gás do seu ar condicionado veicular

Aprenda Em 5 Dicas Como Conservar o Gás Do Seu Ar Condicionado Veicular

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Pretendo com este artigo listar as 5 dicas para conservar o gás do seu ar condicionado veicular. Isso é importante para manter o bom funcionamento do ar bem como a sua saúde.

O ar condicionado em pleno funcionamento requer um gás adequado, tanto no tipo quanto na quantidade.

Isso você só conseguirá se seguir cada uma das 5 dicas para conservar o gás do ar condicionado do veículo!

Quer conhecer as dicas, pois siga comigo pelas próximas linhas!

 

Aprenda Em 5 Passos a Conservar o Gás Do Seu Ar Condicionado Veicular

 

  1. Escolha o Gás Adequado e De Qualidade Para o Seu Veículo

 

Se você quer conservar o gás do seu ar condicionado veicular, então a primeira coisa que deve levar em consideração é a escolha do gás: Ele precisa ser adequado para o seu veículo.

Além disso, é necessário ficar atento em relação à qualidade. A verdade é que existem alguns gases que podem danificar o ar condicionado do seu carro, bem como trazer problemas para o meio ambiente.

 

É sempre bom você conhecer os principais tipos de gás para ar-condicionado de carros. Os principais são os seguintes:

 

  • CFC
  • MO49Plus
  • HFC
  • HFO
  • HCFC
  • HCOOCH3

 

Saiba que cada um desses gases possui uma aplicação específica, e também irá influenciar grandemente na economia de combustível e no bom funcionamento do seu ar condicionado veicular.

 

Por exemplo, o primeiro gás, o CFC, é um dos mais conhecidos, ele está proibido de ser utilizado em veículos no Brasil. Vale destacar que carros importados até o ano de 1995 utilizam este gás.

 

Já o HCFC é bastante utilizado para limpar os componentes internos do ar condicionado. Ele trabalha fazendo limpezas extraordinárias nos túbulos dos sistemas de seu AC.

 

  1. Faça a Revisão Periódica Das Tubulações Do Sistema De Ar-condicionado

 

É importante você saber que em um sistema de ar-condicionado que esteja funcionando perfeitamente, o gás não irá acabar. Infelizmente muita gente desinformada acha que o gás acaba.

Se por acaso você ver problemas que estejam relacionados com a falta de gás no AC, então muito provavelmente o problema está na tubulação do sistema, ou ainda porque foi colocada uma quantidade insuficiente, ou a instalação não foi feita de forma adequada.

Entenda que o gás é uma composição refrigerante que irá manter o bom funcionamento do sistema. Tudo que ele irá fazer é a transformação de ar quente em ar frio.

Nesse trabalho aparentemente simples o que acontece é uma transformação física, e por isso fica fácil entender que não há perda de gás. Logo, o gás não se acaba.

Para você conservar o gás no seu ar condicionado veicular é importante que verifique periodicamente as tubulações do sistema. Com o tempo esses tubos poderão envelhecer causando a perda do gás.

É importante também acompanhar o serviço de manutenção do ar-condicionado para que o profissional não cometa erros durante a reinstalação, ou deixe de aplicar a quantidade suficiente de gás no AC.

 

  1. Entregue o Ar Condicionado Do Seu Carro Nas Mãos De Profissionais

 

Você já sabe que um serviço mal feito, seja de manutenção, instalação ou reinstalação do ar-condicionado do veículo, poderá trazer problemas para o sistema de refrigeração.

Para evitar isso, é aconselhável que você procure apenas técnicos especializados e, especificamente, que sejam autorizados pela marca e autenticados como assistência técnica.

Esse pessoal qualificado, preparado e capacitado para operar devidamente em seu sistema de AC, terá o cuidado para colocar um gás adequado, tanto no tipo quanto na quantidade.

Além disso, verificará devidamente as condições da tubulação, e fará a devida instalação da forma indicada no manual do fabricante.

 

  1. Faça a Recarga De Gás Periodicamente

 

Para que você possa conservar o gás do seu ar condicionado veicular e receber de volta a refrigeração adequada, é imprescindível que recarregue o gás periodicamente.

Você aprendeu que o gás por si só não se acaba, pois ele sofre apenas algumas transformações físicas, que é transformar o ar quente em ar frio.

Viu também que com o passar do tempo é possível que as tubulações do sistema de AC sofram corrosão por conta das mudanças de temperatura, ou até mesmo pelo vento, e então venham envelhecer.

Em situações como esta é possível que o ar escape lentamente, e isso irá implicar negativamente no funcionamento satisfatório do ar-condicionado do carro.

Geralmente os profissionais da área indicam para que faça a recarga de gás de dois em dois anos, ou de três em três anos.

Com este cuidado você estará conservando o gás e mantendo o sistema funcionando a contento, além do que estará também cuidando da sua saúde e a dos demais que utilizarem o veículo.

 

  1. Faça a Manutenção Doméstica Do Ar-condicionado

 

Saiba que você deverá fazer a manutenção mecânica do seu ar-condicionado. Mas, nesse momento quero te passar a dica da manutenção doméstica.

É tudo muito simples: Você poderá higienizar o ar condicionado utilizando os produtos específicos para esta função.

Esses produtos são facilmente encontrados em lojas de peças para veículos, bem como na seção de veículos dos supermercados. Os produtos podem variar de preço, porém, certamente não irão ultrapassar os R$ 40,00.

Esses produtos são vendidos, na maioria das vezes, na forma de spray. Então, é muito fácil a sua aplicação: Basta apenas direcionar os jatos de ar para o sistema.

A ideia é limpar as tubulações de microrganismos, como por exemplo, os fungos, as bactérias e os vírus.

Existem também produtos que irão preservar o bom estado das tubulações, o que, neste caso, irá dificultar a corrosão e o envelhecimento precoce, evitando assim a perda acidental do gás do ar condicionado.

 

Resumindo

 

O mundo todo está se tornando mais quente, e muita gente já possui carros. Todos os veículos já estão equipados com sistemas de ar condicionado, e estas condições em conjunto convidam você a conservar o gás do ar-condicionado veicular.

Algumas dicas são essenciais para isto, então, resumidamente eu posso listá-las para você:

 

  • Escolha do gás adequado e de qualidade para o seu veículo
  • Efetuar a revisão periódica das tubulações do sistema de ar-condicionado
  • Fazer manutenções apenas com profissionais
  • Fazer a recarga periódica do gás do ar condicionado
  • Fazer a manutenção doméstica do sistema de AC

 

Espero grandemente que estas dicas possam ser úteis para você! Que elas sejam aplicadas e ajudem a conservar o gás do seu ar condicionado veicular.

Nunca é demais lembrar você que a Mais Credit é uma empresa que está ao seu lado sempre procurando trazer informações quentinhas, aquelas atualizadas e inovadoras.

Por aqui a gente preza o tempo inteiro pela qualidade do conteúdo postado em nosso blog e também nossas redes sociais.

A ideia é te manter 24 horas informado sobre tudo que diz respeito ao seu veículo, bem como a aquisição, ao pagamento de financiamento de veículo, e até mesmo de recuperação de carro que passaram pelo processo de busca e apreensão.

Se você quiser conhecer mais sobre o trabalho da Mais Credit, então te convido a ler nossas postagens aqui no blog, bem como conversar diretamente com nossos consultores.

Dispomos de um número para você ligar e falar com a gente gratuitamente. Esse número é o 0800 580 0910.

Se ficou alguma dúvida sobre o assunto que a gente tratou aqui, ou você quer saber mais sobre recuperação de veículos, quitação de financiamento com desconto, análise de contratos de financiamento, então fale como nossos consultores agora mesmo!

Não esqueça de nos seguir pelas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!