Gás GNV

Gás GNV: Vale a Pena Usar Como Forma de Combustível no Meu Veículo

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Com os preços dos combustíveis cada vez mais altos, diversos motoristas ficam em dúvida: será que vale a pena usar o Gás GNV como forma de combustível?

Nos últimos anos o uso do Gás GNV tem crescido bastante. O gás natural tem se tornando uma opção alternativa para os combustíveis de automóveis. Mas ainda há muitas dúvidas sobre a opção.

Nesse texto iremos te explicar melhor o que é o Gás GNV, quais são as vantagens e suas desvantagens. No final você irá saber se vale mesmo a pena ou não usá-lo em seu veículo.

Quer saber se vale a pena investir nessa opção? Então continue a leitura!

O Que é Gás GNV?

O gás natural veicular, mais popularmente conhecido como GNV, é constituído por rochas calcárias e porosas. Além disso, ele possui metano, etano e hidrocarbonetos leves. Ele é um material que causa menos impacto ambiental.

O GNV não é um combustível que pode ser armazenado no tanque do carro, ou seja, no mesmo local que os combustíveis mais comuns. É por isso que ele precisa de um equipamento próprio, o Kit Gás.

 

Quais as Vantagens?

O GNV é mais barato que os outros combustíveis fosseis e por isso tem se tornado interessante para grandes companhias de transportes a grande distância;

Se os outros combustíveis é passível de adulteração com o GNV não há esse problema.

Mesmo se optar por usar o GNV, você ainda pode continuar usando gasolina ou álcool no seu veículo. A utilização desse combustível não anula o uso dos outros originários do próprio veículo.

Além disso, em alguns estados brasileiros o governo dá desconto no IPVA para aqueles motoristas que optam pela instalação e utilização do desse gás natural veicular.

Quais as Desvantagens?

Uma das maiores desvantagens do GNV, é seu valor de instalação. Ele custa em torno de R$ 4 mil chegando a custar mais de R$ 5 mil. O valor depende de cada região. Além disso, há gastos com documentação, vistorias e inspeções.

Você também precisa se certificar que há postos de combustíveis próximo ao local onde você reside. Nem todos oferecem essa alternativa de combustível.

Há também uma perda de espaço no parta-malar, uma vez que os cilindros de armazenamento são instalados nesse local.

Outra desvantagem que vale a pena refletir é a perda da garantia. Uma vez que você modifica o veículo original, a garantia dele pode ser perdida. Consequentemente pode haver uma desvalorização do veículo, ou seja, você pode encontrar dificuldades se decidir vende-lo.

Vale a Pena Usar Como Forma De Combustível?

Todas essas situações devem ser levadas em consideração na hora de instalar o Gás GNV.

Quanto menos você andar no veículo, mais tempo levará para que o valor seja compensado. Isso muda quando você anda bastante no veículo, mais cedo você verá o retorno do valor investido.

Após entender o que é o Gás GNV, suas vantagens e desvantagens, você conseguirá identificar se vale ou não a pena usá-lo. Tem mais dúvidas sobre esse ou outro assunto? Deixe suas duvidas nos comentários, vamos te auxiliar da melhor forma possivel!

A Mais Credit é uma empresa que se preocupa com a educação, por isso criamos conteúdos diários, a fim de auxiliar, você consumidor!