Financiamento de Veículos

Financiamento de Veículos: 9 Respostas Para as Dúvidas Mais Comuns!

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Falar sobre financiamento de veículos é algo que deixa muitas dúvidas e isso é normal. Afinal, antes de fazermos o financiamento de um veículo, é fundamental termos alguns cuidados e tirarmos todas as dúvidas possíveis para evitar complicações.

Sendo assim, para ajudar, neste artigo separamos as 10 respostas para as dúvidas mais comuns sobre financiamento, para que assim você possa realizar esse procedimento tranquilamente. Vamos conferir?

 

1.Como o Financiamento de Veículos Funciona?

O financiamento de veículo é quando você pega um dinheiro emprestado com alguma instituição financeira para comprar um veículo. Ou seja, a instituição financeira compra o veículo para você e, a partir disso, você passa a dever o banco.

Após essa realização do financiamento de veículo você vai começar a pagar todos os meses uma determinada parcela para o banco. O valor dessa parcela será referente ao dinheiro que você pegou para comprar o veículo com cobrança de juros.

Além disso, é muito importante destacarmos que, embora o veículo adquirido possa estar no seu nome, na verdade ele é do banco até que você pague toda a dívida.

 

2.Quem Pode Fazer o Financiamento de Veículos?

Qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha um bom histórico financeiro pode fazer o financiamento. Geralmente, assim que você decide fazer o financiamento de veículo, o banco em questão vai avaliar a sua situação para saber se você é ou não apto para a situação.

Em muitas situações ele costuma avaliar o seu score que é uma pontuação que define se você é ou não um bom pagador.

 

3.Os Juros Abusivos São Reais Dentro De Um Financiamento de Veículos?

Se você está pensando em fazer um financiamento de veículo é muito provável que já tenha ouvido falar nos juros abusivos. Os juros abusivos é algo real e que infelizmente é bem comum, por isso, é necessário que você tenha alguns cuidados para financiar.

Se você ainda não sabe o que ele é, os juros abusivos nada mais é do que a cobrança indevida de juros no contrato de financiamento.

De acordo com a taxa média estipulada pelo mercado, hoje, as instituições financeiras podem cobrar uma média de 13% de juros ao ano ou 1,2% de juros ao mês. Sendo assim, a cobrança acima deste valor já é considerada abusiva.

 

4.Tem Jeito De Se Livrar Dos Juros Abusivos Caso Isso Aconteça?

Sim, é possível se livrar dos juros abusivos. Para isso, você precisará de uma empresa especializada em revisão contratual de financiamento de veículo. Essa consultora vai começar avaliando o seu contrato para verificar se há ou não à cobrança indevida.

Além disso, após a identificação dos juros abusivo, a instituição financeira vai solicitar uma ação para a redução dos juros. Caso o banco não diminua, será aberto uma ação judicial no qual terá a presença de um poder jurídico para solicitar a diminuição dos juros.

 

5. Quais São os Principais Cuidados Que Preciso Ter Para Fazer o Financiamento?

Na hora de fazer um financiamento de veículo o primeiro passo que você precisa fazer é analisar o banco que você vai realizar esse procedimento. Conforme falamos, muitas instituições cobram juros abusivos no contrato, por isso, você precisa ter cuidado com isso.

Além desse cuidado, é interessante que você compare também os juros entre as instituições. Existem algumas que cobram um valor super acessível, enquanto outras, cobram juros que acabam ficando inviável para você negociar.

Por fim, uma última dica é que você procure optar por financiamentos com poucas parcelas. Quanto mais parcelas você tiver pior será para você comprar o veículo. Desse modo, a dica é que você faça comparações e busque um financiamento que tenha poucas parcelas.

 

6.É Possível Fazer o Financiamento de Veículo Com o Nome Sujo?

Depende. Alguns bancos costumam aprovar o crédito para financiamento de veículo, porém, com algumas condições. Geralmente, para pessoas que são aposentadas, funcionários públicos ou pensionistas do INSS costumam ter o financiamento aprovado, já que as parcelas são pagas no débito da conta.

Caso você não se enquadre em nenhuma dessas situações, ainda assim é possível, mas apenas se a sua dívida estiver pelo menos 70% paga. Portanto, é válido destacarmos que essa condição vai depender muito de cada situação.

 

7. É Possível Fazer Financiamento de Veículo Sem a Cobrança de Juros?

Não. Os juros é uma condição que as instituições dão para emprestar o dinheiro para a compra do veículo, por isso, não é possível realizar um financiamento sem juros.

O que pode acontecer, é você conseguir encontrar uma instituição financeira que cobre juros mais baixos para o financiamento. A dica é que você pesquise no máximo de lugares possíveis para realizar uma compra justa.

 

8.Caso eu Não Consiga Pagar As Parcelas, Meu Carro Pode Ser Apreendido?

Sim. Quando você compra um veículo financiado ele ainda pertence ao banco e, por isso, se você não pagar as parcelas conforme o combinado a instituição financeira poderá solicitar a busca e apreensão.

O mais comum, é que os bancos não realizam essa situação logo de primeira instância, pois eles entendem que às vezes as pessoas podem passar por alguns imprevistos.

Portanto, na maioria das vezes a busca e apreensão só é solicitada após 3 atrasos das parcela

 

9.  Assim Que Eu Conseguir o Carro Por Financiamento Ele Passa a Me Pertencer?

Não. Conforme citamos a cima, quando você compra um veículo por financiamento, você só pegou o dinheiro emprestado com o banco, ou seja, quem comprou o veículo é o banco, não você. Dessa forma, o veículo não te pertence enquanto você não pagar todas as parcelas do financiamento.

Conseguimos responder todas as suas dúvidas? Comente abaixo se você gostou desse artigo e caso ainda tenha alguma dúvida, deixe-a nos comentários também! A Mais Credit é uma empresa séria que acredita na educação! É por essa razão, que criamos esses conteúdos diários! Para ajudar o maior número de pessoas possíveis!