Ação Extrajudicial

O Que é Uma Ação Extrajudicial?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Então, amigo ou amiga, é muito provável que você já tenha ouvido falar na famosa ação judicial. Porém, antes dela existe outro tipo que é muito mais fácil, muito mais vantajoso e bem mais rápido! Estou falando da ação extrajudicial!

Será que você também já ouviu falar sobre ela? Em caso positivo, peço que continue comigo nesse artigo porque vou me aprofundar um pouquinho mais no tema.

E se você ainda não conhece, não sabe o que é uma ação extrajudicial, então esse post é perfeito para você! Me acompanhe pelas próximas linhas e você saberá tudo o que precisa saber a respeito da ação extrajudicial.

 

Ação Extrajudicial X Ação Judicial

 

Afinal, se existem os dois tipos, extrajudicial e judicial, então é porque existe alguma diferença entre os dois termos. Certamente, existe sim, e vou agora te explicar de uma forma bem didática.

Porém, a princípio, devo já deixar bem claro que o termo extrajudicial refere ao fato de a ação não tramitar dentro de um tribunal, ou pelas mãos de um juiz.

Enquanto isso, a ação judicial é justamente aquela em que temos a figura de um advogado intermediando, e ela tramita para dentro de um tribunal e é julgado por um juiz.

 

Ação Extrajudicial

 

Quando você tem alguma pendência com uma pessoa física ou jurídica, certamente precisa cuidar para resolvê-la. Isso é possível de uma forma bem simples: Fazendo ação extrajudicial.

Ela serve para evitar aquele trâmite que é mais dispendioso e cansativo, que é o trâmite da ação judicial. Isso porque, tratar uma questão extrajudicialmente significa que você resolverá a pendência de forma amigável.

 

Vamos Para um Exemplo

 

Imagine que você possui um débito, por exemplo, vamos supor que seja o seu financiamento de veículo que está atrasado. Então, é preciso correr para resolver essa inadimplência.

Certamente o banco ou instituição financiadora com a qual você fechou o contrato de financiamento vai começar a te cobrar pelo que deve. Ela vai fazer isso, inicialmente, utilizando a cobrança extrajudicial.

Então, dessa forma, a instituição financeira poderá te oferecer algumas oportunidades para quitar integralmente o débito, ou ainda, algumas facilidades, como o parcelamento da dívida, por exemplo.

Neste instante em que o banco te oferece uma proposta para quitar o débito do financiamento de veículo, ele está se abrindo para negociar com você.

É possível até que você apresente uma contraproposta. Então, observe que tudo tramitará de modo amigável, pois a ideia é resolver de forma administrativa o débito.

 

Ação Extrajudicial é Feita Por Via Administrativa

 

Isso mesmo, quando você negocia com uma pessoa física ou jurídica de forma extrajudicial, então está tentando resolver a questão pela via administrativa.

É bom que você saiba que o novo código de processo civil (colocar link para o código) cogitou essa tendência no sentido de levar soluções para os conflitos de modo amigável, sem que para isso, as partes venham brigar na justiça.

É por esta razão que a ação extrajudicial é também conhecida como ação amigável feita pela via administrativa.

 

E a Cobrança Judicial?

 

Não está em minha mente a ideia de tratar detalhadamente sobre a cobrança judicial neste artigo. Isso porque, o foco aqui é verdadeiramente explicar o que é a ação extrajudicial.

Porém, em rápidas palavras, devo te dizer que quando a abordagem extrajudicial não está funcionando, então o banco ou instituição financiadora do veículo começará a te ameaçar com uma possível cobrança judicial.

É exatamente nesse tipo de cobrança que as partes, você e o banco, irão resolver a questão na justiça.

Para você ter um exemplo, quando é aberta uma ação de revisão de juros de financiamento, então significa que esta lide irá tramitar dentro de um tribunal, e será analisada por um juiz.

 

Alguns Tipos de Ação Extrajudicial

 

Todas as empresas contratam advogados para as defenderem na justiça em caso de ação judicial. Também é um fato já comprovado que estas mesmas empresas possuem pessoas especializadas para agir em ações extrajudiciais.

Para você entender bem e na prática o que é uma ação extrajudicial, vou citar alguns tipos. E então, é só tentar lembrar se já passou por alguma dessas situações.

 

A Notificação Extrajudicial

 

Imagine que você está inadimplente com o contrato de financiamento que fechou com o banco. Por via de regra, a instituição financeira deverá notificar você em relação ao atraso das parcelas, isso antes de partir para justiça.

Em tese, a partir da primeira parcela atrasada, então o banco já fica desimpedido para te notificar extrajudicialmente.

Isto poderá ser feito com registro no cartório de registro de títulos e documentos, e também através de uma correspondência com aviso de recebimento. Sendo, nesse caso, preciso haver assinatura de quem recebeu a correspondência.

A notificação extrajudicial servirá como prova incontestável para possíveis ações judiciais futuras.

Dessa forma, esse tipo de correspondência visa responsabilizar, fazer a solicitação urgente de um pagamento, observar prazos de serviços contratados e fazer a instituição de mora.

 

Cobrança Extrajudicial

 

A cobrança extrajudicial, como o próprio nome indica, mostra que o fato de cobrar o pagamento do financiamento é feito fora do ambiente judicial. Nem sequer é preciso a figura de um advogado.

A cobrança é feita de modo amigável, e muitas vezes os bancos e instituições financiadoras terceirizam esse serviço.

Por esta razão, em algum momento da sua vida em que esteve inadimplente, poderá ter recebido uma ligação de outro banco ou de qualquer outra empresa te fazendo a cobrança sobre um determinado débito.

 

Acordo Extrajudicial

 

Um acordo extrajudicial poderá ocorrer na presença de um advogado, ou não. Porém, é preciso que este acordo seja registrado em cartório, onde deverá haver testemunhas.

Imagine que você atendeu as cobranças extrajudiciais do banco e, então, fechou um acordo com essa instituição.

Outra possibilidade é quando você está tramitando uma ação de revisão de financiamento e, ao longo do processo, você entrou em acordo com  a instituição para quitar seu financiamento com descontos.

 

Quando e Como Procurar Ajuda

 

Você entendeu perfeitamente o que é uma ação extrajudicial. Viu também quais são os seus principais tipos. Então, se já estiver passando por uma cobrança extrajudicial, ou quem sabe, uma notificação, este é o momento de buscar ajuda.

É bom sempre te lembrar que se as tentativas extrajudiciais forem frustradas, então a instituição financeira pode te levar para justiça. A ideia é que você evite maiores transtornos.

Isto é possível buscando ajuda com empresas especializadas em serviços extrajudiciais, como a Mais Credit Consultoria.

Estamos no mercado há muitos anos e trabalhamos na redução de juros abusivos em financiamento de veículos, e tudo isso é feito de forma amigável, ou seja, sem dores de cabeça.

A verdade é que somos especialistas em análises contratuais extrajudicial, e podemos te ajudar reduzindo em até 70% o valor de seu financiamento de veículo.

Não se trata de mentiras ou milagres. Somos uma empresa séria e profissional e nossa missão é te deixar informado e resolver suas pendências extrajudicialmente.

Se você gostou deste artigo, então certamente vai gostar de ler outros posts que preparamos especialmente para você. complemente seu conhecimento com estas informações úteis através de nosso blog.

Aproveite também para compartilhar este artigo com seus amigos e familiares. E se restar alguma dúvida, poderá utilizar o espaço para comentários e logo responderemos.