Juros Abusivos

Juros Abusivos: Como Analisar a Tabela Fipe do Meu Carro e Não Pagar Juros Abusivos

Posted on Postado em Juros Abusivos

Você sabia que a tabela FIPE é o meio mais comum que instituições financeiras e também pessoas físicas utilizam para avaliar os valores cobrados (Inclusive os Juros Abusivos) sobre os veículos?

Na verdade existem muitas ideias acerca desta tabela, algumas podem ser proveitosas para quem quer comprar ou vender um carro, enquanto que outras podem não ser tão interessantes.

Se você quer entender como isso funciona, então basta continuar lendo este artigo e terá a oportunidade de conhecer como funciona essa tabela e qual sua relação com os juros abusivos.

Entendendo o Funcionamento da Tabela FIPE

FIPE é a sigla para Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Esta Fundação é responsável por fazer o levantamento dos preços praticados na venda de veículos em território nacional.

Trata-se de estudo realizado em todos os estados brasileiros mensalmente, e que envolvem todas as transações financeiras de compra e venda de veículos de todos os modelos.

Durante o estudo, a fundação faz o levantamento das transações e utiliza a média dos valores de cada veículo vendido no Brasil. São considerados os valores praticados pelos montadores e também pelo mercado no varejo.

No Cálculo Não Entra os Valores que Fogem da Regra

Porém, destaca-se que ao trabalhar com os valores praticados, a fundação dispensa aqueles que fogem à regra da média. Por exemplo, imagine um carro antigo e que é considerado um clássico.

Após algumas remodelações e adições de peças novas, o proprietário poderá revender esse veículo por um valor muito acima do praticado na tabela Fipe.

A Depreciação Influência na Tabela Fipe

Um detalhe importante que deve ser mencionado é em relação à depreciação do veículo. Com isso, sabe-se que os carros novos têm valores superiores aos carros antigos e bastante usados.

Por esta razão e com a ideia de evitar erros na tabela, a fundação utiliza alguns critérios e aplica percentuais para a depreciação.

Sabe-se que um veículo poderá depreciar cerca de 10% de seu valor de tabela, enquanto que o outro poderá sofrer uma depreciação de 5%, apenas.

Objetivo da Tabela FIPE

O maior objetivo da tabela FIPE é mostrar ao mercado nacional de venda de veículos os valores praticados em situações distintas. Por outro lado, os valores da tabela poderão ser utilizados para basear outras cobranças.

Por exemplo, é muito comum que o Detran utilize a tabela FIPE como base para fazer a cobrança de IPVA aos proprietários de veículos.

Tabela FIPE X Venda e Revenda

O detalhe que você deve conhecer durante a análise da tabela FIPE, é que ela também considera a venda e a revenda. Imagine que um carro novo poderá ser vendido a partir do preço exposto na tabela.

Por outro lado, é possível que um carro antigo com alguns problemas poderá ser vendido com base nesta tabela, porém, por um valor abaixo dela.

Relação Entre Tabela FIPE e Cobrança de Juros Abusivos no Financiamento

É possível que as instituições financeiras utilizem a tabela FIPE como base para financiamentos de veículos, sejam eles do tipo crédito direto ao consumidor, consórcio ou leasing.

Porém, algumas delas optam por não fazer o uso. A explicação é que os veículos tendem a perder valor ao longo do tempo, o que de fato acontece na prática. Vamos entender isso melhor!

Imagine que em um consórcio em que o consorciado vai pagando mensalmente os valores estabelecidos, ele poderá ser contemplado na 40º parcela, com isso seu poder de compra seria reduzido, considerando que aquele veículo já terá perdido o valor depois de três anos de pagamento do consórcio.

Analisando a Tabela FIPE do Seu Carro Para Não Pagar Juros Abusivos

Comece Analisando a Depreciação:

Entenda que é necessário verificar a depreciação de um veículo mensalmente, dessa forma reduz-se a possibilidade de perda de dinheiro.

Analise o Seguro e os Impostos Cobrados:

A partir da tabela é possível você fazer a projeção dos valores cobrados para impostos e seguros. Entenda que quanto mais alto for o valor, mais alto serão os valores cobrados para o seguro.

 

Analise o Estado de Conservação do Veículo:

Isso é imprescindível para quem quer dar um carro já usado como entrada. Você deverá verificar a tabela Fipe para saber qual o valor poderá pedir pelo veículo.

Analise os Valores Cobrados Pelos Documentos:

Muitos estados brasileiros cobram pelos documentos e procedimentos segundo os valores estabelecidos para cada veículo. Por esta razão, verifique sempre a tabela Fipe para saber quanto vai pagar.

Já Está Pagando Juros Abusivos? Então Saiba Como Agir!

Se você não teve a oportunidade de ler esse antigo a tempo, e hoje já está com seu financiamento em andamento, porém vem pagando absurdamente juros e taxas administrativas, veja como agir diante dessa situação.

Algumas empresas, especificamente a Mais Credit Consultoria, presta serviços de avaliações contratuais de financiamento de veículo. Nssas avaliações é feita uma procura pelo juros abusivos cobrados nos contratos.

Infelizmente, o Brasil bate recorde em assinaturas de contratos com juros abusivos, então, é muito provável que no seu contrato exista essas cobranças ilegais.

Somente profissionais capacitados poderão descobrir cláusulas que estabelecem taxas administrativas que não devem ser cobradas, e também os temidos juros abusivos.

Dessa forma, se você já está sendo vítima desse juros, então somente uma análise de contrato poderá salvar você da atual situação.

Como Fazer Análise Contratual?

A análise contratual é um procedimento extrajudicial. Trata-se de um processo que ocorre fora do tribunal, e dispensa a presença de um juiz e também a contratação de advogado.

Tudo acontece de uma forma amigável conduzido pela Mais Credit Consultoria. É essa empresa quem faz análise do contrato, verifica os juros abusivos cobrados, e entra em contato com o banco para solicitar a retirada desse juros.

Não se preocupe porque toda a carga de trabalho ficará por conta da empresa. Você apenas será encarregado de fornecer as informações que forem necessárias. Uma delas, é o envio do seu contrato de financiamento assinado com o banco.

Análise Gratuita de Seu Contrato de Financiamento

A Mais Credit Consultoria está com uma promoção imperdível! Nossos consultores irão analisar totalmente grátis o seu contrato de financiamento!

Certamente que esta é uma promoção que você não deve deixar passar batida. Qual outra empresa oferece uma oportunidade como esta? Não perca tempo e solicite agora mesmo a análise gratuita de seu contrato.

E como você poderá fazer isso? É muito simples! Nós disponibilizamos pelo menos três formas para você solicitar gratuitamente a análise de contrato. Veja quais são elas:

A primeira delas é preenchendo o formulário de contato diretamente em nosso site. Para fazer isso basta clicar no seguinte link e você será direcionado para a página onde irá inserir as informações.

Link para o formulário de contato https://www.maiscredit.com.br/mais-credit-contato/

A segunda opção é por meio do WhatsApp. Você poderá solicitar gratuitamente e de forma cômoda e rápida sua análise contratual através de uma mensagem para o seguinte número 11 96882-7012.

A terceira forma também muito simples e rápida, é você ligar agora mesmo gratuitamente para 0800 580 0910, e falar diretamente com um de nossos consultores!

Se ficou alguma dúvida, por favor utilize o espaço que reservamos para os comentários. Se quiser falar diretamente com a gente, então ligue para 0800 580 0910. A ligação é gratuita.