Juros Abusivos

Juros Abusivos: Conheça As Piores Práticas Do Mercado De Financiamento! 

Posted on Postado em Juros Abusivos

Juros Abusivos: Conheça As Piores Práticas Do Mercado De Financiamento! O mercado de financiamento de veículo é uma alternativa muito procurada quando o assunto é a aquisição de um automóvel.

Porém, na hora de realizar a compra de um bem, é importante prestar muita atenção nos detalhes. Isso acontece porque existem práticas negativas que acontece nesse mercado, principalmente se tratando de juros abusivos.

Além disso, analisar as vantagens e as desvantagens no mercado de financiamento, te auxilia a avaliar a situação melhor e realizar uma boa escolha. Por isso, para te ajudar, neste artigo separamos as piores práticas que acontecem no mercado de financiamento e que você deve tomar cuidado.

Vamos conferir?

Cobranças Indevidas

A primeira prática negativa que acontece no mercado de financiamento de veículo é a cobrança indevida que você precisa ter total atenção. O que acontece é que no contrato de financiamento de veículo, muita das vezes é cobrado taxas e tarifas que são consideradas onerosas segundo a lei.

Um exemplo comum dessa situação é a cobrança da taxa de abertura de conta. Essa taxa é de responsabilidade das instituições financeiras, por isso, não podem ser cobradas no contrato de financiamento de veículo.

Além dessa cobrança indevida, há também outras taxas como, taxa de administração, taxa de serviços terceiros e outros.

Portanto, na hora de realizar o seu financiamento, procure ler com calma as cláusulas da parte financeira do seu contrato, para evitar esta situação.

Venda Casada no Financiamento de veículo

Além das taxas no contrato de financiamento, outra prática negativa que pode acontecer é a venda casada. Se você ainda não sabe o que é a venda casada, ela é quando uma instituição cobra um serviço a mais no seu contrato que não foi solicitado.

A venda casada é comum no financiamento de veículo, mas pode acontecer também em cartões de créditos também. Quando as pessoas compram móveis e eletrônicos, por exemplo, as lojas costumam oferecer seguros para esses bens. No entanto, pode acontecer de você não aceitar e te cobrarem por isso.

Portanto, busque sempre se atentar ao que está sendo cobrado no seu contrato e ter cuidado em outras situações comuns também.

Juros Acima Da Média

Para finalizar, outra prática negativa é a cobrança de juros acima da média. De acordo com a lei, a cobrança de juros em financiamento de veículo deveria ser de até 13% de juros ao ano ou 1,2% de juros ao mês. Entretanto, na prática isso não acontece dessa forma.

Atualmente, uma grande maioria dos bancos cobram valores acima desta porcentagem, por isso, é importante avaliar o porquê da cobrança do juros alto, para que possa ser avaliado se há ou não uma cobrança indevida.

Para isso, a nossa equipe, Mais Credit,  faz a análise contratual totalmente gratuita para você. Portanto, você pode entrar em contato conosco para que possamos analisar o seu contrato e avaliar se há ou não uma cobrança indevida.

Ficou alguma dúvida? Se você tiver qualquer dúvida, deixe-a nos comentários para que possamos te auxiliar!