Juros Abusivos

Juros Abusivos: Como Essa Taxa Influência no Valor Total da Fipe do Meu Carro?

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Como os juros abusivos influenciam no valor total da FIPE do seu carro? Certamente que esta é uma das grandes perguntas com poucas respostas. Mas, neste antigo você terá a oportunidade de conhecer a grande e principal relação entre juros abusivos e a Fipe.

Antes de entrar nesse esclarecimento, gostaria de te perguntar se você sabe o que são juros abusivos de fato, e o que é a tabela FIPE de um carro.

Aqui no blog já falamos bastante sobre esses dois temas. Vale muito a pena fazer uma procura pelos artigos altamente informativos. Dessa forma, você irá aprender como grande exatidão o que significa esta tabela e o juros abusivos.

De qualquer forma, vou fazer uma rápida explanação apenas para situar você dentro do contexto. Então, preparado? Vamos entender rapidamente o que significa juros abusivos e tabela FIPE.

 

O Que São Juros Abusivos

 

Primeiramente, é correto falar dos juros. Esses são valores legais aplicados sobre parcelas, que podem ser as prestações do seu financiamento de carro, por exemplo.

Esses valores é a remuneração da instituição financeira, visto que ela estar te emprestando dinheiro para você adquirir determinado bem. Logo, elas vão cobrar os juros como forma de pagamento.

Infelizmente, as instituições financeiras agem de má fé e cobram esse juros de maneira ilegal. Isso acontece quando elas criam os juros abusivos, que são aqueles valores cobrados e muito além do que elas deveriam cobrar.

Se você estiver sendo vítima desse juros abusivos, ao final deste artigo vou te ensinar como você se sair dessa.

 

O Que é a Tabela FIPE

 

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, ou simplesmente FIPE, é a instituição responsável por fazer, mensalmente, uma pesquisa em todos os estados brasileiros em relação as transações de vendas de automóveis.

Dessa forma, são analisadas todas as situações de compra e vendas realizadas no Brasil de todos os modelos de veículos existentes atualmente. Alguns critérios são adotados, isso para garantir que a tabela seja o mais próximo possível da realidade.

A tabela FIPE é, dessa forma, um documento com os preços médios praticados em território nacional na venda de um veículo, seja novo ou usado.

 

Qual é a Aplicação da Tabela FIPE

 

A tabela FIPE serve como uma base para calcular o preço de determinado veículo. Me refiro como base porque nem sempre as pessoas e instituições financeiras repassam os veículos pelos preços constantes nesta tabela.

Porém, se tratar-se de um veículo novo, então as chances de serem aplicados os valores constantes na tabela, serão grandes.

Agora imagine um veículo usado e já bastante desgastado. Logo, é possível que sejam descontados alguns valores, segundo as condições de conservação do veículo.

 

O Que São Levados em Consideração na Tabela Fipe?

 

Para você entender a relação entre os juros abusivos influenciando no valor total da FIPE do seu carro, é preciso ter em mente os critérios que a fundação utiliza para criar a tabela.

Esses critérios são os seguintes:

 

  • O ano de fabricação do veículo
  • Quantos quilômetros o veículo já rodou
  • O estado de conservação do veículo, observando se existem arranhões, riscos, etc
  • O estado dos componentes internos do veículo
  • A cor do veículo
  • A região em que o veículo está localizado
  • Os acessórios que acompanham o veículo
  • A demanda desse veículo no mercado interno

 

Desses itens, destaco para você o primeiro deles. Por que é o ano de fabricação o principal responsável pela influência dos juros sobre o valor da FIPE de seu carro. Vamos entender melhor sobre isso!

 

O Ano do Veículo Que Influência Nas Taxas de Juros

 

É muito comum que as pessoas que perguntam sobre as taxas de juros cobradas em financiamentos de veículos. Além disso, procuram saber como elas são influenciadas.

Mas será que esses valores podem oscilar? Será que é possível as instituições financeiras aplicarem taxas abusivas sobre os financiamentos? Estas e muitas outras perguntas comumente encontramos por aqui.

Se falarmos especificamente dos carros usados, então o ano influencia grandemente nos valores cobrados das taxas de juros do seu financiamento. Mas, não é somente nos usados, um carro novo também tem essa influência.

 

Vamos Entender a Partir de Algumas Comparações

 

Para você entender de uma forma didática como o ano do veículo poderá relacionar os juros abusivos com o valor total da FIPE do seu carro, vamos pensar em um plano de saúde que as pessoas comumente fazem com os hospitais.

Você já sabe que a medida que alguém vai ficando idoso, então mais cuidados serão necessários. É muito provável que as consultas médicas sejam feitas com mais frequência, e os gastos gerais de saúde, também aumentem.

De igual forma é possível pensar em um veículo. À medida que o carro vai se tornando velho, então serão necessárias mais idas a mecânica. Certamente que os gastos irão aumentar também.

Tanto planos de saúde quanto gastos com mecânica de veículo consomem muito dinheiro das pessoas. Pensando dessa forma, é muito provável que as pessoas não costumem financiar um veículo nessas condições mais antigas.

 

As Taxas de Juros x Tabela FIPE

 

É nesse momento que entra a relação entre as taxas de juros, que em 90% dos casos são abusivas, e o valor total da FIPE do seu carro. A verdade é que as instituições financeiras costumam aplicar taxas menores para veículos novos.

Por outro lado, essas mesmas instituições aplicam taxa de juros mais absurdas para carros antigos, ou seja, mais velhos. Isso faz com que as quantidades de financiamento diminuam, além de existir a possibilidade da inadimplência aumentar.

Sabendo disso, de uma próxima vez que você for financiar o seu veículo, fique bastante atento no ano de fabricação do bem. As chances do juros abusivos influenciarem o valor da tabela da FIPE são grandes nessas condições.

 

Está Sofrendo Com Juros Abusivos

 

Saiba que 90% dos brasileiros que assinaram um contrato de financiamento com alguma instituição financeira, estão ou irão em algum momento sofrer com os juros abusivos.

Isso porque apenas 10% de contratos de financiamentos assinados aqui no Brasil não contém cláusulas abusivas, que são aquelas que estabelecem taxas administrativas e juros ilegais.

Porém, se você é uma dessas vítimas das cobranças indevidas por partes do banco, a solução é partir para um processo extrajudicial, que é uma ação bem mais rápida que a revisão contratual judicial.

 

Como Fazer a Revisão Pelas Vias Extrajudiciais

 

Para resolver a questão do juros abusivos basta que você procure profissionais habilitados em análise contratual.

A Mais Credit Consultoria possui uma equipe de consultores altamente preparada para analisar contratos de financiamento de veículo.

O que você deve fazer é solicitar agora mesmo de forma gratuita, e pelo WhatsApp, a sua revisão de contrato. Faça isso pelo número 11 96882-7012.

Se quiser, poderá entrar em contato diretamente com nossos consultores e tirar todas as suas dúvidas. Estamos disponíveis para te atender sempre das 9 horas às 18 horas, e de segunda a sexta-feira.

Ligue agora gratuitamente para 0800 580 0910. Você ainda poderá preencher o formulário de contato através do seguinte link https://www.maiscredit.com.br/mais-credit-contato