IPVA

Como Tirar a Segunda Via do IPVA?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Pagar o IPVA anualmente é o dever de todo motorista, já que é um imposto obrigatório. Então, se você ainda não pagou o seu IPVA e está com dúvidas de como emitir a segunda via, confira esse artigo completo para aprender como realizar esse processo facilmente!

 

O Que é IPVA?

O IPVA é a sigla de Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, cujo é um valor a ser pago por todo motorista de veículos terrestres no Brasil. O IPVA é cobrado para utilizar o valor arrecadado em pequenas obras no estado em questão, não só relacionadas às vias.

Muitas pessoas, acreditam que o valor arrecadado do IPVA é utilizado apenas para obras relacionadas aos automóveis. Porém, após o estado ter arrecadado, ele irá avaliar como pode ser utilizado no estado em questão.

Portanto, o pagamento do IPVA é obrigatório e o valor irá depender do seu veículo e do estado que ele pertence.

Como Posso Realizar o Pagamento?

O pagamento do IPVA pode ser realizado à vista ou parcelado. Essa condição irá depender da regra do seu estado, mas em muitas situações, ele costuma ser parcelado para não ficar um valor muito alto para os motoristas.

Além disso, você consegue realizar o pagamento do IPVA online, entrando no site da prefeitura de onde você mora. Ou, se preferir, também pode ir até o Detran da sua cidade para efetuar o pagamento pessoalmente.

Nesse caso, será necessário que você leve os documentos básicos, como RG com CPF, carteira de motorista e dinheiro ou cartão para pagar.

Quais São as Formas de Solicitar a Segunda Vida do IPVA?

Se você não conseguiu imprimir a primeira via ou realizar o pagamento dentro do prazo, é possível solicitar a segunda via do seu IPVA para pagá-lo.

Esse processo pode ser feito entrando no site da prefeitura em que você mora e emitir, por meio do site do Detran do seu estado, ou pessoalmente.

Se achar necessário, também poderá agendar o atendimento no Detran ligando para o da sua cidade. O processo é bem simples e é interessante que você não deixe as parcelas se acumularem para pagar o IPVA e evitar complicações.

Quais Documentos Serão Necessários Ter em Mãos?

Se você for pagar pessoalmente, irá precisar levar alguns documentos para realizar esse processo tranquilamente. Os documentos que terá que levar vai depender do que o seu estado solicitar.

Nesse caso, você pode ligar para o Detran da sua cidade, tirar todas as suas dúvidas e perguntar quais são os documentos necessários.

Mas em geral, leve a sua carteira de motorista, documento do veículo e RG. Além disso, será necessário levar as taxas que precisará pagar. Você pode solicitá-las também por meio do telefonema.

Conheça a Mais Credit

Agora que você já aprendeu como solicitar a segunda vida do IPVA, já está na hora de conhecer a Mais Credit e como também podemos te ajudar.

A Mais Credit é uma consultora que vai analisar o seu contrato de financiamento e verificar se há ou não a cobrança de taxas onerosa no seu contrato, assim reduzindo os juros e diminuindo o valor das suas parcelas.

Portanto, aproveite para entrar em contato conosco por WhatsApp e solicitar a análise contratual gratuitamente!