IPVA 2020

IPVA 2020: Como Saber Paga-lo!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

O IPVA 2020 é um imposto obrigatório que deve ser pago todo ano. No entanto, o valor a ser pago se altera anualmente, por isso é importante que você fique atento.

Para te ajudar com isso, neste artigo iremos te mostrar como saber do IPVA de 2020 e mais algumas informações importantes sobre ele. Continue acompanhando para conferir!

O Que é IPVA?

O IPVA, significa Imposto Sobre Propriedade de Veículo, no qual é um imposto obrigatório cobrado todo ano para donos de veículos automotores.

Este imposto é obrigatório uma vez que o valor arrecadado é utilizado em obras públicas. Então, se você deixa de pagá-lo, além de estar sujeito a uma multa e pontos na carteira, haverá outras consequências como:

 

  • Privatização de benefícios públicos;
  • Não irá conseguir retirar o licenciamento, assim, não conseguindo dirigir;
  • Não irá conseguir vender o veículo;
  • Sujeito a inadimplência.

Para Onde Vai o Valor Arrecadado?

Conforme citamos, o valor do IPVA é utilizado em obras públicas dos seus respectivos estados. Porém, ainda é comum as pessoas confundirem quanto ao seu uso, já que ele não serve apenas para obras relacionadas às vias, pois poderá ser usado em qualquer obra pública.

O dinheiro adquirido é também dividido entre cidade e estado em que o veículo foi fabricado, a partir disso, os seus representantes irão definir onde o valor será aplicado.

Como Ele é Calculado?

O IPVA é calculado com base no valor do veículo e da alíquota.  Então, é importante destacarmos que além da alíquota se alterar de acordo com cada localização, ela também vai variar conforme o tipo de veículo.

Por exemplo, o valor da alíquota de um caminhão será um e do carro outra e essa mesma porcentagem mudará de estado para estado. Já em relação ao valor do veículo, ele também altera com base na sua condição.

A tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) destaca qual o valor de cada veículo todo ano, levando em consideração a situação que ele está sendo, novo ou usado.

Com base nisso, para calcular, basta multiplicar o valor do veículo pela alíquota.

Veja um exemplo para que fique mais fácil de você entender:

Suponhamos que o preço de um determinado veículo seja R$30.000,00 e a alíquota dele seja 4%, portanto o cálculo ficará assim:

30000 x 4% = 1200

ou

30000 x 4 = 120000 /100 = 1200

Caso você queira consultar a tabela FIPE, ela fica disponível gratuitamente no próprio site da FIPE.

Quais são as formas de pagamento do IPVA?

Atualmente, o IPVA pode ser pago tanto à vista quanto parcelado, mas independente da opção que você escolher, é importante consultar as condições do seu estado já que, o IPVA possui regras diferentes em cada região.

Além disso, embora haja essas duas possibilidades, a nossa sugestão é realizar o seu pagamento à vista, pois assim você passa a ganhar descontos.

O desconto do pagamento à vista também vai mudar de acordo com o estado que você mora. Em São Paulo, por exemplo, o desconto é de 3% feito à vista, mas em outros estados a porcentagem pode ser maior.

Como Saber o IPVA de 2020?

Todo ano o Detran libera uma tabela com o valor do IPVA. Então, para saber qual será o preço do seu estado, você precisará entrar no site e consultar. Abaixo separamos o passo a passo para te ajudar:

 

  1. Acesse o site do Detran do seu estado.
  2. Procure por “veículos”
  3. Em seguida, busque por IPVA.
  4. Informe o Renavam e demais informações que pedirem.

 

Atenção: os sites do Detran se alteram de acordo com cada estado, então pode ser que os nomes das páginas estejam diferentes, na dúvida é só procurar por algo próximo ao passo a passo acima.

Como Saber as Datas do IPVA 2020?

Assim como o valor do IPVA de 2020 as datas podem ser consultadas da mesma forma. O Detran de cada estado irá liberar uma tabela com as datas de pagamento conforme o número da placa, com opção à vista e parcelado.

Portanto, para consultar é só seguir o mesmo passo que citamos acima ou se você é de São Paulo, separamos uma tabela com as datas para facilitar:

 

 

Vencimento Vencimento Vencimento
Final de placa Parcela 01 Parcela 02 Parcela 03
Final 1 9/01 09/02 09/03
Final 2 10/01 15/02 12/03
Final 2 11/01 16/02 13/03
Final 4 12/01 19/02 14/03
Final 5 15/01 20/02 15/03
Final 6 16/01 21/02 16/03
Final 7 17/01 22/02 19/03
Final 8 18/01 23/02 20/03
Final 9 19/01 26/02 21/03
Final 0 22/01 27/02 22/03

 

Já Conhece a Mais Credit?

Chegamos ao final deste artigo e antes de finalizarmos, convidamos você a conhecer a Mais Credit!

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especialista em revisão de contrato de financiamento de veículo, avaliando os juros que são cobrados para diminuir o valor cobrado.

Atualmente, ela consegue diminuir até 70% do valor para a quitação do veículo, ajudando pessoas do Brasil inteiro que são vítimas da cobrança indevida.

Além disso, hoje, a Mais Credit também tem vários cases de sucesso de pessoas que tiveram os juros reduzidos e conseguiram quitar a dívida. Você pode conferir tudo isso diretamente no site da Mais Credit, para ter mais confiança na empresa.

E se você tem interesse, o primeiro passo é solicitar a revisão contratual para que os profissionais da Mais Credit possam avaliar o seu contrato. Esse passo é totalmente gratuito, então, basta você clicar aqui e conversar com um dos especialistas.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe ele nas suas redes sociais e deixe o seu comentário!