Juros Abusivos

Juros Abusivos e a Crise Financeira Qual a Relação?

Posted on Postado em Juros Abusivos

Será que os juros abusivos e a crise financeira tem alguma relação entre si? Você mesmo já está sentindo em seu bolso essa crise que assola o país? Já pensou o que pode estar causando a falta de dinheiro? Seria o juros abusivos cobrado sobre suas dívidas?

A ideia com este artigo é de um rapport de igual pra igual com você. Aqui pretendo te explicar sobre a relação que existe entre juros abusivos e a crise financeira que toma conta de quase todos os brasileiros atualmente.

Sem dúvida alguma esse será um dos mais informativos artigos deste blog. Por isso, vale muito a pena dá total atenção para cada palavra escrita aqui. Certamente que muito vai te ajudar a entender como o mercado financeiro funciona.

E mais: Com estas informações você poderá até criar suas próprias estratégias para dominar a crise financeira e se livrar dos juros abusivos cobrados em suas dívidas.

 

O Cenário Financeiro Atual no Brasil

 

Certamente que o cenário das finanças brasileiras atualmente é o mesmo de uma pessoa que está na UTI: Ninguém sabe qual é o seu futuro, e a tendências não são as melhores como se espera.

O que temos visto são juros abusivos sendo cobrados em todas as prestações que pagamos, isso tem sido constante, e a inflação só tende a aumentar a cada dia que passa.

O resultado que temos visto é o crescimento das dívidas e até mesmo o desemprego. Segundo dados do IBGE, atualmente temos entre 12 milhões a 13 milhões de pessoas desempregados no Brasil. Isso é um número alarmante!

E os problemas não acabam por aqui. Com todas essas tragédias financeiras acontecendo em território brasileiro, as pessoas têm se tornado cada vez mais inadimplentes.

Com a inadimplência vem também o nome sujo e a negativação do seu CPF junto aos órgãos de proteção ao crédito, como por exemplo, o SPC e Serasa.

Além disso, as coisas tendem a se complicar ainda mais, visto que com o CPF negativado as suas relações com o mercado financeiro serão reduzidas, e você não conseguirá negociar nesse mercado.

Sua vida como todo será prejudicada, e a da sua família também. Muita coisa que deseja ou necessita adquirir, fica  impossibilitado de fazer, isso porque o mercado financeiro fecha as portas para você, que está negativado.

 

Juros Abusivos X Crise Financeira

 

É importante você já colocar em mente que mais de 50% das dívidas acumuladas por brasileiros, surgem exatamente dos temidos juros abusivos, especialmente aqueles cobrados no cheque especial e no cartão de crédito.

Porém, não são apenas esses os vilões: Tenho de citar para você que os empréstimos feitos com os bancos e aqueles financiamentos para adquirir o veículo são responsáveis pelas dívidas que se amontoam, ou seja, pela crise financeira.

As pessoas até tem o melhor intuito, que é o de levar o pagamento da forma correta, sempre em dias, mas com juros abusivos que elevam tanto as prestações do financiamento, por exemplo, então fica impossível pagar.

 

As Instituições Complicam Ainda Mais

 

As instituições financeiras complicam a vida das pessoas mais do que deveriam: Isso porque, embora elas queiram receber, mas, por outro lado, dificultam os pagamentos, especialmente quando cobram taxas administrativas e juros abusivos.

Elas sabem fazer isso sem que você perceba. Elas incluem em seu contrato de financiamento ou de empréstimo, ou ainda de cartão de crédito ou cheque especial, aquelas cláusulas que só tendem a encarecer suas prestações.

Ao agir dessa forma as instituições financeiras estão complicando as vidas das pessoas, dificultando que o pagamento seja feito em dias, e contribuindo para o aumento da crise financeira pessoal e nacional.

 

Como Fazer Para Fugir Dos Juros Abusivos

 

Agora que você entendeu a estreita relação que existe entre os juros abusivos e a crise financeira, então certamente que a melhor saída é se livrar dos temidos juros abusivos e das taxas administrativas cobradas pelas instituições financeiras.

Segundo especialistas em economia no Brasil, você deverá optar por fazer compra à vista. Porém, a gente sabe que nem tudo é possível adquirir pagando ali na hora. Por exemplo, financiamento de veículo é muito caro para pagar à vista.

Sabendo que existem situações como esta, então chamo a sua atenção para observar cuidadosamente os contratos antes de assinar com a instituição. Fique de olho no juros abusivos.

Quando você chega a negociar com uma instituição financeira já sabendo que ela pode te cobrar indevidamente juros altíssimos, então fica mais fácil de você descobrir onde eles estão sendo inseridos em seu contrato. Fique atento a isso!

 

Fugindo Dos Juros Abusivos

 

Quando você foge do juros abusivos você contribui positivamente para que a crise financeira diminua, ou até mesmo deixe desistir, tanto em sua vida pessoal quanto no mercado financeiro nacional.

Saiba que o Banco Central, aquela instituição financeira governamental que regula o mercado financeiro no Brasil, estabelece taxas médias de juros para que os bancos sigam estritamente.

Para fugir dos juros abusivos basta que você fique atento em relação às taxas que a financiadora está cobrando no contato. Verifique se elas estão inseridas dentro da média divulgada pelo Banco Central.

Caso você venha perceber que as taxas estão muito acima das médias, então você está sendo vítima do juros abusivos, e isso significa que a crise financeira já está dentro da sua casa.

 

Está em Dúvida se é Vítima de Juros Abusivos?

 

A maior parte dos consumidores não têm conhecimentos jurídicos sobre contratos fechados com o banco. Por esta razão, poucas pessoas sabem se estão sendo vítimas de juros abusivos.

Em situações que o consumidor fica na dúvida sobre os juros abusivos, se eles estão inseridos no seu contrato ou não, o aconselhado é que busque uma empresa especializada em detecção de juros abusivos.

O papel dessas empresas é analisar criteriosamente cada cláusulas do documento assinado com o banco. O foco é imprescindível para poder descobrir onde a instituição escondeu a taxa de juros.

Isso mesmo: As instituições financeiras costumam embutir de uma forma que apenas especialistas em análises contratuais conseguem descobrir.

Uma vez descoberta, então são feitos novos cálculos de juros, onde se considera o valor já pago e as taxas reais que devem ser aplicadas em seu contrato, ou seja, as taxas médias divulgadas pelo Banco Central.

 

Administre Suas Finanças

 

Administrar as finanças é uma forma de se livrar da crise financeira, isso porque você saberá lidar com juros abusivos.

Quando você analisa o contrato antes de assinar, ou quando busca uma empresa especializada em análise de contrato, você está administrando, ou melhor, está cuidando da sua vida financeira.

Saiba que isso é um investimento, pois o que você deve economizar ao não pagar o juros altos e as taxas administrativas, certamente irá aplicar em outras vertentes que irão trazer qualidade de vida para você e sua família.

Este artigo foi feito com muito carinho e com várias pesquisas, especialmente com informações coletadas em órgãos oficiais. A Ideia é te deixar inteiramente informado.

Se ficou alguma dúvida após ler integralmente este post, por favor, utilize o espaço para comentários. Teremos o maior prazer em te atender.

Convido para nos acompanhar pelas redes sociais. Toda semana postamos muito conteúdo relevante em nossos perfis no Instagram e no Facebook. Te encontro por lá!