Negociação Extrajudicial

Negociação Extrajudicial: As 10 Razões Pelas Quais as Pessoas Têm Sucesso em Uma

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Ninguém quer ficar com dívidas a vida toda, não é mesmo? E através da Negociação Extrajudicial  hoje em dia as formas de resolver uma inadimplência estão ainda mais fáceis.

Ela é bem prática e menos burocrática que uma Ação Judicial Nesse artigo vamos te falar o que uma negociação extrajudicial.

Mas não é só isso, te mostraremos as 10 razões pelas quais as pessoas têm sucesso em uma negociação extrajudicial.

Com isso, você vai entender, de uma vez por todas, porque essa ação tem sido a mais utilizada para resolver os conflitos relacionados a dívidas. Vamos conferir?

 

Entenda o que é uma negociação extrajudicial

 

Antes de falarmos para você as razões de sucesso em uma negociação extrajudicial, precisamos explicar para você o que ela é. Então vamos lá:

De forma resumida, uma ação extrajudicial é uma forma de buscar meios alternativos, sem precisar do judiciário, para resolver conflitos. Ou seja, não há necessidade de envolver o Poder Judiciário. Tudo é feito através de acordo entre as partes envolvidas.

A negociação extrajudicial, por não depender da Justiça, é mais ágil e possui menor custo. Ela pode ser resolvida em horas, dias ou em semanas, tudo depende da disponibilidade de ambas as partes.

Conseguiu entender? Agora vamos falar sobre as razões de sucesso ao fazer uma negociação extrajudicial!

1.Descontos!

Uma das vantagens de uma negociação extrajudicial são os descontos envolvidos no decorrer do acordo.

Isso ocorre porque se a empresa recorreu a este método, é porque ela quer resolver de uma vez por todas, este problema. Devido a isso, ela está disposta a dar descontos suficientes e necessários para que você consiga quitar toda a dívida.

Geralmente esses descontos são tirados dos juros cobrados. Uma vez que eles são dados, o valor final da dívida diminui. Dessa forma, fica muito mais fácil o devedor conseguir o dinheiro para quitar o débito.

2.Interesse pelo acordo

Outra situação bastante interessante e que facilita a resolução do problema é o interesse pelo acordo. Se ambas as partes têm interesse em resolver o caso, o acordo fica mais fácil de ser solucionado.

3.Menos burocracia

Uma das maiores frustrações das pessoas são as burocracias que dificultam alguns processos. No caso da Ação Judicial, elas são muitas, pois depende de um juiz. Já em uma negociação extrajudicial, as burocracias são as menores possíveis!

O acordo, que é conhecido por ser amigável, tem o único objetivo de resolver a situação pendente. Nesse caso, como não depende do Poder Judiciário e nem de um advogado, o processo é mais simples.

4.Mais acessível

Ligado ao item anterior, outra razão pelo qual há sucesso em uma ação extrajudicial, é devido a maior acessibilidade.

Uma ação extrajudicial é bem mais simples e prática de resolver. Como dito anteriormente não há dependência da justiça, portanto ambas as partes são e estão mais acessíveis para a resolução do caso.

5.Possibilidade de parcelamentos

Em uma ação extrajudicial não é necessário pagar a dívida somente à vista. Neste caso também é possível fazer um parcelamento. As parcelas são aceitas para facilitar o pagamento do devedor.

Para isso é necessário firmar um acordo com a empresa credora. Tudo só será feito se acordado entre ambas as partes. As parcelas também devem ser combinadas e aceitas entre você e a empresa.

6.Diálogo

O diálogo é parte importante de um acordo. É por isso, que quando você e a empresa credora conseguem conversar de forma tranquila, há sucesso na negociação extrajudicial.

Não adianta se exaltar, ofender e querer brigar. A empresa só quer resolver o problema tanto quanto você. Por isso, na hora de tentar fazer o acordo, mantenha a calma. Ouça a proposta, faça a sua e não se altere.

Quanto mais tranquilo e transparente o diálogo for, mais sucesso você terá na negociação!

7.Análise do contrato

Esse item é muito importante para o sucesso em uma negociação extrajudicial. Você precisa analisar o contrato! Quando você estuda todas as cláusulas saberá melhor com o que está lidando.

Uma vez que você tem conhecimento do contrato, saberá o que poderá fazer e qual melhor decisão tomar mediante uma negociação extrajudicial. Dessa forma, você também terá menos chances de ser passado para trás.

8.Comprometimento

Após conversar com a empresa credora, para você conseguir ter sucesso na negociação, é necessário comprometimento com o que foi acordado.

Por isso é importante estudar a melhor forma de fechar essa negociação! Não faça nada que você não tenha certeza. Antes de qualquer coisa se questione se conseguirá se comprometer.

9.Estudam outras condições

Uma das razões que as pessoas têm sucesso em uma negociação extrajudicial é que elas estudam outras condições antes de finalizar o acordo.

Não se limite somente a proposta da empresa credora. Busque por outras opções. Pesquise outras possibilidades e faça a sua própria proposta! Quanto mais você souber, menos chances terá de ser lesionado.

Peça um tempo para pensar na proposta e aproveite para ter conhecimento de que outra forma também é possível resolver a negociação,

10.Não se intimidam

Infelizmente, algumas empresas aproveitam o momento de fragilidade do consumidor e insistem, de forma incisiva, a negociação da dívida.

Outra forma bastante comum é a contratação de serviços em troca da quitação de dívida. Essa prática é ilegal.

Não permita que a cobrança venha a ter um tom de ameaça. Deixe claro que você conhece seus direitos e que, diante de qualquer mau posicionamento da empresa, você recorrerá a indenização.

Não se deixe intimidar!

Lembre-se que uma negociação extrajudicial deve ser amigável e simples de resolver. É por isso que ela possui todas essas características.

Tudo certo até aqui?

Agora que você chegou ao final deste artigo, descobriu algumas razões pelas quais as pessoas têm sucesso em uma negociação extrajudicial.

E aí, o que achou deste texto? Deixe um comentário contando sua opinião sobre o assunto. A Mais Credit se importa com a sua opinião e é através dela que melhoramos nosso conteúdo cada vez mais!