Negociação Extrajudicial

Negociação Extrajudicial: 13 Coisas que Você não Sabia!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

A Negociação Extrajudicial é uma forma de solucionar um conflito e quitar uma dívida. Ela difere da Ação Judicial em diversos aspectos.

Neste artigo iremos apontar 13 curiosidades sobre Negociação Extrajudiciais que você não sabia.

Quer entender melhor sobre o assunto? Confira!

1. Não há Intervenção do Poder Judiciário

Isso mesmo. Uma das características que a Negociação Extrajudicial difere da Ação Judicial é o fato de não precisar da intervenção de Poder Judiciário. Nesse caso, se você pretende entrar com esse recurso, o intermédio de um juiz é desnecessário.

2.Agilidade

Uma das vantagens desse método respeito a agilidade com que tudo acontece. Se comparando com uma Ação Judicial, a Negociação Extrajudicial é bem mais rápida e prática.

Pode ser resolvida em horas, dias ou até mesmo semanas. Depende da disponibilidade dos envolvidos. É exatamente por isso que os tramites são mais ágeis.

3.Menos Gastos

A Negociação Extrajudicial tem se destacado sobretudo porque é possível, através dela, evitar gastos altos como no caso da Ação Judicial.

Isso ocorre por não precisar passar por todos os processos de uma ação. Não há necessidade de protocolar, enviar para um juiz, dentre outros fatores que diminuem os gastos.

4.Cabe em Várias Situações

Se o que deseja é resolver uma negociação a fim de quitar uma dívida, a Negociação Extrajudicial é bem aplicável.

Em situações em que o objetivo é isso, quitar uma inadimplência, esse método é mais indicado. Quando o proposito final é resolver o problema de forma amigável e que seja bom para as duas partes, a Negociação Extrajudicial é o caminho mais indicado.

Em muitos casos no Brasil, o que ocorre é inadimplência por falta de pagamento. Quando uma empresa entra em contato com você é porque ela deseja negociar. Ela assim como você deseja colocar um fim nesta questão sem muitas burocracias.

Seja em um financiamento de algum tipo de automóvel, casa ou até mesmo atraso em pagamento do cartão de crédito, a Negociação Extrajudicial é indicada. Há diversas situações que podem ser resolvidas sem precisar depender de um júri.

5.A Lei Facilita a Negociação Extrajudicial

Essa acho que você não sabia! Mas sim, a Lei facilita a Negociação Extrajudicial. O Poder Judiciário quer desafogar o tribunal com ações menores que podem ser resolvidas de forma mais prática e amigável.

No texto anterior do parágrafo 2º do art. 2º, do Dec 911/69 havia uma obrigação em que o processo extrajudicial passasse através do cartório de títulos e documentos específicos. No entrando, a Lei 13.043/2014 entrou em vigor.

Dessa forma simplificou o procedimento de uma Negociação Extrajudicial. Basta uma notificação enviada pelo credor através de uma carta, que deve ser registrada com um aviso de recebimento.

6.Não é Necessário ter um Advogado

Parece estranho dizer que uma negociação não precise de um advogado, mas sim. É possível. Isso ocorre porque o processo ainda não foi a júri. Se trata apenas de uma notificação para resolver o problema.

Dessa forma, junto com a empresa podem e devem, neste caso, resolver entre si de maneira que seja benéfico para ambas as partes.

No entanto, não tome nenhuma decisão sem analisar todos os fatores. Esteja consciente da proposta de negociação e estude o caso. Apesar de não precisar de um advogado, caso queira você pode buscar orientação de um profissional que entenda de Negociação Extrajudicial.

7.Menor Burocracia

Nessa altura do texto, você já deve ter compreendido que, devido a todas as características de uma Negociação Extrajudicial, o processo é mais simples. É exatamente por isso que exige menos burocracia.

Como dito anteriormente, por não haver uma intervenção do Poder Judiciário, a negociação se torna bem mais prática.

8.Mantem o bom Relacionamento com o Cliente

Esse é um dos principais objetivos de uma Negociação Extrajudicial. A empresa não quer perder o bom relacionamento com um cliente. Ela apenas quer resolver a dívida em questão.

Conseguindo resolver e dando tudo certo, sem nenhum impasse, o relacionamento pode ser retornado de forma amigável.

9.A Empresa Quer ter uma boa Imagem

Imagine você pesquisar sobre uma empresa e descobrir que ela possui várias ações judiciais em andamento. Com certeza você ficará com um pé atrás, não é mesmo?

Quando uma empresa opta pela Negociação Extrajudicial, ela quer manter a sua boa imagem para ter sucesso com outro possível cliente.

10.Notificação à Domicilio

Como dito no tópico 5 deste texto, a Lei facilitou o processo de Negociação Extrajudicial. Como a notificação pode ser entregue através de uma carta de recebimento, esta pode ser entregue ao devedor no domicilio.

Além disso, ela pode ser recebida por qualquer pessoa que reside na casa, desde que assine. Muito mais prático, não é mesmo?!

11.Mensagens de Aviso Usando Aplicativos

Nesse método é possível noticiar o devedor através de mensagens de textos, e-mails e até mesmo ligações. Na Ação Judicial, isso não é possível. Contudo, ainda assim, em uma Negociação Extrajudicial, é necessária uma carta com aviso de recebimento.

12.Não há um Conflito Entre as Partes Envolvidas

Essa curiosidade pode parecer simples, mas é essencial se tratando de uma Negociação Extrajudicial.

Isso ocorre devido a ambas as partes saberem seus respectivos papeis dentro do caso. Ou seja, você e a outra parte envolvida reconhecem os direitos e deveres de cada um. Sendo assim, não há um conflito, pois há disposição de resolver o problema em questão.

13.Pode se Tornar uma Ação Judicial

Sim, é possível que uma Negociação Extrajudicial venha a se tornar uma Ação Judicial. Isso só ocorre caso ambas as partes não entrem em um acordo para a resolução da dívida.

Tanto a empresa quanto o devedor têm o direito de acionar o Judiciário caso uma delas sintam-se lesionadas referente ao acordo.

Agora que você chegou no final desse texto descobriu 13 curiosidades sobre a Negociação Extrajudicial. Tem alguma dúvida ou sabe de mais curiosidades que não estão aqui? Deixe um comentário dando sua opinião sobre o assunto.

A Mais Credit preza muito pelo conteúdo aqui abordado, sempre buscamos ajudar as pessoas através do conhecimento!