recebeu o veículo e voltou para casa com muitas parcelas para ser pagas ao longo de vários anos.

Porém, com dois anos de pagamento tudo em dia, você notou que já tinha dado dinheiro demais para o banco. Em conversa com amigos, percebeu que em suas parcelas haviam cobranças de juros abusivos.

Isso significava que você realmente já havia pago dinheiro demais para o banco. Então, sua mente se abriu e você resolveu buscar o judiciário para forçar o banco a tirar esse juros abusivos.

Para fazer isso, então você buscou um advogado especialista em causas como essa, e ao explicar sua situação e conhecer o seu contrato de financiamento, o advogado começou a redigir o documento da petição inicial.

Na sequência, o profissional levou este documento a um tribunal. E então, ajuizou uma ação judicial de revisão contratual.

Observe, que a petição inicial foi o pontapé para as coisas começarem a fluir dentro de um tribunal.

O Que é Uma Petição Em Juros Abusivos?

 

Com o exemplo que eu dei em cima, você já tem também um exemplo de petição em juros abusivos. Lembre-se que você procurou o advogado justamente porque percebeu a cobrança abusiva de juros em suas parcelas do financiamento.

Dessa forma, se dirigiu ao profissional especialista em causas judiciais dessa natureza e solicitou o ajuizamento de uma ação.

Para ajuizar ação no tribunal e seguir para as mãos de um juiz, foi necessário a confecção de uma petição em juros abusivos. E o que dizia esta petição?

A princípio, um documento como esse inicia discriminando as partes envolvidas, ou seja, colocando as informações pessoais e principais tanto de você quanto do banco a qual você está movimentando uma ação.

Na sequência, são narrados os fatos, ou seja, são explicados os porquês que você está buscando o judiciário. E claro, é aqui que você irá explicar que assinou contrato com banco e que fez os devidos pagamento, porém, observou a cobrança abusiva de juros ilegais.

Depois, passa-se para a sessão dos direitos. É neste momento que você irá invocar a lei, como por exemplo o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, ou outros que impedem a cobrança abusiva de juros e taxas ilegais.

Por fim, solicitar ao juiz que seja atendido seu pedido e que ordene ao banco a retirada urgente do juros e taxas cobrados ilegalmente.

Então é Legal Fazer Uma Petição Em Juros Abusivos?

 

Sim, é totalmente legal. A própria Constituição Federal prevê que qualquer cidadão poderá recorrer ao judiciário para defender os seus direitos.

Obviamente que quando um banco cobra de você alguma coisa que ele não deveria cobrar, então essa instituição financeira está ameaçando seus direitos. Cabe a você buscar alguém que o defenda.

Existem atualmente muitas pessoas abrindo ações judiciais a partir de uma petição inicial em juros abusivos.

Isso é tão somente para que o juiz analise a situação e comprove que em seu contrato de financiamento de veículo, por exemplo, estão sendo cobradas coisas que por lei não deveriam ser cobradas.

Além disso, é muito importante destacar para você que, apesar de ser totalmente legal uma ação judicial em juros abusivos, é fato que uma ação dessa natureza é bastante onerosa e demorada.

Existem outros meios com os quais você poderá conseguir que o banco retire essas cobranças ilegais. Uma dessas formas extras é você buscando empresas especializadas em ações extrajudiciais.

A Mais Credit Consultoria é Especializada Em Ações Extrajudiciais

 

A Mais Credit Consultoria trabalha no mercado de ações extrajudiciais há muitos anos. Ao longo desse tempo tem se especializado em análises contratuais de financiamento de veículo e quitação de financiamento com desconto.

Já são inúmeros casos de sucesso espalhados por várias cidades do Brasil. São pessoas que buscaram os serviços da empresa, e a mesma intercedeu entre o cliente e o banco.

O resultado foi assinatura de um acordo de quitação integral com desconto. Observe que temos caso em que a instituição financeira concedeu mais de 80% de desconto para quitação da dívida.

Como Isso é Possível?

 

Tudo isso começou a partir de um processo extrajudicial. Primeiramente, o cliente entrou em contato com a empresa e citou gratuitamente a análise de seu contrato.

Após a análise focada e profissional do documento, foram encontrados cobranças abusivas. Na sequência, os consultores da empresa entraram em contato com o banco e solicitaram a retirada desse juros abusivos.

Como a instituição financeira reconhece o seu erro de cobrar abusivamente taxas e juros, então as chances dela considerar os descontos são enormes.

Petição Em Juros Abusivos Ou Ação Extrajudicial?

 

Você aprendeu neste antigo o que é uma petição em juros abusivos. Também observou que se trata de uma ação um tanto onerosa e demorada.

Além disso, você terá que contratar um advogado especializado em causas dessa natureza. Na sequência, é preciso confeccionar uma petição inicial e ajuizar ação em um tribunal.

Porém, existem grandes dúvidas com certas pessoas: A verdade é que muita gente se pergunta o que pode ser melhor: a petição de juros abusivos ou ação extrajudicial.

Não tenho dúvida alguma indicar que uma ação extrajudicial é a forma melhor para você resolver uma questão como a cobrança indevida de juros e taxas ilegais.

Espero que esse artigo tenha sido de grande utilidade para você. Que ele tenha tirado todas as dúvidas em relação ao que é uma petição em juros abusivos.

E mais: Que este artigo tenha contribuído grandemente para te mostrar que existem formas diversas para resolver os mais diversos conflitos.

Caso esteja passando por cobranças indevidas, ou algum problema relacionado ao seu veículo, ao contrato de financiamento, então não hesite em contatar os consultores da Mais Credit Consultoria.

O número gratuito que disponibilizamos para você ligar é o 0800 580 0910.

Te convidamos a continuar com a gente lendo outros artigos que temos aqui no blog. Além disso, postamos semanalmente muitas dicas em nossas páginas no Facebook e perfil no Instagram.

Se ficou alguma dúvida sobre o que tratamos nesse antigo hoje, então por favor utilize o espaço que reservamos para os comentários. Teremos o prazer em te responder!