Juros Abusivos

Juros Abusivos: 13 Motivos Pelos Quais Você Não Deve Ignora-los

Posted on Postado em Juros Abusivos

Nos últimos anos muitas pessoas estão sendo vítimas de juros abusivos no contrato de financiamento de veículo. Sempre que isso acontece, o ideal é buscar ajuda de uma consultora especializada para a sua redução, porém, existem pessoas que simplesmente optam por ignorar essa situação.

Se você se identifica com isso, saiba que esse é um grande erro que você está cometendo já que ignorar os juros abusivos traz diversas consequências ainda mais complicadas. Sendo assim, abaixo separamos 15 motivos pelos quais você não deve ignorar os juros abusivos. Vamos conferir?

1.  Vai Passar Por Cobranças Excessivas

Sempre que você deixa de pagar uma dívida, as instituições financeiras irão começar a fazer várias ligações cobrando o pagamento da dívida. O mais chato disso, é que as cobranças começam a ficar extremamente excessivas e acontecerem não apenas por ligação, mas em todos os nossos meios de contato, seja e-mail, SMS e outros.

Portanto, o primeiro motivo para você não ignorar os juros abusivos é justamente essa cobrança. Além disso ser uma situação chata, você acaba ficando estressado, piorando o seu dia a dia.

 

2.  Poderá Passar Por um Processo judicial

Se acontecer de o banco tentar te cobrar um valor presente nos juros abusivos e você não tomas as devidas providencia, ele poderá recorrer a uma ação judicial. O problema disso é que as ações judiciais são extremamente chatas de lidar e, por isso, isso vai te resultar em uma grande dor de cabeça.

Dessa forma, o ideal é que você não ignore a situação e tente resolver para não ter que passar por isso.

 

3.  Você Não Conseguirá Mais Abrir Contas

Pessoas que não dão a atenção devida aos juros abusivos acabam tendo dificuldades em pagar as parcelas que, consequentemente, podem resultar na negatividade do nome. Com base nesta situação, você passa a não conseguir mais abrir contas, sendo um ponto bem negativo.

 

4.  Poderá Perder o Seu Veículo

Outro motivo para você não ignorar a cobrança de juros abusivos é devido a perda do veículo. Os juros abusivos é uma situação bem complicada, porque muitas pessoas não conseguem pagar as parcelas pelo alto valor. Quando isso acontece, as instituições financeiras solicitam a busca e apreensão, fazendo com que você perca o seu veículo e fique com a divida.

 

5.  Você Poderá Ter Dificuldades No Pagamento Das Próximas Parcelas

Conforme citamos acima, a dificuldade no pagamento dos juros é outro motivo para você não o ignorar. Embora ignorar os juros abusivos no início possa parecer uma boa solução, a sua parcela vai crescer cada vez mais dificultando que você consiga pagar as próximas. Sendo assim, pagar só uma parte das parcelas e ignorar os juros abusivos não vai te ajudar.

 

6.  Pode Acontecer de Você Passar a Ter o Nome Negativado

Ter o nome negativado é uma coisa que pode acontecer se você ignorar os juros abusivos. Afinal, a dívida só vai se acumular até que você não consiga mais pagar e a instituição financeira negative o seu nome no SPC/SERASA.

 

7.  Você Não Conseguirá Mais Pegar Crédito Para Adquirir Outros Bens

Quando uma pessoa tem um nome negativado no SPC/SERASA isso traz vários pontos negativos, incluindo o fato de você não conseguir pegar crédito para adquirir outros bens. Isso acontece porque pessoas com nomes negativos são aquelas que não conseguem pagar as suas dívidas, sendo assim, as instituições passam a não confiar mais em você.

 

8.  Você Poderá Perder Outros Bens

Quando fazemos um financiamento de veículo, geralmente o bem principal que fica a vigor é o próprio veículo. Mas se você decide não pagar os juros abusivos e simplesmente ignorá-lo, ainda pode correr o risco de perder o veículo e outros para quitar a dívida.

 

9.  Você Poderá Ter Dificuldades Financeiras Nos Próximos Meses

Além dos motivos citados, outro que também podemos destacar é a dificuldade que você poderá ter financeiramente. Quanto mais o tempo passar mais juros você vai pagar. Isso acontece pois mesmo que você ignore a situação, terá outros juros que só irão aumentar as suas despesas e fazer com que você tenha mais dificuldades financeiras.

 

10. Poderá Acontecer de Você Pagar Juros Moratórios

Os juros moratórios é uma taxa cobrada pelas instituições financeiras quando há o atraso do pagamento das parcelas. Geralmente, vem descrito nos contratos a porcentagem que será cobrada pelos juros moratórios. Sendo assim, se você ignorar os juros abusivos e não pagar as parcelas adequadamente, poderá pagar os juros moratório.

11.Você Será Vítima Dos Juros Abusivos

Você pode até escolher ignorar os juros abusivos no seu contrato de financiamento, mas isso não fará com que você deixe de ser mais uma vítima deles. Então, independentemente da situação você vai ser vítima de juros abusivos.

12.Poderá Perder Dinheiro

Mesmo que você escolha não pagar os juros abusivo presente no seu contrato de veículo, ainda assim, poderá perder dinheiro. Afinal, as instituições financeiras irão continuar te cobrando e podem até apreender o seu veículo, fazendo com que todo o seu dinheiro gasto tenha sido em vão.

13.Você Poderá Ter Dores de Cabeça e Complicações

Por fim, o último motivo que separamos para você não ignorar os juros abusivos é o fato disso resultar em várias dores de cabeça e complicações. Ignorar essa situação pode facilitar a situação em um determinado momento, mas em outra situação você vai ter que encarar a realidade. Então, não é possível que você ignore.

 

Com todos esses motivos citados fica até difícil pensar na hipótese de ignorar os juros abusivos. Portanto, agora que você já entendeu a situação, compartilhe esse artigo para que outras pessoas possam compreender também!

A Mais Credit é uma empresa que se preocupa com o conteúdo aqui abordado, sempre buscamos o que há de melhor para vocês! Sem duvida alguma acreditamos que a educação  é fundamental para termos uma educação melhor!