financiar um carro

Qual é a melhor época do ano para financiar um carro?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Um carro é um bem durável que pode ser tanto de consumo como de capital. No primeiro caso, ele é utilizado para fins pessoais, enquanto, no segundo, o automóvel é empregado para fins de capital, ou seja, para dar retorno financeiro como um táxi, Uber ou um caminhão de entregas. O fato é que ter um veículo é extremamente útil em todos os casos. Por isso mesmo, você precisa saber qual é a melhor época para financiar um carro.

Mas será mesmo que é possível esperar um período do ano que ofereça melhores condições de financiamento, ou esperar demais pode significar prejuízo? Para obter essas respostas, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Conheça quais são agora.

Existe hora certa para trocar de carro?

Antes de dar início a um novo financiamento, você tem que saber quando chega a hora de trocar o seu. Em média, especialistas orientam ficar até cinco anos com o mesmo veículo. Depois disso, é recomendável a troca.

Na prática, a lógica é a seguinte: quando os gastos com as manutenções do carro ultrapassam 10% do valor de venda do carro, é um sinal para que ele mude de dono. Para descobrir qual é esse valor, você precisa dar uma olhada nas tabelas do comércio que indicam o preço atualizado. O certo é que a desvalorização dos dois primeiros anos é mais severa do que nos demais.

Nesse percentual, não estão inclusos a troca de óleo, filtro e gasolina, é claro. Ou seja, apenas os custos com serviços mecânicos e reparos. A revisão anual ou antes de uma viagem também fica de fora dos cálculos, pois eles só amenizam a depreciação.

Se seu veículo já assoprou a velinha dos cinco anos ou exige manutenção superior a 10% do seu valor atual, não tenha dúvidas: chegou o momento de trocar de carro.

Qual é a melhor época para financiar um carro?

Assim como diversos produtos, existe sim uma melhor época para financiar um carro. Ela acontece no final do ano e tem explicações puramente comerciais. Conheça:

Lançamentos do ano novo

Entre os meses de setembro e dezembro, as montadoras estão lançando os modelos do ano seguinte. Isso implica diretamente a percepção do automóvel que está em estoque, pois ele passa de “atual” para “modelo antigo”. Isso faz com que as fábricas baixem os preços e deixem eles mais convidativos.

Metas a cumprir

No final de ano, há uma corrida das concessionárias e vendedores para bater metas anuais de vendas e lucros. Logo, muitas dessas lojas oferecem bônus ou premiação para sair do vermelho. É nesse momento que você aproveita para ganhar um baita desconto.

Desaceleração do setor

Por incrível que pareça, quando chegam os meses de novembro e dezembro, os consumidores só pensam em festas de final de ano e férias. Isso acaba deixando as concessionárias vazias. Então, elas aproveitam para lançar promoções bem atrativas, como tanque cheio, IPVA pago e outras regalias que não são oferecidas nos demais meses do ano.

Existe outro período favorável?

A melhor época para financiar um carro é no final do ano, porém, se você está com o seu crédito aprovado e ansioso para trocar de veículo, pode também seguir outras duas dicas importantes. Veja.

Final de mês

A lógica é bem parecida com a do final de ano, só que em menor grau. No final de cada mês, os vendedores estão ávidos para bater recordes mensais e engordar suas comissões. Por isso, são mais propensos a dar descontos e abatimentos. Geralmente, os últimos dias do mês também são fracos para vendas, pois as pessoas estão com menos dinheiro, diferentemente dos primeiros dias do mês seguinte.

Datas comemorativas

Dias dos pais, mães, namorados, Black Friday e até aniversário da sua concessionária. Tudo isso é motivo para lançar promoções para vender mais. E você precisa ficar atento e não perder essas datas de vista. São boas oportunidades para financiar o carro dos seus sonhos.

Por que é importante pesquisar o ano inteiro?

É verdade que pesquisar é a solução para todas as pessoas que querem fazer um bom negócio. E, quando o assunto é financiar um veículo, não poderia ser diferente. Mesmo em meses nos quais os preços costumam não sofrer uma redução, você ainda pode encontrar o modelo da sua preferência com o preço que cabe no seu bolso.

Porém, especialistas alertam que existem alguns períodos nos quais o financiamento deve ser evitado. Um deles é quando há uma retração econômica, pois os juros sobem exponencialmente e encarecem bastante o bem. Já quando a economia dá sinais de recuperação, é um ótimo momento para investir, pois o mercado está sedento por novas negociações.

Que precauções tomar para cumprir com o financiamento?

Fazer um financiamento de um automóvel é um passo importante para a economia doméstica ou de uma empresa. Portanto, é necessário fazer um planejamento financeiro a fim de cumpri-lo por completo. Afinal, as parcelas vão se estender por anos e vão se juntar a outras que certamente você já possui.

Dar uma entrada no financiamento veicular é uma boa saída para diminuir as suas parcelas. Fazendo isso, você tem duas opções: reduzir o valor das prestações ou o tempo de financiamento.

Outra precaução que você deve tomar é jamais aumentar enganosamente a sua renda para conseguir um limite alto para a compra, pois isso também reflete no valor pago por mês, que pode ficar além do que realmente pode ser cumprido.

Para deixar o financiamento sempre em dia, leve em consideração as despesas que você tem: consórcios, casa própria, plano de saúde, escola e todos os demais compromissos financeiros fixos e mensais.

Vale a pena fazer um financiamento de carro?

Sim, vale muito a pena financiar um veículo. As vantagens vão desde as mais óbvias, como não precisar ter o dinheiro todo, sair com a chave do carro em mãos ou até ter a facilidade de adiantar as parcelas caso você tenha recursos para isso futuramente.

O segredo está em saber qual é a melhor época para financiar um carro. Agora que você já sabe, conheça os tipos de tabelas utilizadas nessas transações.

Para saber mais dicas, valiosas como essa. Acesse nosso Facebook