Financiamento De Veículos

Financiamento De Veículos: Como o Mercado Pode Ficar Em 10 Anos Com Os Juros Abusivos?

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Você já parou para pensar como o mercado de Financiamento De Veículos vai ficar nos próximos anos? Realizar esta análise é uma maneira ótima para estar preparado aos imprevistos e garantir uma boa escolha na hora de financiar.

Por isso, é possível que você avalie como o mercado de Financiamento De Veículos pode ficar em 10 anos e se preparar para a situação.

Então, para te ajudar, neste artigo separamos informações relevantes para avaliarmos como o mercado de financiamento pode ficar. Vamos conferir?

 

Como a Taxa Selic Funciona?

Antes de analisarmos o que pode acontecer com o mercado de financiamento, precisamos entender de fato o que é a taxa Selic e a inflação, para que você compreenda a influência que tem no financiamento.

Sendo assim, a taxa Selic, é a taxa de juros média do Brasil, que é utilizada para controlar a inflação do país.

Esta taxa é controlada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), desta forma, será o Copom que poderá aumentar ou abaixar a Selic influenciando todo o mercado financeiro do país.

Conforme citamos, a porcentagem da Selic pode ser alterada para controlar a inflação do país. Isso acontece, pois quando a inflação está alta, ou seja, quando existe um grande consumo no país, o Copom aumenta a taxa Selic para que os preços elevam e desestimule a compra dos produtos.

Já se a inflação estiver baixa, ou seja, quando não há muitas compras no país, o Copom diminui a taxa Selic, assim, estimulando o consumo no país.

Qual é a Influência Da Selic No Mercado De Financiamento?

 

A taxa de juros básica do país tem uma forte influência em todas as outras taxas de juros do país, como empréstimos, aplicações financeiras e o financiamento.

Então, quando a taxa Selic está baixa, as rentabilidades que estão relacionadas aos bancos caem, fazendo com que as instituições financeiras abaixem os seus custos também.

Por isso, quanto maior for a taxa Selic, mais caro será os juros de financiamento, já ao contrário, quanto menor for a Selic, menor será os juros de financiamento.

Como o Mercado De Financiamento Ficará Nos Próximos Anos?

Com base nestas informações, acreditamos que o mercado de financiamento ficará com juros cada vez menor. O comportamento do consumidor nos últimos anos, tem mostrado o desestímulo do consumo, já que as pessoas têm ficado mais consciente sobre a compra de bens, comprando cada vez menos.

Com isso, se analisarmos o desempenho da Selic nos últimos anos, percebemos que ela teve uma forte caída, hoje, estando 5,5% ao ano, sendo uma das menores taxas da história. Sendo assim, acreditamos que nos próximos 10 anos ela só tem a cair, diminuindo drasticamente os juros do financiamento.

Mas é claro, não se esqueça de que, independente da taxa de juros está baixa nos próximos anos, você deve continuar atento a situação e avaliar com calma o seu contrato de financiamento.

Gostou deste artigo? Se você gostou deste modelo de texto, deixe a sua opinião nos comentários para que possamos produzir mais!

A Mais Credit é uma empresa que se compromete com a educação! Buscamos ajudar as pessoas com o melhor conteúdo possível! Acreditamos que a educação é o combustível primordial para termos uma sociedade melhor!