IPVA: Motorista Que Não Tiver Infrações Poderá Ter Bons Descontos!

Já ouviu falar sobre IPVA, certo? Pois é, a grande notícia que trago hoje para você é que o motorista que não tiver infrações poderá ter bons descontos no pagamento desse imposto. Ficou curioso? Vamos entender mais sobre isso!

 

Primeiramente, Você Sabe o Que é IPVA?

 

O IPVA, ou Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, é um imposto que deve ser pago anualmente por qualquer pessoa que possua sob seu poder algum veículo, pode ser moto, um carro, um caminhão, etc.

Cada estado brasileiro faz a arrecadação desse imposto, que na oportunidade cobra valores de alíquotas diferentes. È isso mesmo, para você ter uma noção, o Estado de São Paulo cobra 4% e o estado do Piauí, 2,5%. Assim, fala-se que este imposto é estadual.

Outro detalhe é que esta alíquota tem como base o valor do veículo, e para isso é observada a Tabela FIPE. Conheça mais sobre a tabela FIPE clicando neste link.

Em relação à data de pagamento do IPVA, está também varia de estado para estado, e em muitas situações irá depender do último número da placa do veículo. Por exemplo, se o número final é 6, significa que o veículo foi emplacado no mês 6, então a data de pagamento do IPVA deverá será até 30/06 de cada ano.

O IPVA também poderá ser parcelado, geralmente em três prestações em que se lançam uma pequena porcentagem de juros. Mas fique ligado porque a possibilidade parcelar é dada apenas por alguns estados brasileiros.

Nos estados que concedem esta regalia, então geralmente é necessário pagar a primeira prestação dentro da data normal de vencimento, caso contrário não poderá ser concedido parcelamento.

 

As Alíquotas Em Cada Estado

 

Se você ficou curioso em relação à cobrança de alíquotas diferenciadas em cada estado mesmo sendo aplicada para um mesmo veículo de modelo e ano igual, então vale a pena conhecer as alíquotas cobradas por cada estado da federação. Vamos lá, procure pelo seu estado e anote aí:

 

  • Amazonas, Acre, Sergipe, Espírito Santo, Santa Catarina: 2%
  • Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Maranhão, Rondônia, Pará, Pará, Mato Grosso do Sul, Tocantins: 2,5%
  • Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Roraima, Amapá, Mato Grosso: 3%
  • Paraná: 3,5%
  • Goiás: 3,75%
  • São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal: 4%

 

Bom Motorista Tem Desconto De IPVA?

 

O bom motorista a que se refere não é exatamente a boa pessoa, mas sim, o condutor que soube conduzir bem o seu veículo, ou seja, aquela pessoa que não acumulou infrações de trânsito.

Assim, em todo o Brasil, mas destacadamente em alguns estados, é possível que o motorista que não tiver infrações tenha excelentes descontos na hora de pagar o IPVA.

Veja na sequência que estados estão concedendo o desconto e qual a porcentagem concedida, assim você já consegue se programar para fazer o pagamento em dia desse imposto.

 

Estados Que Concedem Desconto Aos Bons Motoristas

 

Começando pela região nordeste brasileira, temos o estado do Ceará que está dando até 50% de desconto no IPVA de motonetas, ciclomotores, triciclos e motos. Mas preste atenção porque você não poderá ter infrações registradas para o veículo no ano passado.

Em seguida, partindo para a região norte do Brasil, temos o Pará e o Amazonas com esta excelente notícia. No primeiro estado, o desconto pode ser de 5% a 15%. Recebe a maior porcentagem de desconto quem passou dois anos sem cometer infrações.

E no Amazonas, os descontos vão de 10% a 20%. Esses s apenas pessoas físicas tem direito e o veículo precisa está registrado em seu próprio nome. Fique atento porque a concessão dessa porcentagem depende de autorização da SEFAZ do estado.

Agora vamos para o Centro-Oeste do Brasil porque lá o Estado de Goiás está com excelentes notícias. A verdade é que esse estado já vem desde o ano de 2012 concedendo descontos aos bons condutores de carros e motos.

Observe que o desconto é de 50% para pagamento sem atraso e mais: não pode ter nenhuma multa registrada para o veículo em questão.

No Sul, são dois estados bonzinhos que estão concedendo descontos no IPVA para condutores igualmente bonzinhos. O Rio Grande do Sul dar desconto de 15% para motoristas que não se envolveram em infrações de trânsito.

E o estado de Santa Catarina vem concedendo desconto apenas às motos, e claro: não pode ter multas registradas sobre o veículo.

Por fim, no Estado de São Paulo, região sudeste do país, é possível conseguir de 5% a 15% de desconto sobre o IPVA, mas apenas para aqueles motoristas que zelam pelo bem e a segurança no trânsito do estado.

 

Por Que Os Estados Concedem Descontos no IPVA?

 

O Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, prevê em seu Capítulo VI o estabelecimento de ações que visam a educação no trânsito. Isto significa que o poder público deverá agir da melhor forma possível para educar e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se ter um trânsito fluido e seguro.

Certamente que a concessão do desconto no IPVA é um modo do estado reconhecer naquela pessoa o seu esforço em colocar em prática as regras do CTB, em cuidar e zelar pela boa fluidez do trânsito local.

Dessa forma, pretende-se formar cidadãos conscientes e reconhecidos pelo seu empenho e dedicação, por manter seguro o ambiente onde transita diariamente centenas ou milhares de pessoas e veículos.

Com estas atitudes não só melhora a qualidade de vida das pessoas como também reduz grandemente os gastos com saúde, especialmente os voltados para tratamento de problemas ocorridos no trânsito, como nos acidentes, por exemplo.

 

Falando de CTB, Você Sabe o Que é Isso?

 

O CTB é a lei que rege o trânsito em todas as ruas, avenidas e estradas no Brasil. Todos os transeuntes e veículos precisam estar alinhados com os mais de 300 artigos que este código nacional possui.

Neste documento de grande valor estão as regras de condutas de pessoas e veículos, bem como as penalidades que podem sofrer caso infrinjam algumas das regras estabelecidas.

Te convido a ler um artigo no qual explico com detalhes o que é, e qual a real finalidade do CTB. Certamente que este artigo será de grande relevância para você!

E então, esta postagem te ajudou em algo? Foi interessante saber que alguns estados concedem bons descontos no IPVA aos motoristas que não possuem infrações de trânsito?

Tenho certeza que sua resposta é um sim. Afinal, com este desconto você estará sendo reconhecido pelo seu esforço em ser um bom condutor, além do que estará economizando uma boa grana, não é mesmo?

Bom, é isso, espero que tenha gostado e se ficou dúvidas, por favor, fale com a gente pelos comentários. Temos o prazer em estar em contato constante com você!

E te convido a continuar lendo nossas postagens que, são informativas, afinal a gente busca isso mesmo: trazer o máximo de informação com qualidade e relevância para você, consumidor!

A Mais Credit se orgulha em ajudar as pessoas, afinal trabalhamos duro na resolução de conflitos entre instituições financeiras e consumidores brasileiros que possuem juros abusivos no seu financiamento!

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Faça uma análise gratuita pelo WhatsApp

Ligue Grátis para: 0800 580 0910

A MAIS CREDIT CONSULTORIA

NÃO FAZ EMPRÉSTIMOS

arrow - flecha

Nossa empresa trabalha
com redução de

juros abusivos

em financiamento de veículos e empréstimos.