Negociação de Saldo Devedor

Negociação de Saldo Devedor: Aprenda Em 8 Passos!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

A Negociação de Saldo Devedor é, na verdade, uma espécie de renegociação da dívida. Isso porque se você já está devendo é porque houve uma negociação anterior para fechar uma relação de compra e venda.

Agora, a história é um pouco diferente: Você está em débito e precisa pagar o que deve. Esta é a hora de buscar uma renegociação do seu saldo devedor.

Por outro lado, se você vem mantendo em dias as prestações, poderá também se valer da negociação do saldo devedor restante. Isto implica em diminuir a quantidade de parcelas, ou até mesmo os juros.

Não importa qual sua situação, se é de inadimplência ou não, este artigo se encaixa perfeitamente para você. Então, basta só me acompanhar pelas próximas linhas para entender como funciona a negociação de saldo devedor!

 

Quem Busca Renegociar a Dívida? A Pessoa Ou a Empresa?

 

Em algumas situações o credor, muitas vezes uma empresa, é quem entra em contato com o inadimplente para uma negociação da dívida. Porém, existem momentos que esta ação deve partir de quem contratou o produto ou serviço.

A verdade é que você não deve esperar que os problemas financeiros apareçam para buscar a empresa e negociar. Aproveite as oportunidades que muitas vezes surgem para você quitar dívidas com desconto.

É isso mesmo: Existem muitas formas de você fazer isso, por exemplo:

 

  • Utilizando dos feirões de quitação de débito;
  • Buscando os canais via internet;
  • Conversando pessoalmente com o gerente da empresa, entre outras.

 

Vamos supor que você possui uma dívida referente ao financiamento de um veículo, e agora quer saber como funciona a negociação do saldo devedor.

Então, minhas dicas são que você faça um planejamento, pois afinal, creio que não existe apenas o financiamento para você pagar. Há muitas outras contas também.

 

Como Funciona a Negociação?

 

No processo de negociação de um saldo devedor, deve existir pelo menos dois momentos: O de planejamento e os passos para concretizar a negociação.

 

Fazendo o Planejamento Financeiro

 

E qualquer situação de sua vida é preciso parar para planejar. Isso é excelente para prevenir problemas, especialmente impedir que as coisas se tornem ainda mais ruins.

Além disso, com planejamento você consegue descobrir quanto realmente está devendo e quais dívidas têm mais urgência para quitação.

É neste momento que você também descobrirá quanto que realmente ganha mensalmente, e poderá definir o valor de seus gastos, bem como para pagamento do saldo devedor.

Dessa forma, o planejamento é imprescindível antes de você buscar o banco para renegociar. Isso porque será feito o levantamento de todas as suas dívidas, aquelas que estão atrasadas e as que estão em dias.

Também deve fazer uma relação entre suas despesas e receitas. O que é imprescindível para você fechar um negócio de renegociação de dívida com o banco.

 

Passos Para a Negociação De Saldo Devedor

 

São, pelo menos, 8 passos que você deve dar no processo de negociação de saldo devedor junto ao banco. Conheça cada um deles a seguir.

 

Primeiro Passo: Crie Uma Proposta

Baseado no planejamento que você fez anteriormente, então deverá criar uma proposta. Saiba que o banco poderá te apresentar uma contraproposta.

Porém, com a sua própria proposta ficará mais fácil perceber se a contraproposta apresentada pelo banco cabe em seu bolso.

Segundo Passo: Verifique Cuidadosamente o Seu Contrato

 

O custo efetivo total deve fazer parte do contrato que você assinou com o banco. Além disso, é necessário constar as taxas e multas, e quaisquer outros encargos.

É necessário verificar com cuidado cada cláusula, e você irá perceber se é vítima dos juros abusivos. Se for, então cabe uma ação extrajudicial, que explicarei melhor ao final deste artigo.

Terceiro Passo: Pense Na Portabilidade Do Crédito

Verifique se o banco atual está cobrando juros muito alto. Se estiver, pense na possibilidade de transferir o seu crédito para outra instituição financeira, que possua juros mais baixos.

É imprescindível que você leve a simulação feita em outro banco para a instituição onde você assinou o contrato.

 

Quarto Passo: Verifique a Contraproposta Do Banco

O banco possui no gatilho diversas contrapropostas. Você não deve aceitar a primeira que ele te oferecer. Isso porque, na maioria das vezes, esta forma irá apenas prolongar o seu débito, e aumentar os juros.

Verifique todas as formas que o banco dispõe para negociação do saldo devedor.

 

Quinto Passo: Aplique Sua Proposta

Se dirija pessoalmente ao banco e fale com o gerente. Mostre para ele sua intenção em renegociar a dívida. Deixe claro sua situação financeira atual.

Apresente para o gerente os valores que você poderá pagar, e a forma como isto deverá ser feita.

Mostre-se ciente de todas as cláusulas, e apresente a simulação com taxas menores feita no banco concorrente.

 

Sexto Passo: Faça Avaliação Da Contraproposta Do Banco

 

É muito provável que o banco irá te apresentar a contraproposta. Então, deverá levá-la para sua casa. Isso é para avaliar com cuidado cada detalhe.

 

Se for preciso pela peça ajuda de sua família, como também de amigos. Faça um novo planejamento e verifique se essa contraproposta cabe em seu bolso.

 

Sétimo Passo: Faça o Reforço De Sua Intenção Em Negociar o Saldo Devedor

 

Quando o banco ver que você está com bastante intenção de renegociar a dívida, ele se sente, de certa forma, pressionado a resolver logo a situação: Afinal, ele não quer outra coisa, senão o seu dinheiro.

A renegociação não acontece da noite para o dia. Na verdade, é um processo que requer cuidados e tempo.

Certifique-se de manter contato com o banco sempre que possível, justamente para demonstrar o seu real interesse em resolver a situação.

 

Oitavo Passo: Se Não Resolver, Então Faça Isso…

 

O que você deve fazer caso não consiga entrar em um acordo de negociação do saldo devedor diretamente com o banco, é buscar outras maneiras disponíveis.

Uma dessas formas é através da ação extrajudicial, que ocorre fora do ambiente dos tribunais e sem a presença de advogados e juízes.

Tudo começa a partir da análise de seu contrato assinado com o banco. Saiba que 90% desses documentos contém cláusulas abusivas.

Nessas cláusulas você vai encontrar a cobrança indevida de juros altíssimos, bem como a criação de multas e encargos ilegais.

Procure um profissional consultor para que possa analisar seu contrato detalhadamente e encontrar estas armadilhas que o banco lança quando alguém assina um contrato.

 

Resumindo

 

A Negociação de Saldo Devedor poderá acontecer em situação de inadimplência ou não. Em linhas gerais, trata-se de uma renegociação da dívida, seja diminuindo o prazo ou o juros.

No processo de Negociação de Saldo Devedor você deverá, primeiramente, fazer um planejamento. Depois, é só seguir os oito passos que expliquei neste antigo.

O detalhe é para o último passo. Neste você poderá abrir uma ação extrajudicial. A Mais Credit Consultoria trabalha em análises contratuais há mais de 9 anos, e pode te ajudar com isso.

Se você quer saber como fazer análise gratuita do seu contrato, então fale com a gente pelo WhatsApp (11) 96882 7012. E se precisar de mais informações, então ligue gratuitamente para 0800 580 0910.

Esse artigo foi útil para você? Te ajudou no esclarecimento das dúvidas e mostrou um bom caminho  para você tomar? Então, comente, compartilhe e permita que mais pessoas sejam informadas!

E não esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais. Estamos toda semana postando conteúdo de qualidade e relevante para você!