Ligue grátis:

icone-tell

0800 580 0910

Juros Abusivos do Meu Financiamento: Como a Tabela Fipe Pode me Ajudar a Calcular?

Você já ouviu falar na tabela Fipe? Será que ela é capaz de influenciar no preço dos veículos, sejam eles usados ou novos? E além disso, você pode até se perguntar: será que a tabela FIPE pode me ajudar a calcular os juros abusivos do meu financiamento?

Hoje eu pretendo tirar essas dúvidas que acompanha você. Vou falar um pouquinho sobre o que é a tabela Fipe para que você possa se situar nesta conversa, e concluir explicando se é possível essa tabela ajudar no cálculo dos juros abusivos durante um financiamento.

Entenda o Que é a Tabela FIPE

A tabela FIPE é um documento onde consta a média dos preços praticados na compra e venda de veículos no Brasil. São feitas pesquisas regionais para que possa chegar aos preços comumente praticados.

Nessas pesquisas são observados alguns quesitos, como por exemplo: A cor do veículo, os itens que ele possui, a data de fabricação e o seu estado geral de conservação. É que todos esses detalhes vão influenciar diretamente no preço de um veículo.

A pesquisa para a tabela FIPE é feita todo mês. Assim, todo dia primeiro de cada mês, o valor do seu carro poderá subir ou baixar. Na prática, a tendência é diminuir o valor pois todos aqueles que itens tendem a ser atingidos negativamente com o tempo.

Entenda Como é Feita a Pesquisa Para Tabela FIPE

O Instituto responsável pela pesquisa e criação da tabela FIPE faz uma análise em todos os estados brasileiros. A ideia é verificar todas as transações que envolveram compra e venda de veículo.

Em geral, padroniza-se essas transações, ou sejam, são excluídas aquelas que fogem do padrão. Situações como estas ocorrem quando um veículo é vendido por um valor abaixo ou acima da média normalmente praticada no país.

Um exemplo comum é quando um pai passa o veículo para o filho. Em situação como esta é fácil de observar que o carro foi repassado por um valor abaixo do praticado no mercado.

Além dos fatores já listados acima, a análise também considera o modelo e a marca do veículo, e sobre esse assunto um detalhe vale ser focado nesse antigo.

Modelo e Ano de Fabricação Influência a Tabela FIPE

É comum as pessoas perguntarem por quê o valor para revenda de determinado carro fabricado em 2017 com modelo de 2018, possui valor superior a outro cujo foi fabricado e possui modelo de 2017.

A explicação para isso segundo o Instituto, é que existe uma sobreposição do ano do modelo em relação ao ano de fabricação. No caso citado, o ano do modelo é 2017, então ele poderá valer mais do que um modelos de 2016.

A Tabela FIPE Pode Ajudar no Financiamento?

Sem dúvida alguma, a Tabela FIPE influencia grandemente no financiamento ou refinanciamento de veículo ou ainda quando você quer acionar o seguro contratado.

A verdade é que as instituições financeiras utilizam padrões, que são tabelas tidas como referência. Uma dessas é a famosa tabela FIPE. Logo, o financiamento feito por estas instituições terão influência nesta tabela.

Como a Tabela FIPE Pode Ajudar no Cálculo do Juros Abusivos?

O momento agora é de descobrir como a tabela FIPE pode ajudar você no cálculo dos juros abusivos do financiamento de veículo. Isso já considerando que 90% dos contratos possuem juros abusivos e taxas administrativas ilegais.

Então, antes de negociar o carro, você poderá utilizar a tabela Fipe para uma discussão positiva com o gerente da financeira.

Observe que os bancos utilizam a tabela Fipe para ter uma noção dos valores médios praticados no mercado de veículos no Brasil. Além disso, são essas instituições quem fazem a oferta.

Lembre-se que quem oferta sempre vai querer tirar proveito, tipo oferecendo o veículo por valores abaixo da tabela FIPE, ou então tentando ganhar aplicando juros abusivos.

Logo, o vendedor, que é a financeira, vai querer supervalorizar o bem, principalmente alegando detalhes administrativos e de contratação de terceiros.

Como qualquer boa transação financeira, a ideia é que vocês cheguem ao meio termo, de modo que as partes envolvidas possam ganhar e saiam do contrato satisfeitos.

Por esta razão, antes de fechar um contrato de financiamento, procure conhecer o valor cobrado no mercado de venda e compra de veículo. Esse valor pode ser consultado diretamente na tabela Fipe.

Esta tabela para virar uma referência que poderá conduzir para um acordo satisfatório e sem prejuízos a ambas partes.

Tabela FIPE Ajuda Calcular o Valor de Entrada?

Você já deve saber que quanto maior for a entrada em um financiamento, menores serão as taxas de juros que o banco aplicará. Então, utilize a tabela Fipe para fazer um cálculo sobre o melhor valor para dar de entrada.

Para fazer isso, é imprescindível que você veja a cotação do veículo por meio da tabela. Dessa cotação faça a subtração de 20%. O valor resultante deverá ser o que você irá pagar no veículo, facilitando a simulação da entrada.

Essa tática é comumente aplicada por pessoas que querem adquirir um veículo seminovo. Mas, vale lembrar que os vendedores desses veículos relutarão em te passar o bem por um valor 20% abaixo do que a tabela FIPE estabelece.

Como Você Poderá Consultar a Tabela FIPE

Saiba que a tabela FIPE está disponível online para você consultar a qualquer momento. Não há necessidade de pagar para consulta. Basta que você acesse o site oficial do Instituto através deste link http://veiculos.fipe.org.br/

Você também poderá encontrar pela internet alguns sites que coletam as informações da tabela FIPE e criam calculadoras online. Esses poderão servir também para dar base as negociações.

Com ou sem tabela FIPE, evite constrangimentos no financiamento!

Independente de você utilizar ou não a tabela FIPE para te ajudar no cálculo do juros abusivos do seu financiamento, você poderá evitar dores de cabeça para o futuro.

Para chegar a esse estado de fechar um acordo financeiro com banco sem problemas para você e sem que o banco perca, você poderá se atentar para alguns detalhes:

 

1. Verifique as taxas de juros que o banco está cobrando para financiar o veículo. Faça a comparação diretamente com as taxas médias que o Banco Central divulga regularmente.

2. Faça a cotação de financiamento em três financeiras. Escolha a que oferecer a melhor taxa de juros. Você ainda poderá até barganhar um pouquinho com o gerente.

3. Nunca feche um contrato com a primeira financeira que você consultar, por mais que você acredite que aquela taxa está boa e cabe em seu bolso.

4. Se você já estiver encrencado com a cobrança de juros abusivos, ou quem sabe já está até quase perdendo seu carro em um processo de busca e apreensão, então solicite à Mais Credit urgentemente a análise de seu contrato.

A Mais Credit Analisa o Seu Contrato Gratuitamente

Entre em contato agora mesmo com a Mais Credit! Temos uma equipe de consultores especializada que vão analisar seu contrato e o melhor de tudo: é inteiramente grátis!

Vamos verificar cláusula por cláusula em busca das taxas administrativas e dos juros abusivos. Depois, faremos o cálculo contábil com os juros corretos e entraremos em contato com o banco.

Com base em nossos casos de sucesso, clientes têm recebido até 80% de desconto para quitar seus contratos de financiamento.

Se ficou alguma dúvida, se quiser falar diretamente com nossos consultores, então não perca tempo e ligue agora gratuitamente para 0800 580 0910.

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Faça uma análise gratuita pelo WhatsApp

Ligue Grátis para: 0800 580 0910

A MAIS CREDIT CONSULTORIA

NÃO FAZ EMPRÉSTIMOS

arrow - flecha

Nossa empresa trabalha
com redução de

juros abusivos

em financiamento de veículos e empréstimos.