Juros Abusivos

Juros Abusivos: 12 Motivos Pelos Quais Você Não Deve “Investir” Nele!

Posted on Postado em Juros Abusivos

Neste artigo você terá a oportunidade de conhecer os 12 motivos pelos quais você não deve “investir” em juros abusivos. E se ficar alguma dúvida, se quiser fazer alguma pergunta, queira utilizar o espaço que reservei para você ao final desse post.

1. Quando Você Ler o Contrato, Poderá Eliminar os Juros Abusivos.

É justamente no momento da confecção dos contratos que os bancos lançam os juros abusivos. Por esta razão, é imprescindível que você leia este documento na íntegra.

Infelizmente muitos desses documentos são escritos de uma forma que dificulta a compreensão para a maioria dos consumidores. Se você está inserido dentre esses consumidores, então faça o seguinte:

Peça uma cópia do contrato e leve para um advogado ou para alguém que entenda e possa compreender e explicar detalhadamente para você.

Dessa forma, descobrirá o juros abusivos, e você não irá investir neles, uma vez que terá a oportunidade de negociar com o banco.

2. Fazer Uma Poupança é o Mesmo Que Não Investir em Juros Abusivos.

Eu sei que não é fácil você reservar todos os meses uma quantia do seu salário e depositar na poupança. Mas, saiba que esta atitude é uma forma de você não investir nos juros abusivos.

Imagine que você precisa comprar um carro. Certamente que ao financiá-lo irá pagar muito juros. Porém, se você tiver uma boa quantia para dar de entrada, esses juros serão reduzidos.

Melhor ainda se você for poupar mensalmente o suficiente para comprar um carro à vista. Esse exemplo serve para qualquer outro bem, e não apenas o veículo.

3. Faça Investimentos Certeiros e se Livre Dos Juros Abusivos.

Outro motivo pelo qual você não deve investir em juros abusivos é a oportunidade que qualquer pessoa tem para fazer investimentos certeiros.

Não fique apenas jogando o seu dinheiro na poupança. É certo que lá ele irá render, mas será muito pouco. O ideal é que você o invista.

Há alguns anos atrás investir era algo apenas para ricos e milionários. Mas, atualmente a tecnologia trouxe diversas possibilidades que facilitaram os investimentos financeiros.

4. Saiba o Que São e Juros e se Livre Deles.

Você precisa aprender na verdade o que são os juros para então poder se livrar deles. Em um primeiro momento pode parecer algo muito difícil, mas após alguns estudos você perceberá que é tudo muito fácil.

Antes de fechar qualquer contrato com o banco, é imprescindível que você faça um estudo do juros lançados sobre esse contrato.

Ao agir dessa forma você estará deixando de investir nos terríveis e temidos juros abusivos.

5. Faça Uso Correto de Seu Cartão de Crédito e se Livre Dos Juros Abusivos.

Existem no mercado alguns produtos financeiros que lideram a cobrança de juros abusivos. Um deles certamente é o cartão de crédito.

Imagine que algumas administradoras de cartões de créditos chegam a cobrar até 300% de juros ao ano. Isso é extremamente alto e inaceitável.

Fazer o uso correto do seu cartão de crédito é utilizá-lo apenas no limite que você realmente consegue pagar por mês.

Infelizmente, quando você extrapola o seu limite baseado em seus ganhos mensais, então certamente não conseguirá pagar a fatura daquele mês. O resultado será a cobrança de juros altíssimos na sua próxima fatura.

6. Escolher a Melhor Forma de Pagamento Impedirá de Você Investir em Juros Abusivos.

Você já percebeu que o mercado oferece diversas formas de pagamentos, tanto em relação aos meios utilizados, como nas possibilidades de dividir ou não.

Por exemplo, é possível você pagar uma compra com cartão de crédito, ou cartão de débito, ou transferência bancária, ou boleto bancário, etc.

Por outro lado, também você poderá quitar sua dívida parcelando ou fazendo o pagamento à vista. Em qualquer uma dessas situações você poderá tirar proveito. Basta analisar qual a melhor forma oferecida para você.

Por exemplo, imagine que você irá comprar uma geladeira. Pergunte o preço para pagamento à vista, e veja se existe algum desconto para isso.

Depois, é só confrontar com o valor total que você deverá pagar caso venha parcelar o valor da geladeira.

7. Estabelecer Metas Evitará Investir em Juros Abusivos.

Você deve colocar em mente que nós vivemos perseguindo objetivos e metas. Isso se aplica na sua vida financeira, principalmente se quer deixar de investir nos terríveis juros abusivos.

Comece a traçar suas metas, como por exemplo, se você deseja fazer uma viagem ou adquirir um veículo, então estabeleça objetivos para alcançar esse desejo.

Imagine que os gastos superficiais, como a compra do cafezinho, ou até mesmo da balinha semanalmente, poderá te distanciar de alcançar o sonho. Mas, ao estabelecer as metas, você poderá conseguir o que deseja mais facilmente.

8. Entender o Vai e Vem do Mercado Financeiro.

Você já percebeu que hora o Brasil está em alta e hora está em baixa. Hora o juros estão propícios, hora os juros estão destruindo qualquer bolso.

É importante você conhecer esse sobe e desce do mercado, pois dessa forma, poderá fazer os investimentos certeiros e adquirir aquilo que precisa sem a necessidade de pagar juros.

9. Faça a Comparação Entre Valor e Preço e se Livre Dos Juros Abusivos.

Outra forma de você não investir nos juros abusivos é justamente fazendo a comparação entre valor e preço de um determinado produto.

Imagine que você possui em casa 5 pares de calçado, mais comumente só usa dois. Passando em frente à loja viu um sapato maravilhoso por um preço de R$ 100,00.

Se você não tivesse nenhum calçado, então este vale a pena comprar. Mas como você já possui cinco pares, certamente que o valor desse sapato é muito baixo, e o preço é alto.

10. Faça a Relação Entre Oportunidade e Custo.

Deixe de investir em juros abusivos simplesmente fazendo a relação entre oportunidade e custo. Vamos para um exemplo para que possa entender melhor.

Imagine que você tirou do bolso determinado dinheiro para pagar a geladeira, mas por outro lado, deseja muito fazer uma viagem.

Fazendo as devidas relações entre a oportunidade e o custo, você irá lidar mais fácil com a situação, e investirá apenas naquilo que realmente é oportuno.

11. Cuide Para Não se Endividar.

Um dos 12 motivos pelos quais você não deve investir em juros abusivos é justamente para evitar o endividamento.

Pense duas vezes antes de fechar qualquer negócio, principalmente se for com uma instituição financeira.Se você quer adquirir um carro, por exemplo, é ideal buscar empresas menores que fazem isso por um juros mais baixos.

12. Faça Uma Revisão Contratual.

Se você fechou o contrato com alguma instituição financeira, como por exemplo, o de financiamento de veículo, é muito provável que você esteja pagando juros abusivos.

Nesse caso, é ideal que você faça uma revisão contratual. Atualmente existem no mercado algumas empresas como a Mais Credit Consultoria que fazem essa análise para você.

No caso da Mais Credit a empresa analisa seu contato inteiramente grátis. Se você quer saber mais sobre isso, sugiro que entre em contato gratuitamente pelo 0800 580 0910.

Espero que este post tenha sido de grande utilidade para você. Ele foi criado a partir de muitas pesquisas e análises, tudo para trazer a melhor e mais atual informação.

Siga-nos pelas redes sociais do Facebook e Instagram. Estamos por lá postando semanalmente muito conteúdo relevante para você!