Como eu Posso Parcelar Meu IPVA

Como eu Posso Parcelar Meu IPVA?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Acredito que você deve estar se perguntando: “Como eu Posso Parcelar Meu IPVA e obter um boa economia?” Está pensando em parcelar ,mas ainda não sabe como funciona? Não se preocupe, esse post vai te ajudar com isso!

O IPVA é um imposto obrigatório que nem todo mundo consegue pagar à vista, mas felizmente, há formas de parcelar e ainda conseguir economizar no valor do mesmo.

Portanto, para te ajudar com isso, neste post separamos um guia falando das possibilidades de pagamento e de como parcelar o seu veículo. Sendo assim, veja ele na integra para aprender!

O Que é IPVA?

O IPVA é a sigla de Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, no qual é um valor que todo proprietário de um veículo precisará pagar anualmente. Esse imposto é obrigatório e o valor dele se altera de acordo com cada tipo de veículo e estado. Por isso, é sempre importante que você avalie quanto é o seu IPVA para não ser pego de surpresa.

Além disso, existem outras regras sobre o IPVA que vão variar de acordo com cada estado. Então, além do valor do veículo às formas de pagamentos serão alteradas conforme o Estado que você mora.

Então, é sempre importante que você entre no Detran da sua localidade para verificar.

Como o IPVA é Calculado?

O IPVA é calculado por meio da alíquota de cada estado e com base no valor do seu veículo de acordo com a tabela FIPE. Então, anualmente será avaliado quanto o seu veículo estará valendo naquele ano valor será multiplicado pela alíquota do seu estado e depois dividido por 100.

Por exemplo, suponhamos que o seu veículo vale R$30.000,00 e a alíquota do seu estado é de 4%, a conta a ser feita ficará da seguinte forma:

30.000*4= 1200000/100 = R$1200,00

A partir disso, você pode realizar essa conta todos os anos. A tabela FIPE fica disponível gratuitamente.

Quais São as Formas de Pagamento?

Atualmente, existem duas formas de você pagar o IPVA, sendo à vista e parcelado. No entanto, embora exista essas possibilidades, ainda assim, a quantidade de vezes que será parcelado, os descontos e o juros, irá depender de acordo com as normas do Estado.

Então, por exemplo, em São Paulo, o parcelamento poderá ser feito por cartão de crédito, mas isso não significa que em todos os outros estados do Brasil isso será permitido.

Do mesmo modo, pagamentos à vista costumam ter descontos, mas a quantidade de desconto vai variar também conforme a sua localização.

Portanto, para você saber todas essas regras onde mora, entre no site do Detran ou ligue para perguntar.

Como eu Posso Parcelar Meu IPVA?

O parcelamento do IPVA poderá ser feito por meio de cartão de crédito em várias parcelas e em certas situações, até caso ele esteja atrasado. Entretanto, -novamente- é válido destacar que a forma como você vai parcelar também irá depender do local onde se habita.

Essas regras são estabelecidas, porque o dinheiro arrecadado pelo IPVA é utilizado no estado e no município do seu veículo. Por esse motivo, o próprio Estado vai definir qual é a melhor forma para ele.

Portanto, para parcelar você precisará entrar no site do Detran do seu estado e preencher as informações que serão solicitadas para realizar o parcelamento.

Além disso, existem estados que oferecem a possibilidade de parcelamento em até 24 meses, porém, recomendamos até 12 meses. Isso porque esse imposto deve ser pago todos os anos, então, se você realizar o parcelamento em 24 vezes, no outro ano precisará realizar o mesmo processo para o IPVA, assim, virando um famoso efeito “bola de neve. ”

Como Economizar no IPVA?

A melhor forma de economizar com IPVA é optando por o pagamento à vista ao invés do parcelado, pois os estados oferecem desconto quando é feito desta forma.

Porém, entendemos que nem sempre será possível realizar o pagamento desta forma, por isso, a dica é que você busque parcelar na menor quantidade possível para evitar juros.

Além disso, pagar o IPVA dentro da data limite também é muito importante, pois qualquer atraso é cobrado juros que vai depender do estado que você mora. Portanto, evite atrasar o pagamento do IPVA e utilize um aplicativo para te notificar quanto às datas.

Outra maneira de você conseguir garantir o pagamento do IPVA à vista é juntando dinheiro antes da data chegar. Você pode abrir uma conta em uma corretora e deixar o valor guardado. Se você não tiver comprado um veículo ainda, ficará mais fácil de realizar esse processo.

Então, por exemplo, guarde todo mês uma quantia para que quando chegue a data do pagamento, você já tenha ela. Isso será como se você tivesse “parcelado” o IPVA

Aproveite Para Conhecer a Mais Credit

Chegamos ao final deste artigo e agora você já entendeu o que é o IPVA, como ele é calculado e como parcelar. Então, para finalizarmos, convidamos você a conhecer a Mais Credit, uma empresa especializada em negociação extrajudicial para a diminuição de juros abusivos.

A Mais Credit Consultoria é especialista em revisão de contrato de financiamento de veículo, avaliando os juros que são cobrados para diminuir o valor cobrado. Atualmente, ela consegue diminuir até 70% do valor para a quitação do veículo, ajudando pessoas do Brasil inteiro que são vítimas da cobrança indevida.

Além disso, hoje, a Mais Credit também tem vários cases de sucesso de pessoas que tiveram os juros reduzidos e conseguiram quitar a dívida. Você pode conferir tudo isso diretamente no site da Mais Credit, para ter mais confiança na empresa.

E se você tem interesse, o primeiro passo é solicitar a revisão contratual para que os profissionais da Mais Credit possam avaliar o seu contrato. Esse passo é totalmente gratuito, então, basta você Clicar Aqui e conversar com um dos especialistas.

Gostou? Então, aproveita para compartilhar esse post e