Como Funcionam As Multas de Trânsito

Detran: Como funcionam as multas de trânsito

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

As multas de trânsito são percalços que muitas pessoas passam. Porém, nem todo mundo tem conhecimento sobre como funciona, além de outros processos importantes. Por isso, nesse post, separei um guia para que você possa aprender definitivamente como funcionam as multas de trânsito.

 

Como Funcionam As Multas de Trânsito?

As multas de trânsito ainda são muito presentes no dia a dia das pessoas. Já que infelizmente os motoristas acabam comentando alguns erros  levando assim a multa. Porém, as multas não se tratam apenas de um valor a ser pago, mas de outras complicações que são fundamentais que haja seu entendimento.

Quando uma pessoa comete algum erro no trânsito, ele levará uma multa de trânsito. Caso o erro não seja com uma blitz, o motorista irá receber uma notificação sobre ela no seu correio. Já caso ao contrário é importante que documento será entregue pessoalmente.

A notificação de penalidade pode ser detida antes da efetuação do pagamento. Caso o motorista tenha alguma justificativa relevante, ele pode realizar ela. Porém, caso ela não seja concordada, ele pagará a multa normalmente.

Sendo assim, o ideal é que antes de você quitar as multas de trânsito você verifique a situação. Você tem direito há dois pedidos de defesas que podem reverter a situação.

 

Como Funciona a Pontuação de Multas?

Além do valor a ser cobrado nas multas de trânsito, o individuo poderá levar os famosos pontos na carteira. Esses pontos, poderá acabar fazendo com que a pessoa em questão perca a sua carteira, ou até mesmo haja a apreensão do veículo. Por isso, é fundamental que haja total entendimento sobre isso.

O Brasil, possui quatro tipos de infrações presentes nas leis de transito. Sendo elas:

  • Leve;
  • Média;
  • Grave;
  • Gravíssima.

 

Dependendo do erro cometido no trânsito, o motorista poderá levar uma multa se encaixando entre essas quatro infrações. No caso da infração leve, o número de pontos é de 3, da média 4, da grave 5 e da gravíssima 7. O número total de pontos que podem ser acumulados é de 20 pontos, fazendo com que o motorista fique impossibilitado de dirigir durante um determinado tempo.

 

Como Consultar Multas

Como foi citado acima, as notificações de multas podem acontecer pessoalmente ou não. Por isso, muita das vezes as pessoas podem gerar multas , mas não estar ciente sobre elas. Por isso, é fundamental que você saiba verificar a sua situação, para sempre saber se recebeu algumas multas ou não.

Para isso, você consegue realizar essa ação sem precisa sair de casa, através do site do Detran. O site irá mudar de acordo com cada estado, então você deve procurar o site referente ao seu estado.

Depois que você entrar no site, será necessário procurar por “consultar CNH”. Assim que você encontrar, deverá preencher algumas informações no site. Tais como a placa e o Renavan do seu veículo.

Assim que você terminar de preencher o site também irá precisar de informações do proprietário, tais como RG e CPF. Dependendo do estado que você mora, será necessário realizar um cadastro online, mas isso só será em alguns estados, como no caso de São Paulo.

E por fim, após realizar esse procedimento, você terá acesso as informações do veículo.

 

Conclusão

Viu como funciona as multas de transito ? É essencial nos precavermos antes de tomar qualquer decisão na vida, e no Detran não é diferente, fizemos esse conteúdo exatamente para você que estava na duvida, sempre buscamos manter nossos conteúdos atualizados, nos preocupamos demais com a veracidades das nossas informações, qualquer duvida não deixe de comentar!

A Mais Credit é uma empresa que busca sempre trabalhar com clareza, por isso sempre buscamos deixar nossos cliente bem informados, se você quiser saber mais sobre a empresa não deixe de nos contatar.