O Que é Uma Análise Contratual

O Que é Uma Análise Contratual De veículos?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Mas afinal, O Que é Uma Análise Contratual? Adquirir um veículo é o desejo de muitas pessoas, mas para isso é importante que todo consumidor se atente as cláusulas e aos seus deveres antes de comprar.

Entretanto, muitas pessoas não avaliam um contrato conforme necessário e acabam sendo vítimas de golpes, sendo assim necessário uma análise contratual.

Neste artigo separamos um guia que irá te mostrar o que é análise contratual, para quem é indicada e como fazer. Dessa forma, você vai conseguir entender melhor sobre isso e evitar dores de cabeça. Confira agora o artigo que escrevemos sobre o assunto!

O Que é Uma Análise Contratual?

 

Quando adquirimos um veículo é muito importante que como consumidores procuramos entender cada item no contrato. Porém, sabemos que esse passo é um tanto cansativo e por isso é comum as pessoas não realizarem esse procedimento.

A partir disso a análise contratual torna-se necessária, pois muitas pessoas são vítimas de juros abusivos e demais situações negativas, por não terem o hábito de avaliar um contrato.

Sendo assim, a análise contratual nada mais é do que a avaliação das cláusulas presentes em um contrato de financiamento, com o objetivo de eliminar juros excessivos e demais informações incorretas no contrato.

Esta análise pode ser feita por um profissional especialista em análise contratual, sendo um advogado. Mas além de ser possível a realização dessa análise por um advogado autônomo, há também empresas de consultorias especializadas que realizam esse processo, como no caso da Mais Credit.

Para Quem Ela é Indicada?

 

A análise contratual é indicada para toda pessoa que percebe que os juros estão sendo cobrados indevidamente no contrato. Conforme a lei, as instituições financeiras podem cobrar até 1,2% de juros por mês ou 13% ao ano.

Uma vez que é identificado, o dono do veículo pode solicitar a análise contratual para que uma pessoa especializada faça tal avaliação.

Assim que for identificado a cobrança indevida, o especialista irá abrir uma ação para que a instituição faça as modificações necessárias.

Como Fazer Uma Análise Contratual De Financiamento De Veículos?

 

O primeiro passo para fazer uma análise contratual de financiamento é ter certeza que a cobrança está sendo indevida. Então antes de procurar uma pessoa especializada, procure ler todo o contrato para que você mesmo possa avaliar as cláusulas presentes nele.

Sugerimos esta situação para que você evite realizar um contrato com um advogado e descobrir depois que não houve cobranças indevidas.

Assim que você realizar este procedimento e identificar tal ação, como segundo passo, poderá procurar um advogado ou uma agência especialista. Antes de contratar avalie bem as opções para evitar contratar uma agência ou advogado que não seja especialista no assunto.

Após realizar esta procura, solicite a análise contratual para que então seja dado início ao processo.

Lembre-se que realizar esta análise é total direito do consumidor. Busque sempre verificar as cláusulas presentes para evitar qualquer tipo de complicação.

Ficou alguma dúvida sobre o que é a análise contratual? Caso você ainda tenha alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato conosco. E não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais!