Financiamentos de Veículos

Financiamentos de Veículos: Descubra as Melhores Maneiras de Planejar Seus Custos!

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Comprar um veículo não é uma tarefa fácil já que é algo caro e precisa de planejamento. Além disso, se tratando de um financiamento o planejamento precisa ser ainda maior, porque isso significa que você não tem dinheiro disponível e vai optar por uma forma parcelada para adquirir o bem.

Portanto, se você quer fazer um financiamento de veículo, você precisa ler este artigo para aprender como planejar o orçamento da melhor forma possível. Sendo assim, confira o artigo completo abaixo!

Crie um Fundo de Emergência

Para começar, o primeiro passo para planejar os seus custos com o financiamento é criando um fundo de emergência. Para quem ainda não sabe, o fundo de emergência é uma quantia que você irá deixar guardado apenas para situações de emergência.

Esse passo é muito importante, principalmente se tratando do financiamento de veículo. Nos últimos anos, muitas pessoas têm sido vítimas de juros abusivos, fazendo com que não consigam pagar as parcelas do veículo.

Além disso, às vezes as pessoas não conseguem pagar simplesmente pela desorganização financeira, então o fundo de emergência será fundamental caso aconteça esse tipo de situação.

Para criar o fundo de emergência, você precisa avaliar quanto precisará para pagar as suas mensais incluindo as parcelas do financiamento. Neste passo, é muito importante que você não se esqueça que nesta parte também inclui os outros gastos com o veículo, como seguro, gasolina, manutenção e etc.

Depois que você avaliar quanto precisa por mês para pagar todas as suas contas, irá multiplicar por 6, ou seja, durante 6 meses. A partir disso, precisará juntar esse valor para se resguardar caso aconteça algo.

Defina Uma Meta

Definir metas é uma maneira ótima de conseguir alcançar um objetivo em um tempo maior e com mais facilidade. Dessa forma, uma ótima maneira de você planejar a compra do financiamento de veículo é definindo uma meta para adquirir o veículo.

Sempre que você vai realizar esse processo, é importante contar algumas informações fundamentais. Por exemplo, a data que você vai comprar, o valor que irá juntar e os passos que irá realizar.

Busque fazer a sua meta de maneira bem prática para que você consiga seguir ela em todo o momento. Desse modo, ficará muito mais fácil de adquirir o seu veículo sem dores de cabeça.

Faça um Investimento Para o Financiamento

O próximo passo para planejar o financiamento do veículo é fazendo um investimento. A dica é que você consiga dar uma boa quantia de entrada, para diminuir o juros do financiamento e conseguir pagá-lo em um prazo menor.

Uma ótima forma de você fazer isso é investindo em uma corretora. A corretora é como um banco, porém ela faz o seu dinheiro render todos os meses mais que a poupança.

Atualmente, existem vários tipos de investimentos que você pode fazer para juntar uma quantia para o financiamento.

A dica na hora de escolher é avaliar o seu perfil como investidor –  moderado, arrojado e outros -, rendimento do investimento e o tempo.

Se você deseja adquirir um veículo em curto prazo, precisa procurar por um investimento que você tenha mais facilidade no resgate do dinheiro. Caso você queira planejar em um tempo maior, terá outras possibilidades que podem render muito mais.

Avalie o Dinheiro Que Você Tem Disponível

Um dos passos mais essenciais na hora de fazer um planejamento de custo é avaliar quanto você tem disponível. Sempre que temos uma renda, o ideal é que os seus gastos essenciais ocupem apenas 50% da renda mensal e o restante você divida em investimentos e lazer.

No caso da compra um veículo, o valor mensal que você irá gastar com ele precisa está dentro desses 50%. Além disso, não se esqueça que o valor que você vai gastar por mês não é apenas as parcelas do financiamento, mas a manutenção, o seguro e outros.

Sendo assim, coloque todos os valores no papel e avalie com quanto você tem disponível. Caso você ainda não tenha esse valor sobrando, a dica é que você procure novas formas de aumentar a sua renda, para que então, possa fazer o financiamento do veículo sem nenhuma dor de cabeça.

Trace Uma Segunda Opção

Ter uma segunda opção pode parecer algo um pouco estranho para o planejamento de financiamento de veículo, mas é tão essencial quanto as outras opções. O que acontece, é que fazer um financiamento é algo de longo prazo. Você vai está se comprometendo com uma dívida de vários meses, sendo que, não sabe o que pode acontecer daqui alguns anos.

Então, se você está optando por fazer uma dívida por um longo período, é fundamental que trace uma segunda opção. Pense em outras formas de ganhar dinheiro, caso perca o seu emprego, por exemplo. Assim, você estará preparado para imprevistos e conseguirá ter certeza que vai pagar o seu veículo.

Organize as Duas Finanças

Outra dica muito importante para fazer o financiamento de veículo é organizar as suas finanças. Se você não tem o hábito de manter um controle dos seus gastos esse é o momento ideal para fazer isso e evitar dores de cabeça.

Avalie quais compras você fez à prazo, quantas dívidas você precisa pagar e quanto são os seus gastos essenciais, justamente para se organizar.

Esse passo também é necessário, pois o valor gasto no financiamento de veículo não é uma coisa à parte, ele também faz parte das suas finanças. Por isso, ela precisa está muito bem organizada, para que então você faça uma outra dívida, mas de forma consciente.

O que você achou das dicas para cuidar do orçamento de financiamento do seu veículo? Lembrando que é muito importante que você siga todas essas dicas para realizar uma compra de maneira muito mais tranquila.

Se este artigo fez sentido para você, compartilhe ele nas suas redes sociais. E, é claro, não se esqueça de deixar a sua opinião nos comentários também!

A Mais Credit é uma empresa que se preocupa com o conteúdo aqui abordado, acreditamos que a educação é algo fundamental na vida das pessoas! Se você precisar de ajuda por que acredita que está sendo vítima de cobranças de taxas e juros fora do padrão estipulado, saiba que a Mais Credit pode te Auxiliar!

Ligue para o número 0800-580-0910 que vamos te auxiliar da melhor maneira possível!