Juros Abusivos

Juros Abusivos: 9 Sinais de Que Você Precisa de Ajuda!

Posted on Postado em Juros abusivos de financiamento

Ter um veículo dos sonhos é um desejo muito comum, mas na hora de comprar existem alguns cuidados que você precisa ter, principalmente se tratando dos juros abusivos. Hoje, muitas pessoas compram veículos e depois de um tempo, acabam ficando frustradas por pagarem juros altos.

Dessa forma, se você se identifica com essa situação, já está mais do que na hora de avaliar os sinais para saber se de fato precisa de ajuda com os juros abusivos. Então, para auxiliar, separamos abaixo os 9 sinais mais comuns. Confira!

1.  Compras Casadas Nas Suas Parcelas

O primeiro sinal de que você é vítima de juros abusivos é a compra casada. Se você ainda não sabe o que é, a compra casada é quando você paga um valor a mais na parcela devido algum serviço que não solicitou.

Quando você compra um bem, por exemplo, muitas empresas colocam no valor final o seguro para esse bem sem a sua solicitação. Porém, esse tipo de situação é abusivo e, por isso, é necessário que você avalie se não está pagando um valor por algo que não solicitou.

2.  Taxas Administrativas no Contrato de Financiamento

Os juros abusivos presente no contrato de financiamento costuma vim de forma “camuflada”, ou seja, é cobrado algumas taxas e tarifas em cláusulas diferentes que, por sua vez, são consideradas abusivas.

Um ótimo exemplo disso é o caso das taxas administrativas que, de acordo com a lei, também são condições abusivas. Sendo assim, se você paga um valor alto nas parcelas devido à taxa administrativa, esse é outro sinal de que você precisa de ajuda.

3.  Taxas de Serviços de Terceiros

Outra taxa que também é exorbitante é a taxa de serviços de terceiros. Essa significa que os bancos estão te cobrando um valor para a prestação de serviços de terceiros. Isso acontece porque esse gasto é obrigação da instituição financeira e, não do devedor.

Infelizmente, as instituições financeiras estão constantemente procurando formas de aumentar o seu lucro. Por isso, se você já percebeu que paga uma taxa para serviços de terceiros também, esse é outro sinal que existem juros abusivos no seu contrato.

4.   Parcelas de Financiamento Atrasadas

Não está conseguindo pagar as parcelas do seu contrato de financiamento? Então esse é outro sinal de que você precisa de ajuda. Não conseguir pagar as parcelas e atrasar o seu pagamento é um dos motivos mais comuns e nem sempre isso acontece por falta de organização financeira, mas simplesmente por uma cobrança bem acima do permitido dificultando o pagamento das parcelas.

Portanto, se você percebeu que as suas parcelas estão ficando cada vez mais caras e difíceis de pagar, esse pode ser mais um sinal a se avaliar.

5-  Parcelas Altas

Por falar nas parcelas altas, esse é outro sinal de que você precisa de ajuda com os juros abusivos. Às vezes você pode conseguir pagar as suas parcelas, mas percebe que o Valor da fatura está muito alto.

Existem vários fatores que podem deixar as parcelas altas, mas em grande maioria, é devido taxas e tarifas presentes no contrato de financiamento.

6- A Sua Dívida Não Diminui

Você tem a sensação de que está pagando as suas parcelas e a sua dívida nunca diminui? Isso é o que chamamos de amortização negativa.  A amortização negativa é quando existe a correção monetária em cima da sua dívida, ou seja, ao invés de você pagar de fato pelo empréstimo de financiamento, está pagando apenas os juros que vai se multiplicando cada vez mais.

Portanto, é sempre importante que você avalie com calma os juros do seu contrato antes de fazer. Afinal, se você se identifica com esse sinal é provável que isso já esteja acontecendo com você e esteja na hora de lidar com essa situação.

7-  Taxas de Encargos no Seu Contrato

As taxas de encargos são as que você paga os custos que a instituição financeira teve ao fazer o seu contrato como as despesas com os funcionários, por exemplo.

Porém, esse caso funciona da mesma forma que as taxas de serviços terceiros, essas despesas são de responsabilidade das instituições, por isso, se caso isso estiver no seu contrato, isso é considerado abusivo. O  ideal é que você releia o seu contrato analisando as cláusulas financeiras.

8- Taxas Altas de Permanência

As taxas de permanências são cobradas ao longo do pagamento das parcelas com o objetivo de se proteger do não pagamento do empréstimo. De certa forma, essa taxa pode ser cobrada, mas o problema é que as instituições cobram um valor muito alto do que de fato é permitido, assim, ficando impossível do devedor conseguir realizar o pagamento conforme estabelecido no contrato.

Portanto, se as suas faturas estão ficando muito cara, é interessante que você avalie se o motivo não é a taxa alta de permanência nas faturas. Isso também é um sinal bem comum de quem sofre de juros abusivos.

9- Cobrança de Mais de 30% em Créditos Consignados

Os créditos consignados é uma alternativa muito procurada por pessoas aposentadas, pois os juros de financiamento é menor, já que o valor das parcelas é descontado automaticamente na conta da pessoa em questão.

Porém, para realizar esta cobrança, existe uma lei que define que o valor do empréstimo precisa ser menor que 30% referente ao salário da pessoa. Mas na prática isso não acontece.

Muitas instituições cobram um valor maior que 30% de créditos consignados e, com isso, as pessoas passam a serem vítimas de juros abusivos.

Conclusão

Infelizmente a cobrança de juros abusivos ainda é algo comum e, com base nos sinais a cima, você também pode está passando por essa situação.Por isso, reavaliar o seu contrato e se atentar aos sinais é fundamental para que você saia dessa situação o quanto antes e peça ajuda a nossa equipe!

A Mais Credit é uma empresa especializada na análise de contratos, sempre buscamos ajudar nossos clientes da melhor forma possível!Então se você está sendo vítima dos juros abusivos, saiba que isso tem solução e nós podemos te ajudar!

O que você achou deste artigo? Se você gostou compartilhe ele nas suas redes sociais! Se você tiver alguma sugestão, deixe nos comentários que vamos sanar todas as suas dúvidas com relação as condições abusivas em que somos colocados nos financiamentos de veículos no brasil!