Juros Abusivos

Juros Abusivos: Como Não Ser Mais Vitima Das Instituições Financeiras!

Posted on Postado em Juros Abusivos

Se a principal despesa em sua casa é o pagamento de juros ligados ao carro que você adquiriu, então você deve aprender neste artigo a como dominar o juros abusivos do seu financiamento e não ser mais vítima das instituições financeiras!

Infelizmente, aqui no Brasil as instituições financeiras criaram o mau hábito de ganhar dinheiro de forma predatória em cima da parte hipossuficiente, que é o consumidor como você.

O que acontece é que em qualquer contrato assinado com essas instituições, especialmente aquele financiamento para adquirir um carro, os bancos colocam juros abusivos, que é justamente cobrar absurdamente valores financeiros.

Neste artigo você terá a oportunidade de conhecer mais sobre juros abusivos e aprenderá a dominar esta questão, tudo visando a deixar de ser vítima das instituições financeiras.

O Que se Entende Por Juros Abusivos?

Infelizmente cobrar juros abusivos é uma ação que ocorre no mundo há muitos anos, e os bancos brasileiros pegaram isso e levaram a sério. Prova é que essas instituições financeiras pintam e bordam cobrando o que querem de você.

Infelizmente não existem leis rígidas que estabeleçam regras mais claras e até mesmo o controle e a fiscalização sobre estas instituições que cobram juros abusivos.

Dessa forma em qualquer relação de concessão de crédito, como por exemplo, financiamento para você adquirir o tão sonhado carro, então, a instituição ver nisso uma grande oportunidade para ganhar dinheiro desonestamente.

Isso acontece quando você assina o contrato e volta para casa com com dezenas de prestações onde o valor real, ou seja, o valor de fato que você deve, é no máximo 20% do que está sendo cobrado nessas parcelas.

O restante, ou seja, os 80% que você pagará embutido nestas prestações é somente de juros. Isso significa que ao final do financiamento você terá pago duas ou mais vezes pelo veículo.

Você Deve Verificar a Cobrança da Taxa de Juros

O Banco Central é responsável por acompanhar e publicar uma planilha com as taxas médias de juros aplicados no mercado financeiro nacional.

Existe até uma calculadora online disponibilizada por essa instituição para que você possa fazer a verificação dos juros cobrados. Clique no link a seguir e conheça esta calculadora: http://www.bcb.gov.br/?CALCULADORA

Observe que se o contrato que você assinou com a instituição financeira estiver cobrando taxas de juros acima da média de mercado, então você está sendo vítima de juros abusivos.

Casos Comuns de Cobranças de Juros Abusivos

Diversos casos em que o consumidor se relaciona com a instituição financeira, infelizmente existem cobranças ilegais de juros altíssimos. Para você ter uma noção e poder deixar de ser vítima desses juros, conheça os casos mais comuns:

Taxa de Abertura de Crédito

O Banco Central extinguiu a taxa de abertura de crédito no ano de 2008, porém, ainda na atualidade muitas instituições financeiras cobram esta taxa, especialmente quando você irá fazer o financiamento.

Capitalização

A capitalização é aplicar juros sobre juros. Porém, esta prática não pode ser aplicada no mercado brasileiro. Então, se seu contrato estipula esta Capitalização, você poderá recorrer.

Venda Casada

É muito comum a instituição financeira forçar você adquirir um segundo produto financeiro antes de fechar um contrato de financiamento de veículo. Saiba que isto é totalmente ilegal e você poderá recorrer na justiça.

Serviços Prestados Por Terceiros

Em alguns casos as instituições financeiras contratam terceiros para prestar algum serviço. O que acontece é que o valor pago para estas pessoas são repassados para o consumidor, exatamente quando você assina o contrato. Isso é crime.

Comissão de Permanência

É até permitido a cobrança da comissão de permanência, porém, o erro que as instituições financeiras cometem é quando elas cobram essa taxa muito acima da média praticada no mercado nacional, aquela que o banco central publica regularmente.

O Que Fazer Para Deixar de Ser Vítima de Juros Abusivos

Algumas dicas são essenciais para te deixar esclarecido sobre como deixar de ser vítima de juros abusivos de financiamento. Vale lembrar que este é o foco deste artigo.

É muito importante destacar que a informação é capaz de libertar as pessoas, e ela vai grandemente te ajudar no momento de assinar um contrato com uma instituição financeira.

Dessa forma, separei as principais dicas para você deixar de ser vítima das instituições financeiras que cobram juros abusivos e taxas ilegais:

1. Analise com cuidado as taxas de juros cobradas pelas instituições antes de fechar um contrato. Para tanto, utilize aquela calculadora do Banco Central, que citei o link logo no início do artigo.

2. Nunca feche um contrato de financiamento com a primeira instituição que você encontrar. É preciso fazer, pelo menos, três orçamentos e depois bater o martelo sobre um deles.

3. É imprescindível que você leia com detalhes cada cláusulas que constam em seu contrato. Caso não entenda muito bem o que elas estão dizendo, então peça uma cópia e entregue para um advogado uma pessoa que entenda.

4. Resolva as questões relativas às cobranças de juros abusivos recorrendo à justiça ou por meios extrajudiciais.

Ação Judicial de Revisão Contratual

Saiba que você poderá buscar o judiciário para te defender em situações em que a instituição financeira está cobrando juros abusivos em seu financiamento. Nesse caso, você irá abrir uma revisional de contrato.

Trata-se de uma ação judicial que corre normalmente no tribunal e, dependendo do valor em questão, será necessário contratar ou não um advogado.

Também deverá constar nos autos judiciais mais um documento revisional, que é feito especialmente por um contador. Trata-se de um laudo contábil onde consta os valores já pagos e o que você realmente é devedor.

Após uma análise do juiz, esse poderá decidir que está havendo a cobrança ilegal de juros abusivos. Então, deverá determinar que a empresa diminua esses juros, colocando-o ao patamar do praticado no mercado financeiro nacional.

Ação Extrajudicial de Revisão Contratual

Outra forma de você dominar de juros abusivos no seu financiamento e não ser mais vítima das instituições financeiras é buscando ajuda de empresas como a Mais Credit Consultoria.

A missão de empresas como esta é analisar criteriosamente o contrato de financiamento assinado com o banco. Pretende-se dessa forma encontrar as cláusulas que cobram juros abusivos.

Depois, é só criar um documento com os valores pagos e a serem pagos, e enviar para o banco credor, solicitando assim a retirada daqueles juros ilegais.

Resumindo

A informação é vida para qualquer pessoa. Se você está sofrendo com juros abusivos e deseja deixar de ser vítima das instituições financeiras, então esse artigo serviu exatamente para você.

Isso porque ao longo destas linhas você aprendeu o que são juros abusivos e em que situações as instituições financeiras lançam esses juros.

Viu também as formas de como se livrar desses males. Por exemplo, você poderá recorrer na justiça ou contratar uma empresa como a Mais Credit Consultoria e resolver a questão de forma ágil pelas vias administrativas extrajudiciais.

Quer Aprender Mais Sobre Esse Assunto?

Caso tenha ficado alguma dúvida acerca do que tratei neste artigo, você poderá utilizar o espaço que reservei para os comentários. Ali é possível você fazer perguntas e tirar suas dúvidas.

Também a Mais Credit Consultoria disponibiliza para você de segunda a sexta-feira, em horário comercial, a possibilidade de conversar diretamente com Consultores especializados em análise de contrato.

Então, caso queira se livrar de uma vez por todas das instituições financeiras que cobram juros abusivos sobre financiamento, solicite gratuitamente a análise de seu contrato.

Ligue agora para 0800 580 0910 e solicite mais informações!