Juros Abusivos

Juros Abusivos:10 Coisas Que Estamos Cansados De Saber!

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Pesquisar sobre juros abusivos se tornou algo bem comum para pessoas que já financiaram o seu veículo. Afinal, muitas pessoas estão entendendo que são vítimas de juros abusivos e, por isso, buscam mais informações para se livrar dessa situação.

Entretanto, hoje, existem tantos artigos desse assunto que muita das vezes relemos informações que já estamos cansados de saber. Então, dessa vez trouxemos um artigo diferente, resolvemos citar as 10 coisas de juros abusivos que já estamos cansados de saber. Vamos conferir?

1. Todas As Instituições Cobram Taxas Acima Da Média

A primeira coisa sobre juros abusivos que já estamos cansados de saber é que todas as instituições cobram taxas acima da média. De acordo com a lei, o ideal é que as instituições financeiras cobrem até 13% de juros ao ano e 1,2% de juros ao mês.

Porém, na prática isso não acontece com nenhum banco. Se conferirmos a tabela de juros cobradas pelos bancos no site da Bovespa, percebemos que todas as taxas estão sendo cobradas acima de 13% de juros, infelizmente.

2. Você Pode Reduzir o Juros Abusivos

Embora o juros abusivos seja algo presente no contrato de financiamento de veículo, é possível reduzi-lo e isso também é algo que já sabemos. Mas para fazer essa redução, é necessário o auxílio de uma consultora financeira especializada em financiamento de veículo, como a Mais Credit.

As consultoras são importantes, pois elas irão fazer a revisão de contrato, avaliando cada cláusula presente e observando quais taxas estão sendo cobradas pela pelas instituições. Essa análise profissional é fundamental, por poder avaliar com calma quais taxas estão dentro do permitido e quais são proíbidas.

 

3. Os Juros Abusivos Acontece Por Meio De Taxas e Tarifas No Contrato

Por falar nas taxas e tarifas, outro coisa que não poderia ficar fora da nossa lista é que o juros acontece por meio dessas taxas. Nós já explicamos aqui no blog da Mais Credit várias vezes sobre isso e, acreditamos que você também já esteja cansado de saber.

A taxa de abertura de conta, taxa para pagamento de serviços terceiros e custos na instituição são de responsabilidade do banco. Porém, ainda assim, muitos bancos incluem essas taxas no contrato como responsabilidade do devedor.  A partir assim, a cobrança do juros de financiamento aumenta.

4. A Taxa Média De Juros é De 13% Ao Ano

Essa informação não podemos nem esquecer de citar, pois ela é a justificativa para várias situações presentes na cobrança de juros abusivo. Embora exista uma lei que determina que a taxa média de juros é de 13% ao ano, nenhuma instituição cobra isso – conforme citamos.

Por isso, em situações assim, o que precisa ser avaliado são as taxas que são cobradas, pois elas irão determinar se há ou não a cobrança indevida.

5.Muitas Pessoas São Vítimas De Juros Abusivos Devido a Venda Casada

Além dessas taxas que citamos nos tópicos anteriores, outro fato que estamos cansados de saber é o fato de que muitas pessoas são vítimas de juros abusivos devido a venda casada. Esse tipo de situação, infelizmente acontece não só no financiamento de veículo, mas também é muito comum em compras por meio do cartão de crédito.

Você provavelmente já deve ter passado por uma situação em que, foi comprar algo no cartão de crédito e o vendedor ofereceu um seguro para o bem que está adquirindo. Em muitas situações as pessoas costumam negar, mas ainda assim, os departamentos continuam cobrando por esse serviço que não foi solicitado.

Isso é justamente o que chamamos de venda casada, ou seja, está sendo vendido dois serviços de uma vez.

6.A Análise Contratual Pode Ser Feita Gratuitamente

Análise contratual é quando um profissional especializado em financiamento de veículo reavalia todo o seu contrato para analisar se há ou não a cobrança indevida de juros. No entanto, muitas consultoras e advogados cobram para realizar esse serviço, mas ainda assim, é possível fazer a análise contratual de maneira gratuita.

A nossa equipe da Mais Credit, oferece esse serviço de forma totalmente gratuita e prática, e isso é algo que você já deve estar cansado de saber. Para realizar a análise contratual, basta entrar em contato diretamente pelo WhatsApp, tendo mais facilidade nesse processo.

7.Qualquer Pessoa Que Financiou Um Veículo Pode Ser Vítima De Juros Abusivos

A realidade é triste, mas infelizmente qualquer pessoa que financiou um veículo pode ser vítima de juros abusivos. Independe do valor do seu financiamento, o veículo que você comprou, seus benefícios ou a sua idade, pode acontecer das instituições financeiras te cobrarem o juros abusivos.

Por isso, é sempre importante que você avalie o seu contrato e realize o financiamento com calma. Assim, você evita esse tipo de situação.

8.Os Juros Abusivos é Comum Em Servidores Públicos e Aposentados

Quem é servidor público ou aposentado, costuma ter vários benefícios. Porém, esses benefícios podem te causar uma grande dor de cabeça. Portanto, outra coisa que também já sabemos é que o juros abusivo é comum em servidores públicos e aposentados.

Isso se torna mais comum, porque para essas pessoas, o pagamento das parcelas de financiamento acontecem de forma automática, no débito. Então, automaticamente é retirado um valor da conta da pessoa em questão, sem ela perceber.

Portanto, se você se enquadra em uma dessas situações, tenha muita atenção no valor que está sendo retirado da sua conta.

9.Não é Possível Acreditar Em Todas As Promoções De Financiamento De Veículo

Essa é definitivamente é a que mais estamos cansados de saber, não é possível acreditar em todas as promoções. Por mais que elas podem parecer tentadoras e beneficentes, algumas podem acabar te causando uma grande dor de cabeça ao invés de trazer algo positivo.

Então, sempre que você se deparar com promoções, principalmente em financiamento de veículo, avalie com calma para não sair prejudicado.

10.Parcelas Atrasadas é o Principal Indício de Uma Vítima de Juros Abusivos

Para finalizar, a última informação que também já estamos cansados de saber, é que as parcelas atrasadas é o principal indício de uma vítima de juros abusivo.

Algumas pessoas acreditam que isso acontece por falta de organização financeira. Porém, muita das vezes, é porque as instituições estão cobrando valores muito acima do permitido, fazendo com que você não consiga pagar mais as suas parcelas. Sendo assim, se mantenha totalmente atento a essa situação.

 

O que você achou deste post? Comente abaixo se você gosta deste formato de conteúdo para que possamos produzir mais! A Mais Credit é uma empresa que se preocupa com o conteúdo aqui abordado, sempre buscamos ajudar as pessoas através deles! Foi com esse intuito que a empresa criou esse blog!