Juros Abusivos

Juros Abusivos: A Luta Interminável Contra Ele!

Posted on Postado em Financiamento de Veículos, Juros Abusivos

As instituições financeiras criam uma situação em que é constante a luta contra os juros abusivos por parte de consumidores. Ou seja, pessoas assim como você e eu estamos a todo tempo buscando nos livrar de uma forma ou de outra dos tão temidos juros abusivos.

Se você quer conhecer mais um pouco sobre essa luta para se livrar dos juros abusivos, então vem comigo pelas próximas linhas e você vai ter acesso a informações nunca antes reveladas.

A Febraban e o Aumento dos Financiamentos

A Federação Brasileira dos Bancos, a Febraban, realizou um estudo recentemente em que concluiu ter havido um aumento dos financiamentos de veículo com alienação fiduciária.

A pesquisa que foi realizada tomando como base os três primeiros meses do ano de 2019, chegou à conclusão de que houve um aumento de 3,5% dos contratos de financiamento que consumidores assinaram com as instituições financeiras.

Outros estudos podem ser correspondido com o relatório divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave, que afirma ter havido aumentos consideráveis na quantidade de vendas de veículos no Brasil.

Tomando como base as informações coletadas nessas duas autoridades, a gente ver claramente que mesmo havendo uma ampla concorrência entre instituições financeiras em território nacional, ainda assim, elas não se intimidaram em relação a cobrar juros abusivos.

O Consumidor não Observa as Cláusulas do Contrato

Geralmente o consumidor desesperado para ter o seu carro o mais breve possível, chega a assinar um contrato sem ler integralmente suas cláusulas. Nessa história, passam batidas as taxas de juros que o banco insere nesse documento.

Os bancos sabem que os consumidores agem dessa forma. Por isso, eles não tem dó e nem piedade, praticam as taxas abusivas nesses contratos de financiamento em que o bem fica alienado.

Uma vez alienado, o bem pertence ao banco e não ao consumidor que está fazendo os pagamentos mensalmente. Caso ele venha a se tornar inadimplente, ou seja, deixar de pagar as prestações mensais, o banco poderá dar busca e apreensão de veículo.

O Consumidor Deve Descobrir se é Uma Vítima de Juros Abusivos 

Artigos como este tem a única intenção de deixar os consumidores, assim como você, totalmente informados em relação à cobrança indevida de juros.

Assim, caso você esteja desconfiando sobre a cobrança ilegal de taxas indevidas, tais quais o juros abusivos e as taxas administrativas, então é preciso se defender.

Ao agir dessa forma você também estará contribuindo na tentativa de inibir esse tipo de ação é ilegal que os bancos praticam contra o consumidor.

Essa ação acomete a economia brasileira, levando um caos financeiro que comumente chamamos de crise financeira, com isso deixa o consumidor lesado e ainda mais hipossuficiente, ou seja, sem condições para se relacionar com o mercado financeiro.

Caso esteja se sentindo vítima de juros abusivos, é preciso recorrer para ter garantia dos seus direitos, isso poderá ser feito através de uma revisão de juros.

Como Funciona a Revisão de Juros Abusivos 

 

Você pode chamar de ação de revisão de juros de financiamento. Ela consiste em analisar criteriosamente o documento que você assinou com o banco. A ideia é identificar onde estão os juros abusivos cobrados pela instituição.

Uma vez detectadas as taxas ilegais, então deverá ser emitido um laudo pelo contador onde serão discriminados os valores já pagos e aqueles que você realmente ainda deve.

Esse laudo é basicamente um novo cálculo sobre as prestações aplicadas pelo banco. Só que dessa vez, as taxas de juros aplicadas serão com base nas estabelecidas pelo Banco Central.

Quando age dessa forma, então estamos transformando aquele juros abusivos em juros normais, situação que permite o equilíbrio da situação financeira e a possibilidade de quitar o financiamento.

Ação de Revisão Judicial ou Extrajudicial?

Na luta contra os juros abusivos você deverá buscar os seus direitos, e isso é possível a partir da abertura de uma ação de revisão de juros. Ela pode ser tanto judicial como extrajudicial.

Ação Judicial de Revisão de Juros Abusivos 

A abertura da ação de revisão de juros se dá com a petição inicial, e existem, pelo menos, três situações que poderão ocorrer. Sendo elas:

1. O juiz determinará que você continue efetuando o pagamento do financiamento em juízo, sem a cobrança do juros abusivos. Os pagamentos serão com base nos dados do cálculo Contábil, que é o laudo que citei anteriormente.

2. O juiz poderá conceder apenas parte dos seus pedidos, pelo menos até que o réu, que é o banco onde você assinou o contrato de financiamento, possa se defender em relação a acusação dos juros abusivos.

3. O juiz poderá indeferir os pedidos e aguardar que a instituição financeira se manifeste no processo. Isto é dar para o banco a possibilidade de ampla defesa.

Ação Extrajudicial de Revisão de Juros Abusivos 

Ainda na luta contra os juros abusivos você poderá solucionar a tensão através de uma ação extrajudicial. Então, logo que desconfiar da cobrança ilegal desse juros, busque um profissional especializado em análise de contas.

Algumas empresas sérias focam em revisões extrajudiciais de contratos de financiamento, fazendo a identificação das cláusulas que estabelecem encargos abusivos e efetuando o recálculo revisional.

Na sequência, o contato com o banco procede com o processo extrajudicial, solicitando à instituição a anulação do juros e encargos ilegais, concedendo assim desconto para quitação integral.

Como Saber se em Seu Contrato tem Juros Abusivos?

Antes de você fechar o contrato com a instituição financeira, leia atentamente o contrato ou leve para que um advogado ou consultor possa analisá-lo.

Além disso, vale muito você utilizar o site do banco para fazer simulações de financiamento. Dessa forma, poderá saber quais as taxas de juros cobradas pela instituição.

Veja também a planilha de custo efetivo total, documento onde contabiliza os gastos globais que você terá com o financiamento.

Com esses passos simples você consegue evitar e até mesmo saber se está sendo vítima de juros abusivos. Caso esteja, não assine o contrato, e se já tiver assinado, procure uma empresa especializada em análise contratual.

Verifique a Empresa Antes de Contratar

Atualmente no mercado existem muitos profissionais e empresas especializadas em análises contratuais. Mas, infelizmente, nem todos são sérios e honestos o suficiente.

Em muitos casos você contrata uma empresa sem credibilidade que só vai aumentar os seus problemas. Assim, além de ficar refém do banco, também será um refém da empresa de má índole.

É necessário que você verifique informações precisas sobre a empresa antes de contratá-la. Veja se ela possui CNPJ e espaço físico para atender os clientes, entre outras questões..

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em análise de contrato de financiamento de veículo, com CNPJ próprio e espaço, estrutura e equipe totalmente preparados para atender você.

Como Contratar

Caso você queira contrata a Mais Credit Consultoria, poderá fazer-nos uma visita em nosso endereço físico. Ou se preferir, ligue gratuitamente para 0800 058 0910.

Estamos disponíveis de segunda a sexta-feira, sempre das 9 horas às 18 horas. Você também poderá optar por entrar em contato conosco através do formulário que pode ser acessado a partir da seguinte página online

https://www.maiscredit.com.br/mais-credit-contato/

Este é um dos nossos artigos informativos. Porém, se ficou alguma dúvida ou quer fazer-nos uma pergunta, fique à vontade para entrar em contato com a gente.

Temos o maior prazer em atender você!