Juros Abusivos

Juros Abusivos: Qual o Maior Problema Com Eles e Como Consertá-lo?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Você já parou para pensar qual o maior problema com juros abusivos e como é possível consertá-lo? Pode ser que você já tenha descoberto qual é esse problema, mas certamente a forma de como resolvê-lo poderá deixar você pasmado!

Fique tranquilo, pois aqui vou falar com você sobre os juros abusivos explicando com detalhes qual o maior problema que pode te atingir. E, claro, vou finalizar com aquela dica de ouro: Dizendo como é possível consertar este problema.

 

O Que São os Juros?

 

Tenho total certeza que você já ouviu falar em juros abusivos. A questão é saber o que realmente eles são, o que significam e qual o problema podem trazer para você.

É possível até fazer outras perguntas, como por exemplo, saber se qualquer juros aplicados pelas instituições financeiras e outras empresas são igualmente considerados abusivos.

Entenda que é totalmente possível e até legal cobrar juros. Isso as empresas fazem bastante quando, por exemplo, você atrasa a parcela de alguma coisa que comprou.

Imagine o veículo que você adquiriu através de um financiamento bancário. Pode ser que em algum momento você deixou de pagar as prestações e, então, a financeira passou a te cobrar com juros.

A cobrança com juros, como eu já falei para você logo acima, é possível aqui no Brasil e em muitos outros países. Porém, o que não deve acontecer é a cobrança de juros abusivos.

É sobre esse juros considerados absurdos e ilegais que vou te explicar a partir de agora.

 

O Que São os Juros Abusivos?

 

Aqui você aprendeu que cobrar juros é algo permitido, o que não se deve é a prática ilegal da cobrança indevida de juros abusivos.

É muito comum quando você fecha um contrato de financiamento de veículo com uma instituição financeira e começa a pagar parcelas muito altas.

Isso é justamente pela cobrança de juros abusivos que essas instituições vão embutir em suas prestações de financiamento.

Você já adquiriu algum veículo dessa forma ou conhece alguém que financiou o carro? Em qualquer uma dessas situações você poderá ver na prática os problemas que a cobrança ilegal de juros absurdos trazem para as pessoas

 

Entendendo Qual o Maior Problema Com Juros Abusivos

 

Certamente que pagar juros cobrados ilegalmente por qualquer empresa, é algo que irá trazer para o consumidor diversos problemas. Dessa forma, fica até muito difícil de dizer qual o maior deles, visto que todos são grandes.

Porém, para que você entenda bem o quanto de malefícios que esse juros trazem para as pessoas, vou tentar separar aquele que considero o maior e mais problemático de todos os males.

Estou me referindo exatamente ao endividamento!

Levanta a mão quem não tem dívidas para pagar? Certamente que nenhuma pessoa irá se atrever a levantar sua mão, isso porque todos nós temos uma relação muito grande com os boletos.

Isso significa que todos os dias, ou melhor dizendo, todos os meses a gente coleciona um montão de boletos, o que significa dívidas.

Certamente que o maior problema com juros abusivos é a possibilidade de você entrar em um colapso financeiro, justamente por se endividar.

 

Como Acontece o Endividamento Por Juros Abusivos

 

O endividamento por juros abusivos acontece justamente porque acumula tanto dinheiro para pagar que você, certamente, não terá as condições financeiras suficientes para isso.

Com esta afirmação não estou te dizendo que você não conseguirá pagar porque é pobre, mas simplesmente pelo fato de que a cobrança de juros eleva tanto as prestações que se torna impossível para qualquer pessoa manter em dias seus compromissos financeiros.

Os juros abusivos são, dessa forma, um dinheiro a mais que você irá pagar forçadamente além daquilo que você realmente deve. Ou seja, quero dizer que a cobrança de juros é um ato ilegal de muitas empresas.

 

Entendendo a Partir de Um Exemplo

 

Vamos pegar um exemplo supondo que você adquiriu um veículo com financiamento em um determinado banco. É muito provável que não tenha lido com total atenção todas as cláusulas do contrato que assinou com a instituição.

Tenho total certeza que uma ou mais cláusulas desse contrato contém de forma embutida a cobrança indevida de taxas administrativas e ilegais e juros abusivos.

Pode ser que você consiga até pagar as primeiras prestações, mas vai chegar um momento em que o seu bolso notará que já saiu dinheiro demais, o suficiente para pagar dois carros.

Na verdade, você tinha se programado para adquirir um carro e pagar por um carro, obviamente! O problema maior é que os juros aumentaram as suas dívidas, isso significa que você se tornou endividado.

 

Como Consertar o Maior Problema Com Juros Abusivos?

 

É aqui onde entra a dica de ouro, obviamente depois que você teve a grande oportunidade de obter excelentes informações sobre juros abusivos.

Quero te dizer que existem algumas formas de consertar o maior problema com juros abusivos. Dentre elas, eu cito as seguintes:

 

  • Fazer uma renegociação diretamente com a instituição credora que estar te cobrando juros abusivos.
  • Abrir um processo judicial.
  • Resolver a questão através de um processo extrajudicial.

 

No primeiro caso nem sempre é possível por que as empresas já possuem estratégias e políticas internas prontas que estabelecem a cobrança ilegal de juros abusivos.

Diante disso, não vai adiantar muito as conversas com o gerente do banco, por exemplo, para diminuir as parcelas retirando a cobrança daqueles juros.

No segundo caso é importante eu alertar você sobre o fato de que é uma ação muito onerosa tanto no tempo quanto em dinheiro.

Além disso, você irá precisar, na maioria das vezes, contratar um profissional advogado especializado em análises contratuais. Certamente que isso vai te fazer endividar-se ainda mais.

Porém, a grande sacada é você consertar o maior problema com juros abusivos através de uma simples ação extrajudicial, que empresas como a Mais Credit Consultoria resolve para você de uma forma rápida e profissional.

 

Como Ocorre Ação Extrajudicial?

 

Uma ação extrajudicial é o mesmo que processo extrajudicial. Ela se diferencia da ação judicial simplesmente pelo fato de não necessitar de advogado especializado em análises contratuais, e nem de um juiz.

O que ocorre são negociações entre você, uma empresa intermediadora e a instituição credora. Por exemplo:

Você contrata a Mais Credit Consultoria para intermediar a sua relação com o banco no qual você fechou um contrato de financiamento de veículo.

O trabalho da Consultoria será analisar o seu contrato de financiamento e encontrar as cláusulas que estão cobrando taxas administrativas e ilegais e juros abusivos.

Depois disso, a consultoria se encarrega de criar um documento e encaminhar para o banco, no qual solicita a redução das parcelas, que na maioria das vezes é prontamente atendido pelo banco.

 

Resumindo

 

Nesse artigo você conheceu qual o maior problema com juros abusivos, que é justamente o endividamento. Viu ainda que é totalmente possível resolver esse problema através de alguns meios.

Das três formas citadas a mais indicada é a abertura de um processo extrajudicial, que a Mais Credit Consultoria pode te auxiliar nisso.

Espero que esse artigo tenha sido de grande valia para você, e tenha esclarecido esta questão por inteiro. Porém, se restou alguma dúvida, por favor, fale com a gente!

Te convido a ver outras postagens do blog e acompanhar os perfis das redes sociais da Mais Credit Consultoria. No Facebook e no Instagram a gente posta semanalmente muito conteúdo relevante! Confira!