IPVA: Como Emitir Boleto?

Posted on Postado em Sem categoria

Depois que o governo parou de enviar o boleto do IPVA, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como emitir o boleto e realizar o pagamento. Por isso, para te ajudar, neste artigo separamos um guia mostrando como realizar esse passo. Vamos conferir?

O Que é IPVA?

O IPVA, Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um imposto pago anualmente por todas as pessoas que possuem automóveis. Atualmente, o IPVA é um imposto obrigatório, mas que é utilizado para melhorar o estado e município que o veículo foi licenciado.

Sendo assim, embora ainda existe pessoas que acreditam que esse imposto é utilizado apenas para estradas, isso não acontece. O valor arrecadado é dividido em diferentes áreas que possam ser beneficentes para melhora do estado em questão.

Além disso, infelizmente, de acordo com a DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, apenas 13% das estradas do país são pavimentos. Por isso, nem todo o dinheiro arrecadado vai de fato vai para a melhoria das vias.

Como Consigo Saber o Valor do IPVA do Meu Veículo?

O valor a ser pago do IPVA não é o mesmo para todos os veículos e estados, ou seja, ele vai depender do veículo que você tem e da porcentagem que o seu estado cobra. Além disso, todo ano, a Secretaria da Fazenda disponibiliza uma tabela que vai constar o valor venal de veículos praticados até setembro.Nessa tabela terá o valor médio de vendas dos veículos

A partir disso, o IPVA será calculado com base no valor venal e a porcentagem definida.

Para ficar mais fácil de você compreender, imagine que o seu veículo possui um valor venal de R$50 mil e no estado de São Paulo, neste ano, a porcentagem cobrada será de 4%. Então, para saber qual será o valor a ser pago, basta calcular a porcentagem sobre o valor venal, neste caso, sendo R$2 mil.

Como Faço Para Emitir Boleto e Pagar o IPVA?

Antes de você entender como emitir o boleto do IPVA, você precisa entender qual é a forma de pagamento do seu estado. O que acontece é que cada estado tem uma regra para do IPVA, por isso, os meios de pagamento do seu estado podem ser diferente dos outros. Portanto, é necessário que você avalie qual é a sua condição.

Abaixo, separamos algumas possibilidades de pagamento que podem acontecer:

  • à vista com desconto , caso o pagamento seja feito no primeiro mês de vencimento da primeira parcela.;
  • à vista sem desconto, do próximo mês da parcela;
  • parcelado em três meses que são determinados.

Depois de descobrir qual é a forma de pagamento permitida no seu estado, poderá emitir o boleto para o pagamento.

Antigamente, o governo enviava o boleto por correio, mas hoje, você mesmo precisa emiti-lo. A sua emissão deve ser feita pelo Portal de Cidadania do Governo. O Detran, só oferece as principais informações do IPVA, mas não faz a emissão do boleto.

Para emitir, acesse o site Portal de Cidadania e em seguida clique em mobilidade. Após esse processo, procure por “Consultar IPVA” e clique. Por fim, clique em “Emitir IPVA”.

Assim que você clicar nessa opção, vai aparecer algumas informações que precisará preencher. Preencha e faça a emissão do boleto.

Ficou alguma dúvida? Caso você ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com os nossos especialistas para que possamos te ajudar. E aproveite para compartilhar este artigo!